Há forte possibilidade de implementação do Ensino Híbrido na retomada das aulas. O Ensino Híbrido no modelo disruptivo é o recurso implementado neste momento por Secretarias de Educação e Sistemas de Ensino, sendo as aulas e atividades disponibilizadas em formato de vídeo, utilizando canais abertos ou plataformas digitais, onde se incluem atividades diárias e propostas avaliativas.
Como estratégia de superação para o desafio educacional da atualidade, o Ensino Híbrido loga o mundo digital, a família, o aluno e a escola, e redefine a proposta educativa também no modelo sustentado, ao alinhar atividades presenciais e online, inovando propostas de aprendizagem.
Entre as possibilidades do modelo sustentado no Ensino híbrido, apresentam-se as propostas de rotação por estações, laboratório rotacional, rotação individual, e sala de aula invertida como destaque.
Na proposta de sala de aula invertida, o aluno estuda o assunto a ser abordado antes das aulas presenciais, preparando-se para a exposição do tema pelo professor. Ambos contrapõem ideias e vieses para o conteúdo e nessa troca de experiências e discussão dos conteúdos, o aluno pode demonstrar sua autonomia, e seu modo de pensar para chegar ao conhecimento.
Na rotação por estações, a turma é dividida em estações de trabalho, cada uma com função específica, mas que, em conjunto, atingem um objetivo comum. Aluno ou grupo trabalham em diferentes estações e, durante o processo passam por todas as estações.
No laboratório rotacional divide-se a turma em duas categorias: alunos que farão a matéria prática e alunos que farão a parte teórica e em tempo estabelecido, cada grupo inverte a sua estação, visando diferentes modos de chegar a conclusões e aprendizagem. Um exemplo é uma estação para estudar a teoria de um jogo e suas regras e outra estação para jogá-lo e ter a experiência de como funcionam essas regras.
Em rotação individual o aluno trabalha individualmente, passando pelas estações de estudo. O roteiro é personalizado pelo estudante, deixando ainda mais autônomo o percurso.
Todo o tempo, família e escola se aproximam no Ensino Híbrido. Os processos online e presencial se complementam, buscando otimizar o conhecimento e despertar no estudante uma característica de pesquisa, com soluções e respostas de forma autônoma pelo acesso contínuo à diversidade de atividades e propostas.
Valeria Pellicano
Valeria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo – Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.