O jovem Mateus Gusmão iniciou no mundo dos investimentos aos 11 e hoje, aos 15, já possui uma robusta carteira de investimentos e fala em entrevista como pensar no futuro desde cedo.
Você que é adolescente pode estar se perguntando: sou menor de idade, será que já posso começar a investir? A resposta é: sim! E existem algumas maneiras de se fazer isso. Se você já possui uma renda, como aquele dinheiro da mesada, ele não precisa ficar guardado no cofrinho e é mais do que recomendável investir desde cedo.
É um consenso entre especialistas de finanças que quanto antes você começar a investir, melhor.
O que você precisa saber:
>> Não há idade mínima para começar a investir tanto em renda fixa, tipo a poupança, como em renda variável, como na bolsa de valores, por exemplo. É necessário ter um CPF, e a conta sempre será vinculada a um responsável legal, que deve dar o consentimento.
>> No caso de bolsa de valores, os responsáveis devem abrir conta em uma corretora. Será necessário o RG ou CPF do menor de idade e dos responsáveis, e ter conta em banco.
Pode parecer um mundo complicado para quem está começando, mas se você ficou interessado, não precisa se preocupar! Convidamos o Mateus Gusmão, jovem potiguar de 15 anos, estudante do Colégio Marista de Natal, investidor desde os 11 e com mais de 30 mil inscritos no seu canal do YouTube, para mostrar que mesmo começando com pouca grana e sendo adolescente, é possível pensar num futuro mais tranquilo financeiramente.
Veja a entrevista na íntegra:
Canais do Mateus na internet: Instagram @mateusmgusmao e YouTube “Canal Mateus Gusmão“.
Que tal dar os primeiros passos, bora investir?