A prova do Enem exige dedicação e preparo para obter um bom resultado. Veja o que fazer para ter sucesso nesse exame tão importante!
O momento mais esperado do ano pelos estudantes está chegando: o Enem! A oportunidade de entrar na universidade dos sonhos traz também muita expectativa e ansiedade por causa das provas. Você se identifica com isso?
Então, não se preocupe, pois preparamos 6 dicas para o Enem que vão ajudar você a se preparar para fazer uma prova tranquila e alcançar bons resultados. Acompanhe!
1. Planeje-se com antecedência
Você sabia que atletas se preparam com meses e até anos de antecedência para correr uma maratona importante? Da mesma forma, um estudante que deseja obter bons resultados no Enem também precisa se preparar antecipadamente.
Esse preparo envolve estabelecer um planejamento e ter foco e disciplina nos estudos, sem procrastinação, para ter a tranquilidade de realizar todas as questões e entregar o seu melhor desempenho no dia do exame.
Assim, para que você mantenha seus olhos no alvo, separamos algumas dicas para ajudar no seu planejamento antes da prova. Seguir essas dicas certamente vai ajudar a otimizar seu tempo de estudos e fazer com que você tenha mais segurança e domínio dos conteúdos estudados, já que as disciplinas são muitas!
Leia o edital
O primeiro passo para se preparar para a prova é ler atentamente todo o edital do Enem. Fique atento principalmente às datas de inscrição para as provas, para não perder o prazo.
No edital, você também encontra informações referentes ao cronograma de aplicação das provas, assim como o horário de fechamento dos portões e de término das provas, que também merecem atenção. Mas o mais importante, na verdade, é verificar quais os conteúdos vão cair na prova deste ano. Por isso, fique de olho nas áreas de conhecimento e nos seus respectivos componentes curriculares.
Monte um cronograma
Com base no conteúdo programático das provas do Enem, chegou a hora de se organizar e estabelecer um planejamento para os estudos. Para isso, você vai montar seu cronograma. Uma sugestão é separar mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade, dando mais atenção a elas, mas sem deixar de revisar os outros conteúdos, para que eles também fiquem frescos na memória.
Estabeleça horários determinados para o estudo de cada disciplina, tenha horários de intervalo para descansar a mente e alterne as disciplinas, para não deixar o estudo maçante. A cada dia da semana, você pode estabelecer uma área específica de estudo, lembrando-se também de incluir a prática da escrita de redações para ir treinando para a prova.
Estude as provas anteriores
Para evitar que você se perca na hora de começar a estudar, uma boa dica é tomar como base as provas dos anos anteriores. Lá você consegue ter uma noção dos conteúdos que foram cobrados e de que forma eles foram abordados nas questões, ampliando seu repertório para as próximas provas.
Para facilitar seus estudos, separamos para você as provas anteriores do Enem e os gabaritos. Assim, você encontra todo o suporte que precisa para se preparar para as provas deste ano, com videoaulas de resoluções de problemas, temas de redação, articulação de conteúdos e outros lembretes e dicas para ajudar no seu preparo para a prova.
Faça um resumo das disciplinas
Alguns estudantes entram em pânico com a possibilidade de estudar para o vestibular e, justo na hora da prova, ter um branco e esquecer todo o conteúdo estudado. Mas não se preocupe, pois existem estratégias para evitar que isso aconteça. Para não correr esse risco, você já pode se preparar fazendo resumos do conteúdo de cada disciplina estudada.
Já é comprovado pela ciência que escrever à mão ajuda na memorização. Isso acontece porque o cérebro precisa de estímulos, e a escrita é capaz de fornecê-los, ajudando a fixar as informações à medida que o estudante aplica aquilo que leu escrevendo em seu caderno. Então, se você deseja uma memória “à prova de brancos”, uma ótima estratégia de memorização é escrever resumos do conteúdo estudado a cada dia.
