Sabemos que os livros ampliam os horizontes, abrem novas possiblidades, desenvolvem a concentração, estimulam o vocabulário e a criatividade. Mas, como incentivar as crianças a criarem o hábito da leitura em um mundo cada vez mais dominado pelas telas?
Além disso, algumas outras dúvidas podem surgir, sobre em que momento apresentar os livros, como participar dessas atividades, quais livros escolher.
Confira 10 dicas para estimular o hábito da leitura para os pequenos de forma natural e com muito estímulo à imaginação
1. A leitura não precisa ser uma obrigação
Para virar um hábito, a leitura precisa ser prazerosa. Estipular regras pode causar um efeito negativo, por isso, a leitura deve ser natural. Uma boa dica é ler junto com as crianças toda noite, num momento confortável e de afeto. Isso pode ser feito desde os primeiros meses de vida.
2. Demonstrar interesse pela leitura
Quando as crianças percebem que os adultos também se interessam por suas atividades, elas começam a dar mais importância a esses momentos. Por isso, demonstrar interesse faz com que elas se comuniquem mais, ampliando até mesmo o vínculo afetivo e o vocabulário.
3. Apresentar livros variados
Para os pequenos, as histórias coloridas e com muitas figuras são ótimas para começar a despertar o interesse. As crianças menores também adoram histórias de fantasia, animais, contos de fadas.
Para os maiores já é possível ler poesias e histórias em quadrinhos, por exemplo.
4. Criar uma rotina
Estabelecer um tempo do dia para ler com as crianças cria constância e assim, esse período pode se estender gradativamente, até que chegue o momento de elas lerem por conta própria. A partir daí, que tal criar um “Clube do Livro”, ou deixar que elas contem sobre o que estão lendo?
5. Cantinho de leitura
As crianças costumam se interessar por aquilo que está acessível aos olhos, por isso, uma boa maneira de fazer com que elas se interessem pelos livros, é criando um “cantinho da leitura”, um espaço em casa em que elas tenham autonomia para pegar os livros e lê-los à vontade.
6. Interação com os livros
As crianças têm a curiosidade de interagir com os objetos. É muito bacana permitir que os leitores pequenos interajam com as obras, folheando ou explorando como preferirem cada livro.
7. Visitas à espaços literários
Bibliotecas e livrarias são excelentes passeios para introduzir o hábito de leitura à vida dos pequenos. Nesses espaços, muitas vezes, existem as contações de histórias e a interação com as obras é permitida ali mesmo.
8. Observar a leitura escolar
Ficar de olho no que as escolas estão trabalhando e como estão estimulando o hábito da leitura entre os estudantes é importante para todo o ciclo de Educação das crianças.
9. Dar vida aos personagens
Para deixar a leitura mais animada, que tal dividir as falas e encenar alguns trechos dos livros favoritos das crianças? Assim, cria-se um momento em família e todos podem participar, criar cenários e até mesmo usar acessórios e roupas para incentivar a imaginação.
10. Incentivar o protagonismo
A leitura estimula nas crianças o espírito de descoberta, que as leva a serem protagonistas de seus aprendizados. Deixá-los fazer escolhas sobre a leitura também são formas de estimulá-los a ter autonomia.
Estas são algumas dicas e sugestões que podem incentivar os pequenos no hábito da leitura, tornando esses momentos prazerosos e importantes para toda a vida. Ler significa abrir as janelas do saber, aproveitando o tempo de forma saudável e inteligente, viajando no mundo da imaginação e da sabedoria que cada página apresenta!