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Metodologias ativas: entenda essa tendência educacional 

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 9min 14seg

28 de agosto de 2024

Descubra como transformar sua prática docente e engajar seus estudantes de maneira inovadora! Explore as metodologias ativas e dê um novo rumo à sua sala de aula hoje mesmo. 

Em um mundo onde a informação está mais acessível do que nunca e a tecnologia redefine constantemente nossas interações, os métodos tradicionais de ensino precisam evoluir para atender às novas demandas do ambiente educacional.  

As metodologias ativas surgem como uma resposta inovadora a esse desafio, transformando a maneira como o aprendizado é vivenciado tanto por professores quanto por estudantes. 

 À medida que o volume de informações cresce exponencialmente e se torna mais democrático, as escolas enfrentam o desafio de adaptar seus métodos de ensino para um cenário em que o conhecimento não é mais propriedade exclusiva do educador.  

Se antes o papel do professor era simplesmente transmitir informações, hoje é fundamental criar um ambiente onde os estudantes assumem um papel mais ativo e autônomo em seu próprio processo de aprendizagem.  

Neste contexto de transformação, exploraremos algumas das principais metodologias ativas que estão moldando a educação atual.  

Estas metodologias inovadoras não só melhoram o desempenho acadêmico, como preparam os estudantes para um mundo cada vez mais complexo e dinâmico. Conhecer e implementar essas metodologias é essencial para todo educador que deseja estar à frente e oferecer uma educação verdadeiramente relevante e eficaz. Boa leitura! 

O que são metodologias ativas?  

As metodologias ativas seguem os princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é ter o estudante como protagonista do seu processo de estudo.  

Um dos precursores dessa metodologia foi o psiquiatra norte-americano William Glasser, com o desenvolvimento da pirâmide de aprendizagem.  

A pirâmide de aprendizagem é uma representação gráfica que mostra a taxa de absorção de informações com base no modo como aprendemos. De acordo com ela, a nossa retenção de informações varia dependendo do tipo de atividade em que nos envolvemos durante o processo de aprendizagem. 

A porcentagem de absorção de conteúdo associada a cada atividade é geralmente representada da seguinte forma:  

A maneira como aprendemos e retemos informações é complexa e influenciada por vários fatores, além do tipo de atividade em si. Os estudos de Glasser foram publicados em seu livro Teoria da Escolha, em 2001.  

Agora que você já entendeu o conceito das metodologias ativas, vamos para alguns exemplos usados, hoje, em sala de aula que vêm mostrando resultados e que podem ser aplicados em diferentes linguagens de ensino.  

Qual é a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem? 

Reprodução: Pexels 

As metodologias ativas emergem como uma abordagem inovadora e transformadora no campo educacional, desafiando os paradigmas tradicionais de ensino. Em contraste com modelos convencionais que frequentemente enfatizam a recepção passiva e o acúmulo de informações, essas metodologias enxergam a aprendizagem como um processo dinâmico e construtivo.  

De acordo com Moreno et al. (2021), essa visão permite que os estudantes se envolvam de maneira mais profunda e significativa, passando a ser protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. 

Um dos principais aspectos das metodologias ativas é o incentivo à autorregulação da aprendizagem. Este conceito, encoraja os estudantes a se tornarem mais conscientes e responsáveis pelo seu próprio progresso.  

Por meio de práticas que promovem a reflexão sobre suas estratégias de estudo e suas decisões, os estudantes desenvolvem maior autonomia e confiança em suas habilidades, o que é fundamental para um aprendizado efetivo e duradouro. Além disso, as metodologias ativas são projetadas para fomentar a interação entre os estudantes.  

Moreno et al. (2021) destaca que a organização dos espaços e das situações de aprendizagem visa facilitar atividades colaborativas, como o trabalho em equipe, discussões e debates.  

Esta interação não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios reais, com problemas que imitam a complexidade e o nível de dificuldade encontrados no mundo profissional. 

Neste contexto, o papel do educador se transforma de transmissor de conhecimento para guia e facilitador.  

O professor deve criar ambientes de aprendizagem flexíveis, tanto no espaço físico quanto no tempo, que sejam compatíveis com o uso das tecnologias de informação e comunicação.  

 Vamos compreender mais a seguir! 

8 metodologias ativas que todo professor deveria conhecer 

A educação está em constante evolução e, para acompanhar essas mudanças, é essencial que os professores se adaptem a novas metodologias que promovem um aprendizado mais envolvente e eficaz. Confira oito metodologias ativas que todo educador deveria conhecer: 

1. Sala de aula invertida 

Na metodologia da sala de aula invertida, os estudantes acessam o conteúdo teórico em casa, por meio de vídeos, textos ou outros materiais. O tempo em sala de aula é, então, dedicado a atividades práticas, discussões e resolução de problemas. Isso permite que o professor atue como mediador e facilitador, ajudando os estudantes a aplicar o conhecimento e a aprofundar sua compreensão em vez de apenas transmitir informações. 

2. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) 

A ABP apresenta aos estudantes um problema complexo e realista que eles precisam resolver em equipe. O professor assume o papel de facilitador, oferecendo orientação e suporte quando necessário. Este método desenvolve habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, pois os estudantes devem explorar diferentes perspectivas e soluções para encontrar uma resposta viável. 

3. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) 

Nesta abordagem, os estudantes se envolvem em projetos de longa duração que exigem pesquisa, planejamento, execução e apresentação de resultados. O objetivo é que o aprendizado se dê de forma prática e aplicada, permitindo que os estudantes expliquem o conteúdo para os colegas e absorvam o conhecimento por meio da prática e da troca de experiências. 

4. Aprendizagem cooperativa 

A aprendizagem cooperativa envolve a formação de grupos pequenos de estudantes que trabalham juntos para alcançar objetivos comuns. Cada membro desempenha um papel específico e contribui para o aprendizado coletivo. O professor atua como orientador, assegurando que todos os estudantes participem ativamente e colaborando para a resolução de problemas e troca de conhecimentos. 

5. Gamificação 

A gamificação, que consiste na integração de mecânicas e dinâmicas de jogos em contextos não lúdicos, é uma prática que existe há muito tempo. No entanto, nos últimos anos, especialmente com o avanço dos videogames, essa abordagem ganhou uma nova dimensão e se tornou uma das tendências mais comentadas na indústria EdTech.  

Desde a popularização dos jogos educativos internacionais nos anos 1980, como as séries “Carmen Sandiego” e “Reader Rabbit”, o desenvolvimento de títulos educacionais tem aumentado de forma consistente. Este crescimento não se limita apenas a jogos voltados para o público em geral, mas também inclui um número crescente de jogos projetados especificamente para estudantes e cursos especializados. 

6. Estudo de caso 

No estudo de caso, os estudantes analisam uma situação real ou fictícia que apresenta desafios complexos. Eles identificam problemas, aplicam conceitos teóricos, propõem soluções e discutem suas ideias em grupo. Esta metodologia estimula a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento, ajudando os estudantes a compreender melhor como os conceitos aprendidos se aplicam a situações reais. 

7. Design Thinking 

O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que visa resolver problemas complexos de maneira criativa. Os estudantes passam por um processo iterativo que envolve empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e teste de soluções. Esta metodologia incentiva a inovação e a colaboração, permitindo que os estudantes desenvolvam soluções práticas e eficazes para desafios reais. 

8. Microlearning 

O microlearning se baseia na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando distribuído em pequenas doses. Ao invés de aulas longas e complexas, o microlearning utiliza módulos curtos e focados, que podem ser consumidos em pouco tempo. Esta abordagem facilita a retenção de informações e permite que os estudantes acessem e revisem o material conforme necessário, promovendo um aprendizado mais flexível e adaptado às suas necessidades. 

O impacto das metodologias ativas em sala de aula  

Ao colocar o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, as metodologias ativas estimulam a participação, a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas. 

Com isso, os educadores criam ambientes de aprendizagem estimulantes, que preparam os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real com confiança e autonomia.  

metodologia ativa

A escola é um ambiente propício para estimular todas as áreas de aprendizagem do estudante, por colocá-lo em situações. É nesse espaço que o estudante aprende a compartilhar, trabalhar em equipe e a desafiar-se, lidando com personalidades diferentes e confrontando seus ideais.  

As metodologias aplicadas em sala de aula contribuem no desenvolvimento de seres humanos mais bem preparados para o mercado de trabalho e para conviver em sociedade.  

Os estudos de Glasser trazem para a Educação uma iniciativa nova, que confronta os métodos tradicionais, mas mostram ótimos resultados no dia a dia escolar.  

Porque o ensino é colaborativo: Os educadores ensinam, mas também aprendem, e os estudantes aprendem, mas também ensinam.  

Conclusão 

À medida que o cenário educacional continua a se transformar com o avanço da tecnologia e a democratização da informação, é fundamental que os métodos de ensino evoluam para se adaptar a essas mudanças.  

As metodologias ativas emergem como uma resposta inovadora e necessária, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem. 

Estas metodologias melhoram o desempenho acadêmico e preparam os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real com maior autonomia e confiança. Ao fomentar a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas, elas transformam a sala de aula em um espaço mais estimulante e eficaz. 

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