Enem e Vestibular Sem Categoria

Aprendizagem autônoma: 5 dicas para incentivá-la em casa

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 5min 49seg

13 de junho de 2023

A aprendizagem autônoma ajuda os pais a acompanharem a educação dos filhos de maneira integrada. Apesar das demandas profissionais, os desafios de promover um ensino de qualidade fazem parte da realidade de muitos pais.

Então, é natural surgirem dúvidas se os filhos conseguem evoluir no processo de aprendizagem, mesmo nos momentos em que os pais não estão por perto. Logo, quem conhece os métodos certos para educar as crianças, tornando-as estudantes eficientes e mais independentes, aproveitam diversos benefícios.

Pensando nisso, separamos um conteúdo exclusivo sobre aprendizagem autônoma para incentivar em casa. Dessa forma, após a leitura deste texto, você vai conhecer os principais aspectos desse importante modo de aprendizado. Boa leitura!

O que é aprendizagem autônoma?

Você já sabe que adquirimos conhecimento em diversos momentos ao longo da vida. Os estudos regulares na escola são momentos fundamentais para aprendermos como conseguir esse aprendizado de maneira mais saudável. Afinal, as experiências escolares podem abrir portas para o futuro de trabalho.

A aprendizagem autônoma é um dos elementos que exercitamos durante essa etapa da vida. A técnica estimula a independência dos estudantes no desenvolvimento do aprendizado e se estende ao trabalho. Ela pode ser utilizada, inclusive, para otimizar esforços durante seleções para concursos públicos e no início de novos cargos ou mudanças de emprego.

Dessa forma, a aprendizagem autônoma é ideal para a educação básica, o desenvolvimento profissional e técnico, o ensino de línguas e até para atividades simples e cotidianas, como jardinagem e administração do lar.

Quais as vantagens da aprendizagem autônoma?

Se o estudante tem autonomia para entender melhor as disciplinas, ele consegue avançar em sua jornada de conhecimento. Isso porque ele é capaz de contextualizar melhor as informações, criando conexões e antecipando aprendizados.

Com isso, as notas melhoram e ele tem mais chances de passar em processos seletivos e de aprender, de forma integral, a base de estudos para auxiliá-lo durante as próximas etapas da vida.

A tecnologia está diretamente relacionada a essa execução. Afinal, durante os últimos anos, surgiram muitas plataformas on-line de aprendizado. Além disso, o acesso a informações, com vídeos, tutoriais, fotos e artigos em geral, se tornou ainda mais facilitado. Isso porque o acesso a uma boa internet tem aumentado, com o barateamento de smartphones e a redução dos custos de pacotes de dados das operadoras de telefonia.

Assim, há muitas aulas disponíveis gratuitamente para a revisão dos conteúdos, ou mesmo para o início do conhecimento sobre algum assunto. Por esses e outros motivos, confira a seguir como a aprendizagem autônoma é essencial na garantia de vantagens para os estudantes.

Mais motivação nos estudos

Se o estudante consegue vivenciar a aquisição, por si, de conhecimento, há mais estímulo para continuar aprendendo. Isso porque ele se sente mais capaz de enfrentar as dificuldades, além de estar mais preparado para acompanhar o conteúdo em sala de aula.

Com mais autonomia, o estudante consegue aprender a selecionar as melhores maneiras que, individualmente, o estimulam para aprender mais fácil. Essa prática é um grande diferencial em momentos que demandam mais concentração e volume de estudos, como as provas de final do ano e os processos seletivos para adentrar em uma universidade.

Melhora do raciocínio

Sabia que a aprendizagem autônoma consegue acelerar o desenvolvimento da memória, facilitando a maneira como o estudante faz conexões durante o processo de aquisição do conhecimento?

Isso acontece, pois, ao aprender de forma autônoma, temos mais liberdade para identificar, individualmente, os caminhos mais rápidos para chegar a determinados resultados. Logo, pula-se algumas etapas, antecipando o processo e fazendo progressos de modo mais fluido e dinâmico.

