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Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na Escola   

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 9min 10seg

22 de maio de 2024

Desperte a consciência ambiental da Educação Infantil ao Ensino Médio

No Brasil, todo início do mês de junho comemoramos a Semana Nacional do Meio Ambiente, um período criado para conscientizar a população sobre a preservação do patrimônio natural do nosso país e complementar o Dia Mundial do Meio Ambiente criado pela ONU e celebrado em 5 de junho. 

Desde 1973, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem sido o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a conscientização e a ação mundial em prol do meio ambiente.

Todos os anos, mais de 150 países participam da celebração incluindo grandes empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo que usam a data para defender causas ambientais.  ‎

A campanha de 2024, se concentra na restauração da Terra com o slogan “Nossa Terra. Nosso Futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração” e tem a Arábia Saudita como sede das comemorações globais. Em 2025, a Coreia do Sul será a responsável por sediar a data com foco em acabar com a poluição por plásticos a nível global. 

Hoje enfrentamos diferentes desafios ambientais que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) define como tripla crise planetária: a crise das mudanças climáticas, a crise da perda de natureza e biodiversidade, e a crise da poluição e do desperdício. Explicamos cada um deles nesse artigo aqui.  

Por isso, para garantirmos o amanhã é preciso que a conscientização ambiental comece hoje, desde cedo, sendo a Educação a nossa principal “arma” para desenvolver agentes da mudança e transformar o futuro. 

Por onde começar e como preparar as aulas para a Semana Nacional do Meio Ambiente na escola?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entende o meio ambiente como um dos Temas Contemporâneos Transversais, um assunto que pode ser tratado o ano todo e deve ir além das aulas de Ciências da Natureza, fazendo parte dos conteúdos da Educação Infantil ao Ensino Médio para formar cidadãos conscientes. E, por se tratar de um tema interdisciplinar, é possível abordamos o meio ambiente e a sua importância de inúmeras maneiras. 

Para garantir aprendizagens mais significativas é importante trabalhar conteúdos que estejam conectados com a realidade e os interesses dos seus estudantes. Sendo assim, ao planejar o seu plano de aula, a dica é pensar em atividades que tornem o tema atrativo para cada faixa etária, despertando a atenção e o interesse dos estudantes sobre o assunto. 

Na Educação Infantil 

Para iniciar as atividades sobre o meio ambiente com as crianças, você pode explorar desenhos que abordam esse tema e ilustram o conteúdo com mais facilidade para o público infantil. 

O Fundo Mundial Para a Natureza (WWF – Brasil), por exemplo, tem Chico Bento, personagem de Mauricio de Sousa, como embaixador, e por meio de cartilhas, infográficos e outros materiais informativos, mostra de forma lúdica e didática, a importância da conservação e da restauração do meio ambiente.  

A cartilha #GeraçãoRestauração: É hora de restaurar os ecossistemas! destaca como podemos contribuir e ajudar a natureza a se recuperar das agressões sofridas durante os anos e como isso é importante para a sobrevivência de toda a espécie humana e animal. 

Investir em jogos educativos também é uma opção para estimular o aprendizado enquanto as crianças se divertem.

Você pode criar jogos com materiais recicláveis como um dominó de papelão, um futebol de botão de tampinha e caixa de sapato, um jogo da velha com palitos de sorvete e tampinhas, entre outros, ou pedir que criem um brinquedo em família usando apenas materiais recicláveis como garrafas PET, rolos de papel higiênico e o que mais tiverem em casa. 

Pinterest 

Além de falar sobre a importância do meio ambiente na sala de aula, levar as crianças para estar em contato com a natureza é uma maneira de naturalizar o tema e a sua importância, mas se não puder fazer um passeio no parque com a turma, uma simples ida ao jardim da escola já garante a experiência. Você pode aproveitar e contar histórias que falem sobre o meio ambiente e pedir para que desenhem o que mais gostam na natureza. 

Caso não seja possível, aproveite o Movimento Pé no Parque, um projeto audiovisual que aborda a valorização dos parques nacionais brasileiros, visando engajar a população sobre a importância dessas áreas para a qualidade de vida e para o desenvolvimento do país. 

No Ensino Fundamental 

Nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental, já é possível nos aprofundarmos no tema, falando sobre o ciclo da água, a ecologia e a preservação ambiental.  

Levar as crianças para plantar é uma atividade que ajuda a engajar os estudantes e pode ser feita na própria escola, se houver espaço, ou em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de cada cidade, para que sejam indicados canteiros ou espaços que podem ser utilizados para plantio. Se possível, envolva seus estudantes em todo o processo, desde a escolha das mudas em um viveiro, até os cuidados após o plantio para que criem um senso de responsabilidade com o meio ambiente.  

