Receber mesada é um privilégio de poucos. Já pensou sobre isso? Está aproveitando da melhor forma a sua? Apesar da mesada ser usada como estratégia para ensinar crianças e jovens a gerenciar dinheiro, entender o valor das compras, praticar organização, planejamento e disciplina, o Léo e eu, como educadores financeiros, decidimos não dar mesada para a nossa filha. Ela reclamou bastante disso rsrsrs, mas hoje que tem 21 anos, consegue perceber o benefício e agradece!
Reuni aqui alguns aprendizados valiosos para ajudar você, que é estudante, a potencializar o que tem de mais valioso para uma vida financeira de sucesso, independentemente da quantidade de dinheiro que ganha e da frequência, que é o seu TEMPO de vida!
Então, fique tranquilo, mesmo que não receba mesada ou julga o valor pequeno, pois mesmo sem receber uma quantia mensal, é possível aplicar estratégias de organização, planejamento e investimentos, aproveitando qualquer dinheiro que surja ocasionalmente. Além disso, lembre-se que na vida real, o dinheiro não cai do céu, ele é resultado de trabalho, empenho e investimentos. Se você está GANHANDO dinheiro de mesada ou presente, aproveite e saiba que vai precisar aprender a GERAR renda. GANHAR e GERAR dinheiro são coisas diferentes!
Vamos lá! Você pode começar a praticar pequenos hábitos que vão gerar resultados muito positivos ao longo do tempo
Faça e mantenha uma lista de desejos
Ter objetivos claros do que deseja fazer, construir e comprar, é fundamental. O dinheiro é um recurso que pode ser trocado por muitas coisas, serviços e produtos. Ao gastá-lo com algo, deixa de poder usá-lo para outros objetivos. É como a água, se você tem um copo com água, pode beber e matar sua sede, pode regar uma planta, usar para lavar as mãos… ou usar um pouquinho para cada uma dessas coisas. Sugiro que você faça e mantenha uma lista de desejos. Sempre que encontrar algo que gostaria de ter ou fazer, anote. Isso ajudará a pensar, planejar e concretizar mais coisas. Afinal, existem muitas possibilidades e distrações por aí!
Pratique o GUARDAR!
Mesmo que sejam pequenos valores, guarde sempre uma parte do dinheiro que receber antes de sair gastando. Esse é um hábito fundamental e poderoso! As pessoas costumam guardar o que sobra, depois de gastar, e isso acaba sendo muito mais difícil.
O guardar antes de gastar viabiliza diversas realizações ao longo do tempo. É fundamental que o dinheiro fique guardado em um local seguro e protegido da inflação, isto é, precisa ser investido adequadamente em produtos (CDBs/RDBs, Tesouro SELIC) de instituições financeiras aprovadas pelo Banco Central. Fale com sua família e decidam a melhor forma de abrir uma conta para garantir que o dinheiro não perca valor de compra.
Defina prioridades!
Essa é uma parte importante, pois como citei lá no início, o dinheiro pode ser trocado por muitas coisas e inclusive ser guardado. Ter reservas de dinheiro pode aumentar a sensação de tranquilidade e bem-estar. Faça um planejamento para identificar onde o dinheiro que está recebendo e guardando será gasto, vá excluindo e incluindo itens na sua lista de desejos ao longo do tempo. Uma prática bastante útil é separar na lista algumas categorias como livros, jogos, eletrônicos, alimentação, passeios, shows, presentes e economia para imprevistos, esta é uma reserva útil para usar o dinheiro quando o celular precisa de reparos, o seu pet fica doente, o pneu da bicicleta fura…
Controle o fluxo financeiro com aplicativos ou caderno
É fundamental saber de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro no dia a dia, para que possa avaliar se realmente está usando o dinheiro para suprir as necessidades e atender aos desejos. Quanto mais for tornando-se adulto, mais importante será manter esse controle de forma organizada. Comece a praticar!
Evite compras por impulso
É muito fácil e tentador sair gastando o dinheiro com tantos estímulos em jogos, redes sociais e comércio em geral. Para evitar desperdiçar o seu dinheiro, sempre se pergunte: “Gastar com isso, me afasta ou me aproxima dos meus objetivos?”
Invista no conhecimento financeiro
Aprender sobre finanças, empreendedorismo e planejamento é fundamental para qualquer pessoa, não importa a idade, onde mora ou o trabalho que faz. É possível aprender a usar melhor o dinheiro e realizar sonhos, ajudar mais pessoas e construir uma vida mais feliz e próspera. Leia artigos, livros, participe de aulas, cursos e acompanhe canais sobre finanças, sempre de forma crítica e responsável. O dinheiro precisa ser usado com ética, colaboração, responsabilidade e sustentabilidade. Fuja de fórmulas mágicas para ficar milionário, jogos que envolvam dinheiro, como as bets, e foque em princípios básicos como esses e, com certeza, disciplina, autocontrole e persistência, você que tem o tempo a seu favor, pode fazer muito com o seu dinheiro, por meio dos investimentos no longo prazo.
Como tudo na vida, conquistar independência e sustentabilidade financeira depende do seu comportamento. Com ou sem mesada e renda esporádica, você pode construir autonomia, realizar sonhos, preparar-se para imprevistos e ajudar sua família e pessoas ao redor. Conte conosco, até a próxima!