Prepare-se para mergulhar em histórias repletas de imaginação, aprendizado e reflexão, mantendo viva a magia da leitura ao longo do ano. Confira 17 livros para ler em 2025!
O início do ano é sempre uma época de reflexão, renovação e, claro, grandes expectativas para o próximo ciclo. Pensando nisso, preparamos uma seleção imperdível de lançamentos literários para 2025, com obras inovadoras e encantadoras, divididas entre o público infantil e juvenil.
Não deixe de conferir essas opções para manter a magia da leitura viva ao longo do próximo ano, trazendo novas perspectivas e aventuras para toda a família. Confira os melhores livros para ler em 2025!
Lançamentos infantis: diversão e aprendizado para os pequenos
A literatura infantil tem o poder de transformar momentos de diversão em oportunidades de aprendizado.
Para 2025, a Lumisfera apresenta uma série de lançamentos que encantam as crianças e estimulam sua criatividade. Com temas que envolvem amizade, natureza, autoconhecimento e muito mais, essas obras proporcionam experiências enriquecedoras tanto para os pequenos leitores quanto para os adultos que os acompanham.
Essas obras vão não apenas entreter, mas também fazer com que as crianças se conectem com valores essenciais para o seu desenvolvimento emocional e social.
Além disso, as ilustrações coloridas e cheias de vida ajudam a despertar a imaginação, criando um ambiente de leitura lúdica e envolvente, que serão levadas para a vida toda.
1. Um labirinto labiríntico – Autor: Jacques Fux
Com páginas de tamanhos variados que despertam a curiosidade, esta narrativa cheia de surpresas acompanha um menino detetive em sua missão de desvendar um enigma para escapar de um labirinto único. Com humor, jogos de palavras e ilustrações divertidas, o leitor é convidado a explorar os caminhos deste intrigante desafio.
2. Vovôs e vovós da floresta – Autor: Lalau
Os vovôs e vovós da floresta não estão sós. Nos poemas de Lalau, ilustrados por Laurabeatriz, sempre há um animal para ajudar um mais velho que sente frio, não lembra bem as coisas, tem dificuldade motora, está triste, escuta ou enxerga mal.
3. Sentimentário – Autora: Marina Miyazaki
Todo mundo sabe o que é um dicionário. Mas não um sentimentário… E é isso que o narrador deste livro infantil vai criar. Ele é uma criança que adora sua flor de manacá-de-cheiro. Curioso com o nome, ele vai pesquisar no dicionário e acaba achando sem graça. Então cria a sua própria definição, subjetiva e afetuosa. E daí aparecerão outras, que vão estimular o leitor a também fazer o seu sentimentário.
4. Lindolfo, o tesouro de Três Orelhas – Autores: Marcelo Maluf e Daniela Pinotti
Lindolfo tem três orelhas, três dentes no céu da boca e uma verruga peluda no nariz, o que o torna alvo de bullying na escola e na cidade de Três Orelhas, fundada por seu bisavô. Para complicar, ele perde os pais e o melhor amigo.
5. Era uma vez uma onça – Autora: Telma Guimarães
É hora de dormir. A mãe acaba de colocar os três filhos na cama quando uma onça-pintada bate à porta. É a onça que pega criança acordada. Sem cerimônia, o bicho entra no quarto para ver as crianças. Será que estão mesmo dormindo? Neste livro, a autora buscou inspiração nas cantigas de ninar e na sua memória afetiva.
6. Alguns são caracóis – Autora: Carter Higgins
De forma lúdica, este livro ilustrado relaciona cores, formas e tamanhos, explorando seus múltiplos significados. Nele, um triângulo cor-de-rosa pode ser um passarinho ou um rato e, enquanto os caracóis são gigantescos, os elefantes são bem pequenininhos.
7. Eu penso sempre em você – Autor: Leo Cunha
A elefantinha vai passear no parque com sua mãe e o namorado dela. Tomar sorvete, comer algodão-doce, andar na roda-gigante… ela está animada! Mas também está preocupada: por que o pai anda tão emburrado ultimamente? Neste livro ilustrado narrado como uma carta, a pequena protagonista dá uma lição de empatia e ternura ao lidar com o ciúme e a insegurança do pai.
8. A galinha ruiva – Autora: Ana Maria Machado
Neste conto de repetição clássico, uma galinha ruiva encontra um grão de milho e resolve plantá-lo com seus filhotes. Ela pede ajuda a três amigos: o pato, o gato e o porco, só que nenhum deles se dispõe a ajudar.
9. A grande invenção – Autor(a): Editora FTD
Que tal brincar de imaginar o futuro? As meninas desta história sabem exatamente quais são seus sonhos. De um jeito criativo e espontâneo, este livro apresenta profissões que, sob a ótica da infância, podem ganhar outros nomes, como motorista de carrinho de pipoca e pedicure de centopeia.
10. A terra dos meninos pelados – Autor(a): Graciliano Ramos
A obra de Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, ultrapassa os limites de seus renomados contos e romances para o público adulto, como Vidas Secas. Neste livro infantojuvenil, somos apresentados a Raimundo, um menino que vive em isolamento por ser diferente das outras crianças: ele é careca e possui um olho de cada cor.
Lançamentos juvenis: desafios, aventuras e crescimento
Para os leitores mais velhos, que estão começando a explorar o mundo das narrativas mais complexas, os lançamentos juvenis são a escolha perfeita.
Para os adolescentes, as obras oferecem histórias cheias de emoção, mistério e crescimento. Com narrativas que conectam os leitores a temas contemporâneos, esses livros incentivam a reflexão e exploram questões sociais e ambientais. Confira alguns livros para ler em 2025!
Livros para ler em 2025: confira a diversidade de temas e gêneros que conquistam qualquer jovem leitor!
1.Bicho de palha – Autora: Januária Cristina Alves
Quer se aventurar em um conto interativo onde você é o protagonista? Conheça a obra digital “Bicho de Palha” e acompanhe Agnes e Maria enquanto exploram o autoconhecimento e desvendam os mistérios da cultura popular. Decida os caminhos e viva uma história cheia de surpresas, reflexão e aprendizado sobre cidadania digital, folclore e comportamento.
2. Ganhou um nome quando atravessou o mar – Autora: Silviane Scliar Sasson
No início do século XX, Mendel e sua família deixam a Bessarábia para fugir da intolerância contra os judeus e buscar uma nova vida. Durante a travessia no navio Aurora, enfrentam desafios como uma epidemia de sarampo, mas também vivenciam momentos de solidariedade, como uma festa de noivado em alto-mar. Neste livro repleto de afeto, Silviane Scliar Sasson mistura memórias, relatos e imaginação para narrar a jornada de seu avô rumo ao Brasil, destacando como a amizade e a esperança superam distâncias.
3. O contador de histórias – Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Esta biografia romanceada de Robert Louis Stevenson (1850-1894), um dos grandes escritores de língua inglesa do século XIX, retrata diferentes aspectos da vida do autor escocês, desde as aventuras familiares até o processo de criação de dois clássicos da literatura.
4. Desembarcados – Autor: Guilherme Gontijo Flores
Por meio de poemas e ilustrações, o livro apresenta animais extintos ou em risco de extinção, lembrando as perdas que ocorreram ao longo dos milênios e promovendo um olhar crítico para a crise ambiental e as ameaças à biodiversidade.
5. Giraflor e outros jequitinhonhas – Autora: Heloisa Pires Lima
Neste livro, a escritora Heloisa Pires Lima inspirou-se em dez telas de Gildásio Jardim para criar dez contos. A arte de Gildásio está enraizada na realidade do Vale do Jequitinhonha, onde vive, mas dialoga com a memória afetiva de pessoas em qualquer parte do planeta.
6. Deslocados – Autor: Patrick Ochieng
O livro aborda a realidade dos deslocados internos, pessoas que buscam abrigo dentro do próprio país. A história de Kimathi, ambientada em um acampamento no Quênia, vai além da denúncia social ao destacar seus sonhos, como instalar caixas-d’água, e sua perseverança. O livro revela a complexidade humana e exalta o papel da juventude na construção de um futuro melhor.
7. Vidas secas – Autor(a): Graciliano Ramos
Vidas Secas é uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira, escrita por Graciliano Ramos. O livro narra a luta de uma família para sobreviver à aridez e à miséria imposta pela seca no sertão nordestino. Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia protagonizam uma história marcada pela dureza da vida, onde o clima seco e a pobreza se refletem na alma de cada personagem.
Não perca a chance de explorar essas histórias e levar novas perspectivas e aventuras para toda a família! Conheça mais livros para ler em 2025 no site Lumisfera!