Formas criativas e ideias inusitadas de interagir e incentivar as turmas têm feito sucesso nas redes sociais.
A rotina de uma sala de aula tem algumas características pré-determinadas que raramente mudam ao longo do tempo, entre elas, receber os estudantes, fazer a chamada, iniciar o conteúdo, ir para o intervalo, conversar com a turma sobre o dia a dia e corrigir as provas. Algumas variações podem até acontecer, mas nada se compara ao efeito que a era digital está nos apresentando agora.
Com esse mundo de inovações digitais e o compartilhamento das rotinas escolares cada vez mais presente entre professores e estudantes nas redes sociais, uma simples chamada e um: “presente, professor!”, por exemplo, está tomando novos rumos.
Reprodução gifmaniacos
Atenção, é hora da “chamada temática”!
A chamada temática tem viralizado nas redes sociais. Professores de turmas do Ensino Infantil ao Ensino Médio pedem aos estudantes que respondam à chamada das mais variadas formas, menos da forma mais comum, que seria o “presente”. A criatividade vai longe:
>>Poder ser uma frase de meme da atualidade;
>>Uma frase que a mãe, pai, ou responsável fala para o estudante;
>>Nome ou som do animal favorito;
>>Música; estilo musical que mais gosta;
>>Palavras que iniciam com uma determinada letra;
>>Frases comuns usadas naquela cidade ou região.
Reprodução canal no youtube”Professora Fer Garcia | Química”
Corrigir provas com memes e mimos
A correção das provas está ultrapassando os limites das canetas azuis e vermelhas, das estrelinhas e dos carimbos com desenhos. A nova onda são os memes. Podem ser artistas, bonequinhos conhecidos como “Florks”, ou figurinhas, o importante é trazer uma temática divertida e, mesmo que a nota seja baixa, dar um jeitinho de fazer os estudantes sorrirem e melhorarem o desempenho nas próximas avaliações.
Alguns professores têm sido mais ousados e usam chocolates. Se o estudante foi bem, ganha um chocolate de melhor qualidade e se foi mal, ganha aquele que quase ninguém quer da caixa.
Foto reprodução: Diarinho.net
Acolhida e boas-vindas
Outro aspecto que tem viralizado, mesmo já sendo algo mais comum, é a forma de receber os estudantes para a aula. O que está mudando agora é que o compartilhamento dos vídeos faz com que professores do mundo todo adaptem e criem novas formas de quebrar o gelo com a turma.
Uma dessas formas, é a que os estudantes podem escolher como querem ser cumprimentados. Pode ser um toque de mão, uma dancinha ou um abraço, por exemplo.
Professora cumprimentando estudantes. Fonte: Monkey Business Images
O alimento que ensina!
Alguns professores estão adotando e postando uma prática pra lá de diferente. Que tal seria aprender frações, por exemplo, levando uma pizza para a classe? Também vale bolo e sorvete como “material” de trabalho e claro, mimos – tudo para que a Matemática e outros componentes curriculares não sejam um bicho de sete cabeças.
Crianças comem pizza e aprendem durante a aula. Foto: Reprodução/ Shutter/ Naparat
Seja como escolas, professores e estudantes definam suas rotinas, o que vemos são ideias cada vez mais criativas de incentivar os estudos e atrair a atenção durante as aulas. O ideal é que novas propostas sejam discutidas em reuniões de pauta com gestores, pais e responsáveis, pensando em como essas iniciativas podem contribuir com as habilidades socioemocionais dos estudantes.
Com as postagens e a viralização desses conteúdos na internet, é de se avaliar questões como exposição e uso de imagem. Tudo pode ser conversado e se as ideias forem aprovadas, as asas da imaginação e da criatividade podem fazer da rotina escolar, algo prazeroso para todos.