Se quiser expandir a atividade para todo o ano letivo, incentive a criação de hortas comunitárias dentro da escola ou em seu entorno e aproveite para ensinar sobre os alimentos, como os estudantes podem fazer boas escolhas para eles e para o planeta e a vantagens dos alimentos frescos, indicando quais são as frutas, os legumes e as verduras de cada mês. 

Outra atividade interessante para essa faixa etária é uma gincana entre turmas recolhendo material reciclável como garrafas PET, latinhas de alumínio, lacres de latinhas, entre outros. Cada tipo de material pode valer pontos diferentes e a arrecadação pode ser feita durante toda a Semana do Meio Ambiente ou durante todo o mês de junho.  

Esta atividade pode ser encerrada com um dia em família na escola, premiando todos os estudantes com uma medalha de protetores do meio ambiente e oferecendo aos visitantes materiais de conscientização sobre a preservação ambiental ou descarte correto de resíduos criados pelos próprios estudantes. 

Ensino Médio 

No Ensino Médio os estudantes já compreendem a importância do meio ambiente e de sua preservação, por isso as atividades em sala de aula podem ser um convite para a ação, trazendo informações sobre os desafios ambientais que enfrentamos, para que juntos possamos procurar soluções. 

Foto: Jovens Pelo Clima / Reprodução.  

Experimente apresentar à sua turma, adolescentes que já atuam defendendo causas ambientais no Brasil, como os Jovens pelo Clima, ativistas motivados pela crescente onda global de manifestações jovens pelo meio ambiente e pelo clima e o Instituto Perifa Sustentável que mobiliza juventudes em prol de uma nova agenda de desenvolvimento para o Brasil, a partir da justiça climática e social. 

Procure saber também se existe uma Organização Não Governamental de preservação ambiental na sua região e promova uma palestra para que trabalhem o assunto com os jovens ou uma ação em conjunto que envolva, por exemplo, um mutirão de limpeza nas praças da cidade. 

Aproveitando a facilidade com a qual encontramos séries e filmes sobre o assunto, convide os estudantes para assistir um documentário e em seguida realize uma roda de conversa sobre o tema. 

Uma sugestão é o documentário David Attenborough e o Nosso Planeta onde vemos a beleza da vida na Terra por meio da visão do famoso naturalista David Attenborough. Enquanto o ambientalista analisa os impactos devastadores das ações humanas sobre o meio ambiente, a produção destaca a evolução da vida no planeta e enfatiza a conexão entre os ecossistemas, ou Solo Fértil, onde acompanhamos um grupo diversificado de ativistas, cientistas, agricultores e políticos unidos pela denominada “Agricultura Regenerativa”, movimento global que visa equilibrar o clima, restabelecer os recursos hídricos e garantir a alimentação global. 

Meio Ambiente na Literatura 

O catálogo de literatura da FTD Educação conta com diversos títulos sobre o meio ambiente para trabalhar com seus estudantes promovendo rodas de leituras e debates sobre o tema. Você pode filtrar os títulos por idade e tema clicando aqui. 

Confira algumas indicações que abordam o meio ambiente: 

1. A mancha

Obra premiada. Autores: Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo. Indicação de idade: de 3 a 5 anos.  

Os oceanos são a garantia de vida para diversas espécies no planeta, inclusive a nossa, a espécie humana, que consegue alimentos e ar puro de suas águas. O Brasil é um país privilegiado por ter uma das maiores costas litorâneas do planeta. E por isso carrega também uma grande responsabilidade: a de manter o oceano livre de manchas de óleo e outras ameaças à vida. 

2. Se você vier para a Terra 

Indicação de idade: de 6 a 8 anos. Autora: Sophie Blackall 

De maneira cativante, Se você vier para a Terra presta uma homenagem ao nosso planeta e convida o leitor a cuidar do que é seu, do que é nosso. 

3. Mapinguari

Obra premiada. Autor: André Miranda. Indicação de idade: de 12 a 14 anos  
 

A obra em quadrinhos conta a história de José, um jovem que retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre. Conforme se reaproxima desse povoado, o protagonista conhece a história de sua família e os valores locais. A obra é desenvolvida pelos ilustradores e roteiristas Gabriel Góes e André Miranda. 

Formação continuada 

Se quiser se aprofundar na formação em Educação Ambiental, a Unesco desenvolve materiais didáticos, cursos e recursos pedagógicos para desenvolver as competências, os valores e o poder de ação necessários para superar os desafios mundiais, como a mudança climática, a perda da biodiversidade, a utilização não sustentável de recursos e as desigualdades. 

Os materiais para promover a formação em Educação para o desenvolvimento sustentável, incluem um Curso on-line introdutório sobre mudança climática, além de cadernos para professores, fichas pedagógicas, cartões de atividades e uma lista de reprodução com vídeos para crianças. 

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