Conteúdo para Aulas

O ChatGPT na sala de aula 

Por Leandro Calbente

Estimativa de leitura: 4min 0seg

17 de novembro de 2023

A inteligência artificial pode contribuir para promover o desenvolvimento de novas práticas de ensino e aprendizagem, mas ainda é preciso encontrar os melhores caminhos para sua utilização.

Nas últimas décadas, o desenvolvimento de novas tecnologias provocou grandes mudanças na forma como nos relacionamos com o saber. Isso impactou as práticas de estudo e de ensino em sala de aula, trazendo novos desafios aos professores. O surgimento dos chatbots com inteligência artificial, sendo o ChatGPT o mais famoso deles, não foi diferente.

Essa nova tecnologia vem sendo apresentada na mídia como uma grande revolução na forma como as pessoas fazem pesquisas e se relacionam com os mais variados saberes. Com uma plataforma de uso muito simples, o ChatGPT e tecnologias semelhantes podem ser utilizados para responder perguntas a respeito de temas científicos, culturais ou sociais de forma rápida e direta. Em poucos minutos, é possível obter um resumo a respeito de teorias científicas complexas ou mesmo uma pequena dissertação a respeito dos mais variados processos históricos.

Tal facilidade desperta desconfiança e críticas. Há pessoas que alertam para os limites dessa tecnologia, que pode reproduzir informações incorretas ou enviesadas, já que ela mobiliza bases de dados para a composição de suas respostas. Nesse caso, base de dados limitadas ou mesmo com viés político e social poderiam resultar em sínteses que levem o usuário ao engano, especialmente em caso de assuntos que desconhece ou que conhece apenas de forma introdutória.

Outro problema apontado por muitos especialistas é o risco de plágio ou do uso da inteligência artificial para a criação de textos autorais.

Um estudante, por exemplo, pode utilizar a ferramenta para a elaboração de uma dissertação completa, sem precisar pesquisar e compor ele próprio o texto. Nesse caso, seria correto considerar o trabalho como uma produção autoral ou um caso de plágio? Como avaliar essa atividade? Tal problema é bastante complexo e ainda não existem soluções definitivas para estabelecer os limites e regras de uso das inteligências artificiais em diversos campos da vida social.

Ainda assim, é possível pensar em soluções práticas de grande valia para o uso desse tipo de tecnologia em sala de aula ou para a preparação de atividades e propostas pedagógicas. Nesse caso, é possível destacar dois usos principais dessa ferramenta: a estruturação de atividades e o levantamento bibliográfico introdutório.

Uma das grandes dificuldades de muitos estudantes é estruturar suas atividades, como seminários, dissertações, monografias ou ensaios. Esses procedimentos fazem parte da metodologia básica de pesquisa científica, sendo fundamental explorá-los com os estudantes em sala de aula. Assim, é possível utilizar o ChatGPT para construir estruturas básicas para a realização de atividades.

É possível, por exemplo, utilizar o comando para a apresentação de uma estrutura básica de seminário de História na plataforma da inteligência artificial, recebendo orientações a respeito da divisão do seminário em tópicos variados (como introdução, contexto, característica do processo histórico, desdobramentos, etc.). Desse modo, o estudante tem a oportunidade de conhecer melhor as etapas dessa atividade, tendo mais autonomia para a realização de suas atividades.

Um exemplo: Do ponto de vista metodológico, quais as etapas que preciso seguir para montar e apresentar um seminário?

Outro uso pedagógico muito interessante é solicitar a apresentação de uma bibliografia introdutória a respeito de determinado assunto. Nesse caso, basta utilizar um comando descrevendo o tema que se deseja estudar e a ferramenta fornece uma lista de obras clássicas ou relevantes para a questão. Desse modo, é possível organizar rapidamente um levantamento bibliográfico que pode auxiliar a pesquisa e servir como ponto de partida para a realização de outras atividades.

Esses dois usos são exemplos de como as plataformas de inteligência artificial podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da aprendizagem sem resultar na simples reprodução de conteúdo pronto. Além disso, quando usada como uma ferramenta para o estudo, é possível evitar o risco de reprodução de erros ou vieses, já que sua utilização é o ponto de partida para outras atividades.

O uso de ferramentas de inteligência artificial apresenta grandes desafios, mas assim como outras ferramentas, pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas de ensino e aprendizagem que contribuam para o maior envolvimento de professores e estudantes em atividades essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades e do pensamento crítico. Por isso, é muito importante conhecer as potencialidades e limitações dessas ferramentas de modo a encontrar os melhores caminhos para sua utilização.

Bacharel em História e Filosofia, mestre em História Econômica e doutor em Educação. Foi professor no Ensino Fundamental e Médio e é editor e autor de materiais didáticos.
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
cantigas de roda
Conteúdo para Aulas
Brincadeiras de roda: tradição, diversão e aprendizado para as crianças 
Dicas
Dúvidas sobre como criar um cronograma de estudos? Descubra aqui
Dúvidas sobre como criar um cronograma de estudos? Descubra aqui
futuro verde nas olimpiadas
Dicas
Sustentabilidade: o futuro verde das Olimpíadas e Paraolimpíadas
futuro verde nas olimpiadas
Sustentabilidade: o futuro verde das Olimpíadas e Paraolimpíadas
jogos paraolimpicos
Dicas
Paraolimpíadas: superação e inclusão no esporte 
jogos paraolimpicos
Paraolimpíadas: superação e inclusão no esporte 

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: