A contação de histórias é uma ferramenta valiosa de aprendizado para alunos da Educação Infantil, já que, ao mesmo tempo em que transmite conhecimento, estimula a imaginação das crianças, incentivando a criatividade, a escrita e a oralidade.
Glair Arruda, autora da coleção Crescer com Alegria e Fé para ensino religioso cristão, preparou uma serie de vídeos de contação de histórias da Bíblia, disponíveis em seu canal do YouTube. Confira todos os episódios disponíveis e assista!
No episódio 1, Glair Arruda faz uma distinção entre a tarefa da socialização e a tarefa da evangelização na Educação das crianças. Na socialização, transmitimos para as novas gerações as regras de funcionamento da sociedade em que vivemos. Mas a evangelização tem um outro foco: anunciar a boa notícia de que Deus está em paz com os seres humanos!
No episódio 2, descobrimos que a Bíblia é a grande história do amor de Deus pelos seres humanos. Esta história acontece ligando muitas outras: a história da vida de pessoas que conheceram o amor de Deus na sua caminhada. Deus é sempre o grande herói das histórias da Bíblia!
No episódio 3, Glair Arruda compartilha um erro que costuma cometer: preocupar-se tanto com os recursos para contar a história da Bíblia, que esses recursos se sobrepõem à própria história da Bíblia. Para valorizar a história da Bíblia, é preciso primeiro dedicar tempo para que ela fale ao nosso coração!
No episódio 4, Glair Arruda mostra a importância de definir o objetivo antes de iniciar a contação de histórias bíblicas. A mesma história pode ter um objetivo diferente a cada vez que você conta. Depois de ler, ouvir e vivenciar a história bíblica, estaremos preparados para ouvir o ensino que emerge dela.
No episódio 5, Glair Arruda nos incentiva a iniciar a história! A primeira coisa a fazer é criar uma forma de apresentar a história, despertando a curiosidade e o interesse das crianças. Essa introdução, divertida e próxima do universo das crianças, vai nos ajudar a conduzir a história alinhada ao tema e objetivo que pretendemos.
No episódio 6, chegou a hora de preparar o desenvolvimento da história. Uma boa história deve ter começo, meio e fim! A apresentação desperta o interesse para a história. No desenvolvimento, usamos recursos visuais para apresentar os personagens, a situação, o ambiente e os eventos que irão se desenrolar durante a história. E quando chegar no clímax, concluímos rapidamente!
No episódio 7, Glair Arruda encerra esta série enfatizando o valor da participação das crianças na contação das histórias. E destaca que Jesus, o Deus-homem, mais do que um personagem das histórias bíblicas, foi um grande contador de histórias! Com sua vida, Jesus contou a história do grande amor de Deus pelos seres humanos.