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Livros para educação infantil: por que são tão importantes?

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 12min 11seg

10 de fevereiro de 2025

O uso de bons livros para Educação Infantil favorece o desenvolvimento da criança. Saiba mais! 

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse período, a literatura infantil desempenha um papel fundamental, oferecendo muito mais do que entretenimento. O contato com os livros desde cedo amplia o vocabulário, estimula a criatividade, desenvolve o pensamento crítico e fortalece a construção da identidade.  

A leitura na infância também promove vínculos afetivos e influencia diretamente a maneira como a criança percebe o mundo. Ao ouvir histórias, os pequenos não apenas desenvolvem habilidades linguísticas, mas também aprendem sobre valores, emoções e diferentes formas de enxergar a realidade. Além disso, a leitura compartilhada entre pais, cuidadores e professores cria momentos de conexão e aprendizado significativo.  

No contexto educacional, os livros são ferramentas essenciais para despertar o prazer da leitura e criar uma base sólida para a alfabetização. Estudos indicam que crianças expostas precocemente à literatura apresentam maior facilidade na aprendizagem da escrita, na interpretação de textos e na compreensão de diferentes gêneros discursivos.  

Mais do que um recurso didático, os livros infantis são janelas para o conhecimento e a imaginação. Eles proporcionam experiências ricas em diversidade cultural, incentivam a empatia e ajudam as crianças a desenvolverem um olhar mais atento para a sociedade.  

Ao longo deste artigo, exploraremos os objetivos da leitura na Educação Infantil, os benefícios que ela proporciona e as melhores formas de incentivar esse hábito tão essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Acompanhe! 

Quais os objetivos dos livros para a Educação Infantil? 

A leitura é essencial para as pessoas, visto que possibilita compreender melhor o mundo e as relações sociais. Nesse sentido, as crianças devem conhecer melhor os livros já nos seus primeiros anos de vida. 

A alfabetização infantil atrelada à literatura ajuda a desenvolver diversas habilidades. Para tanto, os autores buscam criar obras específicas para esse público e elaboram histórias que contribuam para o desenvolvimento da linguagem, a criatividade e a descoberta do imaginário. 

Nesse contexto, o objetivo dos livros da Educação Infantil é favorecer o desenvolvimento e apresentar as crianças à diversidade cultural e de pessoas. Além do mais, é possível ensiná-las importantes questões sociais e ajudá-las a lidar com os sentimentos e as emoções. 

A leitura tem papel fundamental na Educação Infantil e na formação de crianças. O contato com livros é uma forma de promover um ensino mais lúdico e dinâmico, uma vez que elas terão contato com ilustrações e histórias encantadoras. 

Mas vale ressaltar que a leitura precisa ser inserida de maneira natural e não deve ser algo obrigatório, mesmo que em sala de aula. Isso porque atitudes de imposição podem afetar o interesse das crianças e desmotivá-las. 

Já quando a literatura é trabalhada de maneira descontraída e divertida, o hábito se torna mais interessante. Sendo assim, é preciso criar uma prática mais prazerosa e estimulante. Com isso, elas buscarão os livros de forma natural. 

Ter bons momentos de leitura pode criar boas experiências nas crianças. Quanto mais dinâmico for o processo, melhores serão os resultados. Estimule a troca de conhecimento e mostre sempre a importância de uma rotina de leitura. 

Como os livros influenciam o desenvolvimento das crianças? 

A leitura afeta positivamente o desenvolvimento das crianças, pois elas: 

  • melhoram a concentração;
  • melhoram o raciocínio; 
  • estimulam a linguagem; 
  • potencializam a memória; 
  • tornam-se mais criativas. 

  

Ao entrar no universo de histórias da imaginação, a criança aumenta o seu repertório e cria condições para se desenvolver. 

A literatura é uma forma de melhorar a linguagem, um aspecto fundamental para se conectar com o mundo e para conhecer e se relacionar em sociedade. 

Além do mais, a leitura ajuda nos vínculos afetivos e, durante a prática, a criança aprende a compartilhar e a desenvolver suas habilidades socioemocionais. O motivo é que, por meio da leitura, ela começa a compreender seus sentimentos. 

Para que ela se sinta cada vez mais motivada, a família deve incentivar o hábito. Mesmo que apresente funções diferentes em relação à escola, também é útil para melhorar o desenvolvimento da criança e deixar o processo de aprendizado mais leve. 

Quais os benefícios do livro para a Educação Infantil? 