Por isso, a aprendizagem autônoma permite uma memorização mais forte e, assim, prepara o estudante para encarar os desafios durante a sala de aula.

Maior autonomia e flexibilidade

É evidente que, no centro da aprendizagem autônoma, está a autonomia. Ou seja, aquela capacidade, que todo o ser humano tem de resolver problemas por si só, sem depender diretamente da ajuda de alguém. É ser proativo, autorresponsável e assertivo. É bom lembrar que essas qualidades são extremamente valorizadas no mercado de trabalho e na vida em geral.

“Se o estudante tem autonomia para entender melhor as disciplinas, ele consegue avançar em sua jornada de conhecimento.”

Como os pais podem incentivar a aprendizagem autônoma em casa?

Uma questão importante é entender qual é o papel da família na inserção da aprendizagem autônoma na vida dos filhos. Confira as orientações abaixo para descobrir.

1. Esteja presente

Semelhante ao papel dos professores, os pais também atuam como mediadores e facilitadores no processo de aquisição do conhecimento. Isso requer que eles estejam presentes durante momentos em que possam surgir dúvidas, o que é diferente de entregar respostas prontas.

Estar presente é ter paciência e saber acolher os momentos de frustração e dificuldade dos filhos, entendendo a singularidade dos seus sentimentos. Por exemplo: ao invés de dizer “Isso é fácil demais, você já devia saber”, diga “Entendo que é uma dificuldade, mas estou aqui para solucionar contigo”.

2. Disponibilize os recursos necessários

O primeiro e mais importante recurso é o afeto. Como mencionado, promover o acolhimento é fundamental para o seu filho. Além disso, a aprendizagem autônoma acontece quando os pais disponibilizam os recursos necessários, como acesso a um ambiente digital, um local específico de estudos e material escolar básico.

3. Conte com o auxílio da tecnologia

Detalhando melhor o ponto anterior, a tecnologia é um dos principais auxílios para a aprendizagem autônoma. Lembra quando falamos sobre tutoriais, vídeos e outros recursos de informações facilitados por meio da internet? A aprendizagem autônoma acontece durante esse processo.

4. Mantenha a sua disponibilidade caso seja necessário

Faça-se presente e tenha paciência para tirar dúvidas ou resolver questões estruturais, como uma cadeira quebrada ou a necessidade de troca de uma fonte de luz. A disponibilidade, caso seja necessária, é mais um passo para antecipar a excelência na aprendizagem autônoma.

5. Dê dicas e sugestões em caso de “falta de solução”

Se ocorrerem momentos em que o estudante não consegue resolver sozinho o aprendizado de algum tópico, ofereça dicas e sugestões. Caso você mesmo não saiba a resposta, sugira o contato com algum professor, parente ou colega para discutir sobre a disciplina.

Viu como a aprendizagem autônoma ajuda no desenvolvimento de habilidades comportamentais? Lembre-se de que o acolhimento é um dos itens mais importantes para ajudar os filhos na tarefa de conseguir aprender sozinho.

Aproveite para continuar por dentro do melhor conteúdo sobre ensino e siga agora as nossas redes sociais (InstagramYouTubeLinkedIn e Facebook)!

O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Gestão Escolar
Engajamento de ex-alunos: como transformá-los em embaixadores da marca da sua escola 
literatura indígena
FTD Resolve
Articulação: Pontes Literárias – O papel da Literatura Indígena na sociedade 
literatura indígena
Articulação: Pontes Literárias – O papel da Literatura Indígena na sociedade 
como fazer uma tese para redação enem
Dicas
Como desenvolver uma boa tese para redação do Enem? 
como fazer uma tese para redação enem
Como desenvolver uma boa tese para redação do Enem? 
Conteúdo formativo
A Escola do Imprevisto 
A Escola do Imprevisto 

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: