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6 estratégias de leitura em sala de aula

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 5min 39seg

9 de outubro de 2023

Existem muitas maneiras de melhorar a leitura em sala de aula e engajar os estudantes. Veja quais são!

Incentivar a leitura enriquece o vocabulário e conhecimento dos estudantes, além de alimentar a imaginação e fomentar o pensamento crítico. Mas não basta apenas ler, é igualmente crucial incentivar habilidades de interpretação que permitam aos estudantes explorar significados mais profundos dos textos.

Neste artigo, exploraremos 6 estratégias de leitura em sala de aula que os professores podem usar para cultivar o amor pela leitura e fortalecer a compreensão textual de seus estudantes. Confira e aproveite as dicas!

1. Escolher os textos certos

Os professores devem selecionar materiais que sejam adequados ao nível de habilidade e interesse de seus estudantes. Levar em consideração a diversidade de gêneros, estilos e tópicos é importante para manter a motivação e a curiosidade. Na seleção dos textos, tenha em mente as nossas dicas:

  • ofereça uma ampla variedade de gêneros e estilos. Isso pode incluir ficção, não ficção, poesia, biografias, contos de fadas, histórias em quadrinhos e muito mais;
  • escolha textos que tenham relevância para a vida dos estudantes. Isso pode envolver temas relacionados à cultura, experiências pessoais ou questões sociais contemporâneas;
  • busque textos que apresentem uma variedade de perspectivas culturais, étnicas e históricas.

Em alguns casos, permita que os estudantes escolham seus próprios livros para leitura independente, o que pode aumentar o senso de autonomia e motivação.

Além disso, à medida que a turma muda e os interesses são outros, reveja e atualize sua seleção de textos. Mantenha-se atualizado sobre novos lançamentos e descubra novas oportunidades de leitura.

2. Pedir para que um estudante leia em voz alta

Ler em voz alta ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades de pronúncia, entonação e expressão, melhorando a fluência na leitura.

Os professores podem incorporar essa prática à rotina da sala de aula, pedindo que um ou mais estudantes leiam trechos do texto em voz alta. É importante variar a seleção dos leitores para garantir que todos participem.

Os momentos ideais para a leitura em voz alta podem ser no início da aula, como uma introdução ao material, ou durante a discussão do texto, para destacar passagens importantes. Incentive os estudantes a praticar uma boa entonação e a esclarecer dúvidas durante a leitura, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

Mas não basta apenas ler, é igualmente crucial incentivar habilidades de interpretação que permitam aos estudantes explorar significados mais profundos dos textos.

3. Fazer perguntas sobre o que os estudantes acabaram de ler

Durante a leitura, os professores devem fazer uma série de perguntas para guiar a compreensão. Comece com perguntas de nível básico, como “O que aconteceu na história?” ou “Quem são os personagens principais?”.

À medida que a leitura avança, passe para questões mais complexas, como “Por que o personagem agiu dessa maneira?” ou “Qual é o tema central do texto?”. As perguntas podem ser feitas individualmente aos estudantes ou em grupos.

Em vez de perguntas com respostas simples de “sim” ou “não”, formule questões abertas que estimulem a reflexão e o debate. Por exemplo, pergunte: “Como você interpretou o comportamento do personagem neste capítulo e por quê?”.

A ideia é estimular a reflexão e a discussão, ajudando os estudantes a mergulhar mais profundamente no conteúdo do texto.

4. Abrir espaço para discussão sobre a leitura

Após a leitura, é crucial abrir espaço para discussões em sala de aula. Os professores podem começar perguntando aos estudantes suas opiniões sobre o texto, suas partes favoritas ou áreas que acharam desafiadoras. Em seguida, aprofunde a discussão com perguntas que incentivem a análise crítica.

Para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo, é importante que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. Os professores podem criar diretrizes para a discussão, como a espera de vez e a construção de respostas baseadas em evidências do texto. Aqui estão algumas dicas para esse momento:

  • certifique-se de que os estudantes se sintam confortáveis para expressar suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas ou de outros colegas;
  • ensine-os a ouvir atentamente reciprocamente. Eles devem estar dispostos a ouvir as perspectivas dos colegas antes de responderem;
  • conecte a discussão ao mundo real e às experiências pessoais deles sempre que possível;
  • se alguns estudantes forem mais tímidos, você pode incentivá-los a compartilhar suas ideias por escrito antes da discussão em grupo.

Com discussões bem orientadas, o estudante pode melhorar sua compreensão do texto e ainda desenvolver habilidades que tornam a leitura uma experiência mais rica, como pensamento crítico, comunicação e empatia.

5. Propor uma leitura em grupo

Os professores podem organizar os estudantes em grupos pequenos ou pares e atribuir a eles textos para lerem juntos. Durante a leitura, eles podem compartilhar ideias, discutir o texto e ajudar mutualmente a superar desafios de compreensão. Veja algumas atitudes que podem facilitar a leitura em grupo:

  • incentive os estudantes a fazerem anotações, destacarem passagens importantes e compartilharem suas interpretações;
  • enquanto os grupos discutem, circule pela sala para monitorar o progresso e esclarecer dúvidas;
  • esteja disponível para ajudar os grupos que possam encontrar dificuldades.

A leitura compartilhada é uma maneira de melhorar a compreensão do texto e incentivar habilidades de comunicação e cooperação. Além disso, os estudantes podem apresentar suas conclusões ao restante da classe, promovendo a expressão oral e a apresentação.

6. Selecionar livros alinhados com o currículo escolar

É importante selecionar textos que estejam relacionados a tópicos de estudo nas disciplinas do currículo escolar, como história, ciências ou matemática.

Por exemplo, se os estudantes estiverem estudando a Segunda Guerra Mundial, os professores podem atribuir a leitura de livros de não ficção sobre o período ou romances históricos que se passam nesse contexto.

A FTD Educação oferece coleções completas e diversificadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), proporcionando aos professores recursos valiosos para aprimorar a experiência de leitura em sala de aula.

Com uma ampla gama de livros didáticos, a FTD Educação disponibiliza materiais adequados para diferentes idades e níveis de leitura, permitindo que os educadores escolham textos alinhados para ensino e os interesses de seus estudantes, a fim de colocar em prática as estratégias de leitura em sala de aula.

Gostou do conteúdo? Aproveite para encontrar os livros da FTD Educação no site da Lumisfera!

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