A leitura nos Anos Iniciais proporciona diversos benefícios, já que é uma prática prazerosa capaz de ajudar no desenvolvimento infantil. Assim, consiste em uma excelente forma de estimular e incentivar o aprendizado desde a chegada a uma instituição de ensino. Confira os pontos positivos!

1. Capacidade de compreensão

A leitura é uma das melhores formas de desenvolver a capacidade de compreensão. Por meio dela, a criança é estimulada a ler e a desenvolver mais cedo o seu senso crítico e a realidade na qual está inserida. Desse modo, é indicado estimular e incentivar a rotina. 

2. Maior evolução do estudante 

A leitura favorece o raciocínio claro e a reflexão. Com o incentivo à leitura desde os Anos Iniciais, a criança começa mais cedo o seu processo de aprendizado e será capaz de se posicionar com mais facilidade. 

Além do mais, sempre estará em busca de novos conhecimentos e, consequentemente, sempre evoluindo e potencializando seus resultados na instituição de ensino e na sociedade. 

3. Criação do hábito de leitura 

O hábito de leitura começa na infância. As crianças que são estimuladas a ler permanecem com essa rotina durante a fase adulta. Elas percebem as inúmeras vantagens de ter essa atividade como parte do cotidiano, como a melhoria no vocabulário, o raciocínio rápido, a capacidade interpretativa, entre outras. 

4. Criatividade e imaginação

Por causa da imaginação, as pessoas são levadas a diferentes lugares. Ao ler um livro, é necessário concentrar e compreender as particularidades relacionadas à história. Assim, é normal que o leitor tenha a capacidade de criar cenários e de imaginar com detalhes outros ambientes. 

Nesse sentido, é interessante destacar que a criatividade e a imaginação são importantes habilidades e que contribuem para a vida adulta. Por exemplo, quando a pessoa precisa ingressar no mercado de trabalho ou sair de situações conflituosas. 

5. Desenvolvimento cognitivo e motor

Estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é essencial para garantir um bom desenvolvimento durante a fase adulta. Isso porque a cognição é fundamental para o sistema cerebral. 

Esse aspecto é responsável pela maneira como os conhecimentos são aplicados e está relacionado à capacidade de atenção e memória. As capacidades motoras são primordiais para o desenvolvimento intelectual infantil. 

Aliás, você sabia que o cérebro das crianças é mais ativo que o dos adultos? Logo, é primordial aproveitar essa idade inicial para desenvolver boas habilidades. Com a leitura de livros adequados à idade, é possível realizar um estímulo de forma efetiva. 

Como usar os livros em sala de aula? 

Saber trabalhar com livros infantis em sala de aula é imprescindível durante a rotina, pois, sem boas estratégias, não é possível alcançar resultados satisfatórios durante o processo de aprendizado.  

Confira, a seguir, como conquistar a atenção das crianças! 

Tenha um cantinho da leitura 

Ter uma biblioteca infantil e uma estrutura adequada para leitura é crucial para chamar a atenção das crianças. Em algum dia da semana, por exemplo, você pode reunir a turma para ir ao local e incentivá-las a conhecer as obras. Para que tenham interesse, é preciso escolher os livros conforme a faixa etária e com cores chamativas. 

Além do mais, insira móveis confortáveis e que permitam a leitura, como tapetes, cadeiras, almofadas, prateleiras, entre outros. Um cantinho de leitura bem-feito é uma boa oportunidade para encantar a criançada. 

Fale sobre as obras 

O diálogo é essencial em sala de aula. Por essa razão, converse com a turma sobre as obras. Busque garantir a participação de todos durante o debate. Pode ser feito um círculo com todas as crianças para debater um tema em seguida. Assim, aquela que não fez a leitura também vai se sentir motivada. 

Despertar o interesse e a curiosidade pelo livro é a porta de entrada para o desenvolvimento da leitura na fase inicial. Nesse sentido, reserve um momento para realizar um diálogo a respeito do livro trabalhado. 

Trabalhe com a criatividade 

A leitura infantil pode ser utilizada para despertar a criatividade e a imaginação nos Anos Iniciais. Desse modo, as ilustrações podem ser trabalhadas durante o projeto de leitura, e uma parte da história pode ser trabalhada em outro momento, para estimular a imaginação. 

Utilize a tecnologia 

As ferramentas tecnológicas já fazem parte da vida de muitas pessoas. Assim, podem servir para manter e incentivar a leitura das crianças. Para isso, é possível utilizar aplicativos e outros recursos tecnológicos para incentivar a prática. Alinhar tecnologia e leitura é uma excelente maneira de introduzir o hábito nos primeiros anos de vida. 

Como escolher os livros para usar em sala de aula? 

