A edição nº 18 da revista Mundo Escolar marca a estreia do novo layout da publicação desenvolvido pela equipe de marketing da FTD Educação. O objetivo é o de levar informação de forma que atraia a leitura do educador. Essa é a nossa missão. Cores, tipologia, diagramação têm prazo de validade, exigem mudanças periódicas. É por isso que a ousadia de um projeto deve ter leveza e atratividade, sempre em busca de sua atenção
As mudanças foram além dos aspectos gráficos. Há definição das editorias fixas da publicação, uma iniciativa que já foi colocada em prática no número anterior e que, agora, se consolida. Nas páginas internas, haverá espaço para pilares que sustentam o DNA educacional na Mundo Escolar.
São elas: Educação Confessional, Público e Particular, Formação Docente, Inovação e Tecnologia, Diversidade e Inclusão.
Dentre os destaques, uma discussão sobre o papel da identidade coletiva no processo de preparação de professores. O que fazer quando é necessário “virar a chave” da experiência acadêmica para a prática? Para comentar essa questão, foram convidados dois dos maiores educadores contemporâneos, o espanhol Carlos Marcelo Garcia e o português Antônio Sampaio da Nóvoa.
O reitor honorário da Universidade de Lisboa, após recente e sempre aclamada passagem pelo país para lançamento de seu livro, confidenciou na entrevista: “a melhor parte de mim está no Brasil”.
Para debater um dos assuntos mais comentados da atualidade foram reunidos especialistas das áreas de justiça, organizações sociais, tecnologia e saúde. Essas múltiplas vozes abordaram os riscos que a violência digital tem oferecido a crianças e adolescentes nos bancos escolares e nas suas casas, incorporada principalmente no cyberbullying.
Há ainda espaço para conteúdos relevantes ligados à aplicação da inteligência artificial para o cotidiano dos educadores; e uma reportagem focada nos desafios e práticas que as instituições estão vivenciando no contato com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para chegarmos a esta edição foram percorridos trajetos de muita discussão. Esperamos que ela possa agradar ao leitor. A manifestação dos gestores e professores é muito bem-vinda. E estamos prontos para abrigar as opiniões contrárias.
Boa leitura!