Composta de diferentes estratégias, a leitura dinâmica pode tornar sua rotina de estudos muito mais produtiva
O processo educativo acontece de diversas formas e pode englobar inúmeras ferramentas, práticas e metodologias. A leitura dinâmica, por exemplo, ganha destaque quando o objetivo é agilizar o consumo de informações e o aprendizado de novos assuntos.
Você já tinha ouvido falar dessa técnica? Ela envolve várias estratégias e pode ser aproveitada em diferentes situações, principalmente por pessoas que precisam compreender um grande volume de conteúdos em menos tempo. Se é o seu caso, que tal aproveitar para aprender mais sobre o tema?
Fique com a gente, porque vamos explicar as principais etapas e os benefícios desse tipo de leitura!
O que é e para que serve a leitura dinâmica?
É uma técnica de leitura que aumenta a velocidade de consulta das palavras sem comprometer o entendimento do texto. Nesse caso, em vez de ler os termos separadamente, o praticante da leitura dinâmica passa a processar grandes blocos de palavras de maneira simultânea, sem muitas pausas durante a atividade.
Isso diminui o tempo gasto na compreensão dos assuntos, otimizando o aprendizado de conceitos, normas, histórias e até outros idiomas. A ideia da técnica é reduzir qualquer ação que distraia o leitor e tornar o exercício mais lento (como excesso de movimentos oculares, vocalização e regressões).
Por favorecer o processamento das informações, esse tipo de leitura tende a ser útil em diversos momentos da vida. É bom lembrar que o consumo de livros, revistas e outros materiais também tem função recreativa. Ou seja, o exercício dinâmico também permite desfrutar de maior quantidade de histórias nos momentos de lazer.
É claro que sua maior aplicação ocorre nos estudos acadêmicos e nas rotinas de trabalho. Portanto, esse método serve tanto para o estudante que tomou sua decisão profissional e está prestes a encarar o vestibular quanto para o indivíduo que deseja evoluir na carreira (fazendo especializações, pesquisas e até concursos).
Quais são os benefícios dessa técnica?
O principal atrativo da leitura dinâmica está na agilidade. Ao adotar as estratégias certas, você otimiza a consulta dos conteúdos para absorver maior quantidade de informações em menos tempo. É uma técnica que melhora a capacidade de concentração e eleva a produtividade nos estudos.
Os benefícios são valiosos para as pessoas que cumprem maratonas de revisão e precisam encarar assuntos de diversas disciplinas em um curto período. É o caso, por exemplo, de quem está terminando o Ensino Médio e já se prepara para os vestibulares de diferentes instituições de ensino.
A leitura dinâmica é uma técnica que melhora a capacidade de concentração e eleva a produtividade nos estudos.
Além de aumentar o desempenho, esse tipo de leitura pode reduzir o cansaço físico e mental. Afinal, o praticante passará menos tempo debruçado sobre os textos e poderá investir em mais intervalos para descanso. A fadiga ocular também diminui por causa da redução dos estímulos gerados aos olhos.
Vale destacar que, mesmo tendo muitos benefícios, essa técnica não é indicada para todo tipo de leitura. No caso de textos muito densos ou altamente técnicos, pode ser necessário um ritmo mais lento de consulta justamente para dar conta de assimilar palavras e assuntos mais complexos.
O ideal é sempre equilibrar a velocidade do exercício ao tipo de material a ser consultado. Inclusive, toda pessoa terá um jeito único de fazer essa adaptação, e ela só virá com o tempo de experiência. O importante, no fim das contas, é conseguir máxima eficiência sem prejudicar o processo de aprendizado.
Como fazer a leitura dinâmica?
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que as tentativas iniciais não trarão os melhores resultados. Você precisa insistir no exercício e ler cada vez mais rápido, até seu cérebro se acostumar. É claro que vamos apresentar algumas estratégias para fazer dar certo, mas o conselho é não se cobrar para entender tudo de primeira.
Escolha um local tranquilo
É muito mais agradável experimentar algo novo em um lugar sossegado, sem ruídos ou movimentações que atrapalhem seu processo. Então, escolha um ambiente tranquilo para começar e, se necessário, avise às pessoas de seu convívio para que não interfiram na atividade.
Evite a subvocalização
Já percebeu que, desde criança, fazemos as leituras como se estivéssemos ouvindo vozes? Há até quem vocalize mesmo, repetindo baixinho as frases contidas nos livros. O problema é que essas ações tornam o processo mais lento, já que você precisa se concentrar em sentidos que vão além da visão.
A dica é se desafiar a ler de forma silenciosa, sem mexer os lábios ou imaginar vozes. Procure apenas passar os olhos pelas palavras e conter qualquer expressão que gere atrasos na atividade. Pode ser bem difícil no começo, mas cada tentativa vale a pena para ganhar tempo.
Use um material de guia
Essa dica complementa a anterior, visto que os olhos nem sempre conseguem percorrer as linhas sem visualizar outras partes do texto. Então, para não se perder em meio a um mar de letras, experimente usar um lápis, uma caneta ou o próprio dedo como guia enquanto faz a leitura dinâmica.
A ideia é conduzir o olhar pela linha correta com o apoio do material guia, evitando possíveis distrações com outros elementos que aparecem no campo de visão. Isso ajuda tanto no consumo de materiais físicos, como livros e apostilas, quanto na consulta de e-books e publicações online.
Evite a regressão
Quem nunca ficou voltando ao início do parágrafo para compreender melhor o assunto? O fato é que essa mania ajuda muito pouco se a sua concentração já estiver baixa. Pense que, se foi difícil manter o foco na primeira tentativa, a segunda passagem dificilmente trará mais êxito.
Como explicamos, a saída é desafiar seu cérebro a compreender tudo à primeira vista, mesmo que haja dificuldade. O objetivo é perder o costume de regredir e gastar tempo com idas e vindas no texto, o que só gera confusão e cansaço.
Pratique regularmente
A constância será sua melhor amiga na aplicação de qualquer técnica de estudo. Isso porque a evolução acontece aos poucos, após muitas tentativas e adaptações. Sendo assim, não desista da atividade tão cedo e procure variar os materiais usados no exercício.
Quando menos perceber, você estará celebrando a compreensão total dos textos em tempo recorde. Aliás, é muito importante reconhecer cada avanço e usar suas melhorias como motivação para seguir firme.
Viu como é simples testar a leitura dinâmica? Esperamos que essas orientações ajudem você a potencializar seus resultados no consumo de todo tipo de informação. Lembre-se de que toda mudança positiva em relação ao aprendizado será compensada com uma bagagem valiosa de conhecimentos.
Ficou com alguma ou quer compartilhar sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no post ou siga-nos nas redes sociais!