Ratinhos e balões, lançado pela FTD Educação, aborda situações e sentimentos com ilustrações divertidas e ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais “O cuidado é o primeiro momento de humanidade. Esse foi o marco que define a gente, entre animais e seres humanos.”
“Mais uma vez usei bichos para dar voz às minhas ideias. Desta vez foram ratinhos”. A explicação de Lucia Reis, autora do best-seller A zebrinha preocupada, refere-se ao seu novo trabalho, lançado pela FTD Educação: Ratinhos e balões.
Na obra, a narrativa apresenta uma sequência de cenas em que os pequenos roedores aprendem sobre amizade, medo, surpresa e outros temas muito importantes.
As experiências dos personagens ilustram sentimentos e situações que, muitas vezes, são abstratos e difíceis de explicar às crianças, como solidariedade e amor, e podem ajudar no desenvolvimento de habilidades relacionadas à inteligência emocional.
O livro é indicado principalmente para leitores em fase de alfabetização (embora trate de assuntos de interesse de todas as idades). O conjunto de pequenas narrativas pode ser lido como um todo ou de forma fragmentada, de acordo com a intenção e o interesse de leitores e mediadores.
“Entre todos os meus trabalhos, este foi aquele em que eu busquei mais fortemente a síntese. Apenas uma frase curta e uma ilustração em cada página, para falar de sentimentos comuns a todos nós. Amizade, medo, superação, alegria, solidão e felicidade são alguns deles. É um livro para o pequeno leitor, com pequenas reflexões, mas que pode ser lido por pessoas de todas as idades, já que abordados temas que nos acompanham pela vida toda”, destaca a escritora Lucia Reis.
Também de sua autoria, as ilustrações coloridas e muito divertidas, com efeito de lápis de cor e giz de cera, têm características de desenhos produzidos por crianças e apresentam detalhes novos a cada leitura. “Minhas ilustrações são feitas em papel com lápis de cor, nanquim e aquarela. Prefiro desta forma ao digital. É apenas uma opção pessoal: gostar de espalhar um monte de coisa na prancheta e usar”, comenta Lucia.
A AUTORA E ILUSTRADORA
Lucia Reis nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1966. Licenciada em Educação Artística, trabalhou como professora, pintou painéis e miniaturas e ainda produziu serigrafia e artesanato. Sempre gostou de escrever e desenhar suas histórias; começou a fazer seus livros artesanalmente, até que publicou a sua primeira obra, O gato pirado (1992). Hoje, continua escrevendo para crianças em fase de alfabetização. Entre suas publicações, destacam-se Por um mundo mais bacana (2013) e A zebrinha preocupada (2001).