Após participar da feira literária da escola, que tinha como tema “Escritoras negras”, minha filha que está no 2º ano do Ensino Fundamental quis saber mais sobre a origem das comunidades quilombolas no Brasil. Entre os livros que leu para se apresentar na feira estavam os da autora Kiusam de Oliveira e o livro Histórias de Cazumbinha, que fala da vida de uma menina que nasceu e cresceu em uma comunidade quilombola no interior da Bahia. Eis então que, em busca por mais informações, ela descobriu o podcast Calunguinha, disponível no spotify.
Indicado para crianças de todas as idades, cada episódio traz uma história contada pela mãe de Calunguinha, um menino que se apresenta como “pretinho como a minha mãe e crespinho como o meu avô”.
Com 30 minutos de duração, cada episódio traz um convidado especial, entre eles Lázaro Ramos e as cantoras Negra Li e Teresa Cristina, que participam da narração que fala da vida de uma importante personagem negra da história do Brasil, como Zumbi e Dandara, Tia Ciata, Benjamin de Oliveira, Anastácia, Luísa Mahin e Maria Firmina. O episódio sobre Luís Gama, por exemplo, traz o rapper e ator Dexter interpretando o escritor.
A linguagem é acessível, a sonoplastia e a trilha são caprichadas, e as informações levam os ouvintes a viajar por diferentes períodos da história do Brasil. A entrada no mundo da fantasia acontece sempre quando a mãe de Calunguinha assopra o chá enquanto eles se preparam para ir dormir. É assim que a história começa…
Ficou curioso? Então ouça Calunguinha: