O crescimento urbano exige novas centralidades e mobilidade sustentável, com serviços descentralizados.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas cidades brasileiras é a mobilidade urbana. O crescimento rápido e, muitas vezes, desordenado das áreas urbanas trouxe à tona a necessidade de pensar em soluções sustentáveis para o deslocamento das pessoas.
Nesse cenário, o conceito de novas centralidades tem ganhado destaque, propondo que, ao invés de concentrar tudo no centro das cidades, áreas periféricas também ofereçam serviços essenciais, como educação, saúde e lazer, diminuindo a dependência do centro e reduzindo os impactos ambientais.
A mobilidade urbana sustentável está diretamente ligada a esses novos modelos de desenvolvimento, que incluem a criação de sistemas de transporte mais eficientes e menos poluentes, como VLTs (veículos leves sobre trilhos), metrôs e ciclovias.
A integração desses meios com outros serviços, como bicicletas públicas e teleféricos, busca facilitar o deslocamento diário, ao mesmo tempo em que diminui os danos causados pelos combustíveis fósseis. Além dessas soluções, quais alternativas podem contribuir para o sucesso de uma mobilidade urbana mais sustentável?
Esse é um dos possíveis temas da Redação do Enem 2024. Quer saber mais sobre o assunto e se preparar para esse momento?
Prepare-se para o ENEM com quem entende do assunto. Vem com a gente!