2. Acesse sites de notícias para se manter atualizado
A prova do Enem exige não só o conhecimento técnico das disciplinas e das áreas de conhecimento, mas também requer que o estudante esteja antenado em relação ao que está acontecendo no mundo. Por isso, é importante estar ligado às fontes de notícias, a fim de se inteirar a respeito de política, economia e outros acontecimentos relevantes em nosso país e no exterior.
Confira, a seguir, algumas fontes de notícias para garantir um bom desempenho em atualidades.
UOL
O portal de notícias da UOL é uma ferramenta valiosa para estudantes que precisam estar bem informados sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo. Além de fornecer informações atualizadas em tempo real, o site ainda conta com dicas de estudo, simulados, conteúdos educativos e outras orientações para quem está se preparando para o Enem.
Nexo Jornal
O Nexo Jornal é outra fonte valiosa de informações atualizadas que oferece aos estudantes análises aprofundadas sobre temas globais, políticos e culturais. É uma importante referência para os estudantes que precisam entender assuntos complexos explicados de forma clara. Além disso, é uma boa oportunidade para treinar interpretação de texto e ampliar o repertório informativo nas questões interdisciplinares.
El país
O jornal espanhol El país é mais uma fonte de notícias para agregar valor no preparo para o Enem. Reconhecido internacionalmente por ter uma cobertura abrangente e profunda de acontecimentos globais, o veículo oferece aos estudantes uma fonte atualizada de notícias de todo o mundo.
3. Utilize filmes como fonte de aprendizado
Sabia que também é possível utilizar os filmes como fontes de aprendizado para o Enem? Para isso, separamos algumas dicas de longas para você assistir nos dias que antecedem a prova. Confira!
Não Olhe para Cima (2021)
Para aguçar seu senso crítico e garantir um pouco de entretenimento antes da prova, o filme “Não Olhe para Cima” é uma boa opção. Trata-se de uma sátira social a respeito da indiferença da sociedade em relação às ameaças globais e mudanças climáticas, tendo como pano de fundo a metáfora de um cometa em rota de colisão com a Terra.
Bacurau (2019)
Aclamado pela originalidade do enredo, “Bacurau” traz a história de um pequeno povoado de mesmo nome, localizado no sertão brasileiro, que começa a ser alvo de eventos misteriosos, desaparecendo do mapa após a morte de uma idosa que vivia na região. Com uma pitada de faroeste, ficção científica e sátira política, o filme aborda temas como identidade cultural e resistência.
Indústria Americana (2019)
O documentário “Indústria Americana” conta a história de uma empresa chinesa de fabricação de vidro chamada Fuyao, mostrando as tensões culturais que ocorreram quando essa empresa compra uma antiga fábrica de automóveis norte-americana. O filme explora as diferenças culturais entre as relações de trabalho, além de retratar questões relacionadas à globalização e seus impactos no mundo.
O Som da Liberdade (2023)
O filme “Som da Liberdade”, baseado em fatos reais, retrata a missão perigosa de um ex-agente federal norte-americano que se arrisca para salvar a vida de uma menina das mãos dos grandes chefes do tráfico infantil, resgatando também centenas de crianças reféns da exploração sexual.
4. Aposte na meditação
Quanto mais a prova do Enem se aproxima, mais as emoções dos estudantes podem ficar fora de controle. Por isso, uma dica é acalmar a mente por meio da meditação. O primeiro passo para fazer isso é separar um tempo todos os dias, de preferência ao acordar, para ter um momento de contemplação, respiração profunda e esvaziar a mente de todas as preocupações, concentrando-se no ritmo da respiração para entrar em um estado de relaxamento.
Pela internet, é possível encontrar diversas meditações guiadas com o objetivo de aumentar o foco nos estudos ou trazer relaxamento e redução da ansiedade.
5. Defina o que levar para comer durante a prova do Enem
A primeira parte da preparação está concluída! Você estudou, dedicou-se, assimilou os conteúdos e agora está na hora de correr a maratona. Os dias de Enem são muito intensos, pois são muitas horas de prova e, por isso, você vai precisar de energia.
