Qual é o seu propósito na vida?! Qual é a sua vocação? Preparamos este roteiro para refletirmos sobre o propósito de nossas vidas, nossa vocação e sua relação sustentável no cuidado com toda a criação (Gn. 1.31).
Vocação para a sustentabilidade é um chamado peculiar a todos nós para cuidar e preservar a criação. “Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom”, diz Gênesis 1.31. Essa reflexão nos permite perceber a forte relação entre a fé e a responsabilidade ambiental. Este é um tema pertinente em que vemos a urgência de cuidarmos da nossa casa comum.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe para o mês vocacional de 2024, o tema: “Igreja: uma sinfonia vocacional”; e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9. 38).
O tema nos ensina que cada vocação é como um instrumento que, quando usado em conjunto com outros, forma uma sinfonia de serviço, cuidado e amor pela criação de Deus. O lema, por sua vez, convoca-nos à oração e tomada de medidas para promover uma resposta consciente e ativa ao chamado do Divino Mestre.
A vocação para a sustentabilidade envolve uma variedade de ações e atitudes que mostram nosso compromisso com o desenvolvimento.
A redução do consumo de recursos naturais, a promoção da reciclagem, o uso consciente da energia e da água e a proteção da biodiversidade são alguns exemplos desses métodos. Cada uma dessas ações é uma forma de responder ao chamado divino de cuidar do nosso planeta (Gn 1. 26) e garantir que ele continue habitável para as próximas gerações.
Além disso, a sustentabilidade é uma resposta ao desejo de Deus de que cuidemos uns dos outros. Ao promover a justiça ambiental, estamos promovendo a justiça social, pois, as pessoas mais afetadas pelas crises ambientais são as mais prejudicadas. Portanto, a vocação para a sustentabilidade é também um chamado para a solidariedade e para a criação de um mundo mais justo e equitativo.
Em comunhão com o apelo do Papa Francisco por meio de sua Carta Encíclica “Laudato SÍ” e o tema vocacional de 2024: “Igreja: uma sinfonia vocacional”, somos convidados a prestar atenção e a responder à voz de Deus, que nos solicita preservar e celebrar a criação.
Mas, devemos nos perguntar: “O que significa isso na prática?”. Queremos incentivar atitudes de cuidado e respeito pelo meio ambiente, ações que beneficiem todas as formas de vida, cuidar com merecido amor de nossa Casa Comum, procurando garantir que as próximas gerações também possam desfrutar da criação e, semelhante ao Criador, também possam ver e dizer o quanto “tudo é muito bom” (Gn 1.31).
Desejamos despertar em todos os aspectos vocacionais, a vocação para a sustentabilidade que se traduz em uma demonstração constante da fé, em compromisso autêntico com a Criação Divina e em testemunho para as próximas gerações.