Não é uma tarefa fácil escolher um livro para Educação Infantil, uma vez que é preciso observar as diversas características da obra. É fundamental fazer a escolha certa, pois pode interferir na relação da criança com a leitura. 

Ao selecionar um livro conforme as necessidades e o perfil dela, você evita que ela se frustre e desanime com histórias difíceis para a sua compreensão. Afinal, a obra precisa estimular e despertar o interesse pela leitura. Veja os pontos que devem ser levados em consideração! 

Editores e autores 

Como foi mencionado, há várias opções de livros infantis, mas alguns não são ideais para o público. Uma forma de fazer uma boa escolha é por meio da editora e do autor responsável pela criação. 

É essencial escolher aqueles que são reconhecidos e que tenham credibilidade no mercado. Com esses critérios, você garante que o livro é de qualidade e que foi elaborado por profissionais capacitados. Além do mais, não leva para a sala de aula uma obra inadequada para crianças. 

Ilustrações 

Faz muita diferença que o livro infantil tenha boas ilustrações, tendo em vista que essa característica chama a atenção. Sendo assim, é válido apostar em obras com desenhos e cores vibrantes. Mas lembre-se de se certificar de que as imagens estão de acordo com o texto e que são pertinentes à obra. 

Complexidade do conteúdo 

A complexidade do texto da obra não pode ser negligenciada, já que a história é decisiva para manter a criança atenta e interessada. Logo, é preciso avaliar o nível de linguagem. Para evitar maiores contratempos durante a escolha, preste atenção à indicação da faixa etária. 

Tema 

O tema do livro também é uma característica que deve ser analisada. É preciso selecionar histórias interessantes e que gerem interesse. Geralmente, crianças de 6 anos já gostam de histórias de aventuras e cheias de emoção. Contudo, é recomendado diversificar os gêneros literários, para que elas conheçam outras opções e se sintam mais motivadas. 

Quais os tipos de livros para Educação Infantil? 

Muitos profissionais da Educação acreditam que todos os livros infantis são iguais, mas cada um apresenta um gênero diferente e é rico em informações e particularidades. Confira os principais tipos! 

Fábula 

As fábulas consistem em histórias curtas e que conquistam a criançada. Geralmente, os protagonistas são objetos e animais. No entanto, existem pessoas também como personagens. O que chama a atenção é que trazem sempre alguma lição ao final. Por essa razão, são ótimas opções para o desenvolvimento infantil. Assim, vale a pena realizar a leitura da fábula Dois Irmãos. 

Contos 

Os contos são narrativas nas quais os personagens se envolvem em situações conflitantes e que precisam ser solucionadas rapidamente. Machado de Assis, muito estudado na literatura, é um dos autores clássicos do gênero. Os contos ensinam as crianças a encararem conflitos e a serem pessoas corajosas e destemidas. Confira, a seguir, algumas opções de contos que podem ser trabalhados com os alunos: 

 

Romance 

O romance é um dos tipos mais comuns e conhecidos na literatura. Normalmente, esse gênero apresenta histórias mais extensas e complexas. Assim, antes de realizar a escolha, é preciso avaliar a abordagem do autor para saber se a obra está de acordo com o público que deseja trabalhar. 

Entretanto, saiba que os romances são envolventes e ajudam muitas crianças a descobrirem a paixão pela leitura. Portanto, acredite no potencial dessas obras e dê uma chance. Saiba que você pode trabalhar na sala de aula com o livro Senhora 

Livro Senhora

  

Lendas 

As lendas também podem ser trabalhadas na Educação Infantil. São narrativas populares transmitidas de geração em geração e abordam acontecimentos históricos. Elas podem aparecer em vários lugares e são contadas em diferentes versões. Sendo assim, elas estimulam o imaginário e a criatividade.  

Conheça alguns livros sobre lendas: 

 

Crônica 

As crônicas estão relacionadas ao dia a dia das pessoas e retratam problemas comuns da vida. São semelhantes aos contos, mas não apresentam muitos conflitos. Dessa forma, as crianças podem se identificar com as histórias, que, por sua vez, podem ajudá-las a entender melhor a sociedade. 

Confira alguns livros de crônicas: 

Conclusão 

Como vimos, a literatura infantil é muito rica e essencial para o desenvolvimento da criança. Os livros digitais são importantes recursos e podem ser utilizados para incentivar e estimular ainda mais a leitura na escola e no cotidiano familiar. 

Portanto, os livros para Educação Infantil oferecem diversos benefícios para as crianças, uma vez que ajudam em seu desenvolvimento. Assim, a prática de leitura deve fazer parte da rotina dentro de casa e na sala de aula. 

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