Por isso, é importante preparar a sua alimentação, e ela precisa ser leve e nutritiva. Afinal, ninguém quer perder tempo precioso de prova tendo que ir ao banheiro por ter se alimentado mal antes do exame, certo? Então, vamos às dicas!
Barras de proteínas
Uma opção de lanche saudável para a hora da prova são as barrinhas de proteína. Existem diversas opções de sabores no mercado, e elas são fáceis de transportar, sem fazer sujeira na hora de consumi-las. São práticas para fazer aquele lanche rápido e garantir uma energia extra.
Frutas
Frutas sem muita água, como pera, maçã, banana e uva, também são boas opções de lanche para o momento da prova. Dê preferência às frutas de fácil consumo ou leve-as num pote hermético já lavadas e picadas para facilitar o consumo. Ninguém merece parar para descascar uma laranja na hora da prova, não é mesmo?
Sanduíche natural
Enquanto algumas pessoas ficam tão nervosas que não sentem fome alguma no dia e durante a prova do Enem, outras sentem muita fome durante a prova, o que as atrapalha até a raciocinar. Nesse caso, é interessante levar um sanduíche natural com salada e uma fonte de proteína, como peito de frango, atum ou peito de peru, que vão ajudar a manter a saciedade por mais tempo.
Castanhas e chocolates
Você sabia que a castanha-do-pará é rica em selênio, vitamina E e ômega-9, que ajudam a otimizar a memória e melhoram o raciocínio lógico? Por isso, seu consumo em pequenas porções antes e durante a prova é recomendado. Além disso, para uma dose extra de energia, pequenas barrinhas de chocolate meio amargo ou 70% também são uma boa pedida. Tudo na quantidade certa e sem exageros, ok?
6. Organize a véspera da prova
A véspera do Enem é muito importante para que o estudante consiga se organizar, tenha um bom desempenho e mantenha a calma. Veja algumas dicas.
Faça um checklist
Na véspera do dia de prova, o estudante já pode deixar seu checklist pronto de tudo o que vai precisar no grande dia. Assim, não tem o estresse de deixar para organizar tudo de última hora. Para o dia do exame, você já sabe que vai precisar de uma caneta transparente e de uma caneta reserva, garrafinha de água, documentos e os lanches que você preparou.
Programe os despertadores
Nada pior do que ver a sua chance do ano dar de cara com um portão fechado por causa de atrasos, não é mesmo? Todo ano, os “atrasados do Enem” viram até meme, divertindo quem acompanha o drama do lado de fora dos portões.
Porém, se você não quer entrar para essa estatística, já deixe seus despertadores programados para a hora de acordar e para o horário de sair de casa, dependendo da distância do seu local de prova.
Saia de casa mais cedo
No dia do Enem, milhares de estudantes saem de casa para fazer as provas, o que acaba causando um congestionamento no trânsito. Sabendo disso, prepare-se para sair de casa mais cedo, principalmente se for utilizar o transporte público, já tendo em vista os horários dos ônibus. Assim, você se resguarda e evita o risco de chegar atrasado e perder o exame.
Descanse
Já deixou tudo programado na véspera? Então, agora é hora de finalmente descansar! Você se preparou e se dedicou ao máximo. O último passo é ter uma boa noite de sono e descansar, para fazer uma boa prova no dia seguinte. Por isso, deixe tudo preparado, durma cedo e relaxe para entregar o seu melhor desempenho no dia da prova do Enem.
Como você viu, existem diversas dicas para o Enem. Ao segui-las, você pode fazer uma boa prova e manter a ansiedade sob controle, entregando o seu melhor para entrar na faculdade dos seus sonhos. Um bom resultado envolve preparo, planejamento, dedicação e descanso. Boa prova!
Gostou do nosso texto e quer ficar por dentro de mais dicas e de outros conteúdos relevantes? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!