Dicas Enem e Vestibular

Como saber qual profissão seguir?

Por Brenda Torres

Estimativa de leitura: 4min 23seg

24 de julho de 2023

Levantamos alguns dados e separamos um guia rápido para ajudar a decisão de jovens sobre qual profissão seguir. 

Escolher uma profissão pode ser um momento cheio de indecisão e ansiedade, por isso muitos jovens tendem a ter dificuldade em escolher os cursos para os quais querem prestar vestibular e iniciar a vida acadêmica.   

Se você é uma dessas pessoas, relaxe e saiba que isso é muito mais comum do que você imagina.  

Dificuldade em escolher uma profissão 

Segundo uma pesquisa realizada no Brasil em 2021 pela CMOV, uma solução de impacto social que visa o desenvolvimento e inclusão de jovens no mercado de trabalho, entre os dois mil jovens entrevistados, 82% responderam ter dúvidas sobre qual profissão seguir.  

Os principais aspectos que influenciam esse cenário são questões emocionais e sociais, visto que a ausência de orientação vocacional, de políticas de incentivo e a desigualdade social podem embaçar a perspectiva de jovens que estão próximos do vestibular.  

Diferente de países como França, Portugal e China, onde a média é de 41%, aqui no Brasil apenas 9% dos estudantes do ensino médio estão matriculados em programas vocacionais, de acordo com o relatório Education at a Glance, realizado em 2018 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  

E como saber qual profissão seguir? 

A existência de uma rede de apoio entre escola e família junto com uma política pública e afirmativa que oriente os estudantes sobre o mundo do trabalho ao longo do seu processo de aprendizado é um ótimo caminho para ajudar os jovens na sua tomada de decisão sobre qual profissão seguir. 

Mas também é importante que os próprios estudantes tomem algumas atitudes que os ajudem nesse processo.  

Confira 3 dicas para quem está em dúvida sobre qual profissão seguir! 

#1 Informe-se sobre as profissões de seu interesse 

    Faça uma pequena lista com as principais opções de profissão do seu interesse e pesquise sobre elas, entenda suas áreas de atuação e saiba como está o mercado de trabalho. 

    Procure a grade curricular da graduação para saber quais disciplinas e assuntos são abordados ao longo do curso e se ele tem a ver com você. 

    Converse com profissionais da área. Assim você sai da teoria e conhece mais na prática como é a rotina de trabalho, seus prós e contras. 

    #2 Entenda seus interesses e habilidades 

      Muito se fala em autoconhecimento e aqui não seria diferente. Nesse processo, é importante que você faça uma autoanálise para entender seus gostos, interesses e habilidades. 

      Entender suas características é essencial para você se visualizar atuando em determinada profissão, levando em consideração também o perfil profissional que é necessário para a área em questão.  

      Os testes vocacionais podem ser uma ótima ferramenta nesse momento. 

      #3 Pense também na faculdade  

        Além do curso, profissão e área de atuação é importante pensar onde você vai estudar. Como é a estrutura da faculdade? Como é a grade curricular do curso? Qual é a distância do campus?  

        Se estivermos falando de faculdade pública, então, é necessário se atentar também à nota de corte e as bolsas disponíveis para seu curso. Tudo isso trará mais segurança para sua decisão.  

        Caso seja possível, é interesse ir até o campus da faculdade que você pensa estudar para conhecer o espaço e até conversar com alguns estudantes que estão graduando o mesmo curso em que você pretende ingressar. 

        Lembre-se: é de extrema importância que a faculdade e o curso escolhidos sejam reconhecidos e bem avaliados pelo MEC (Ministério da Educação), para que seu diploma tenha reconhecimento e seja bem aceito no mercado de trabalho. 

        Dicas bônus! 

        Mesmo com todas as dicas, você ainda não tem muita certeza de qual profissão seguir ou o curso que você quer tem uma nota de corte muita alta?  

        Saiba que você pode mudar de curso durante a graduação. A sua nota será levada em consideração e algumas das disciplinas podem ser aproveitadas, não havendo necessidade de ser refeita.  

        Há ainda quem opte por entrar na faculdade por um curso com nota de corte mais baixa para depois trocar de curso, pela transferência interna, ou até mesmo de instituição, pela transferência externa. 

        Esse é um direito do estudante, assegurado pela Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e é factível desde que a instituição de ensino e o curso escolhido para transferência possua vagas remanescentes. 

        Conheça a minissérie Profissões e propósito! 

        Com a participação de profissionais de diferentes áreas, “Profissões e Propósitos” é uma minissérie com quatro episódios que visa abrir as perspectivas sobre determinadas profissões e gerar algum direcionamento para jovens que estão em dúvida sobre o que prestar no vestibular. 

        Jornalista que atua como Redatora. Vivências em Comunicação Interna, Roteiro e Marketing Digital. Curte fotografia, artesanato e tatuagem.
        O que achou dessa matéria?

        O que achou dessa matéria?

        Clique nas estrelas

        Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

        Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

        mais recentes
        Enem e Vestibular
        Como estudar exatas? 5 formas de lidar com seus desafios!
        Notícias
        Conheça a história de Pedro Neiva: de engenheiro a médico em 2 anos 
        Conheça a história de Pedro Neiva: de engenheiro a médico em 2 anos 
        Educador
        Carta aberta aos heróis da educação 
        Carta aberta aos heróis da educação 
        Conteúdo para Aulas
        Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na Escola   
        Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na Escola   

        Olá! Que bom ter você conosco! :)

        O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
        Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

        Olá! Que bom ter você conosco! :)

        O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
        Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

        Olá! Que bom ter você conosco! :)

        O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
        Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: