Você já parou para pensar sobre os impactos do SEU CONSUMO diário, mensal e anual, na sociedade e no meio ambiente? Para a maioria das pessoas as pequenas decisões do dia a dia passam despercebidas, são ações automáticas e muitas delas herdadas da família.
Por exemplo, quando você compra um sabão em pó e usa para lavar as roupas, o conteúdo do produto é dissolvido na água que, dependendo da região onde mora, vai para o esgoto e acaba voltando para a natureza, em alguns casos com tratamento e em outros casos, sem tratamento. Enfim, será que o produto que você escolheu é biodegradável? Será que a embalagem é feito com papel, plástico, material reaproveitável ou reciclável? Você calcula o custo por lavagem? Sabe se o fabricante paga impostos, atua de forma idônea?
Vale sempre uma reflexão, pois mesmo sem querer, podemos estar aumentando ou diminuindo os problemas sociais e ambientais com as nossas pequenas decisões diárias.
A ideia não é ficar ( psíquico ou) radical, mas começar a alinhar as decisões de consumo com os valores de vida, passar a se informar e ler embalagens, pois afinal, vivemos em uma sociedade que usa o dinheiro para suprir necessidades e atender aos nossos desejos, e podemos fazer isso com responsabilidade e sustentabilidade.
É por isso que é tão importante educar financeiramente os adultos, jovens e as crianças, para que tenhamos uma sociedade melhor preparada para usar o dinheiro e os recursos, com olhar mais amplo. Muitas vezes ficamos focados apenas no nosso bolso, querendo economizar ao máximo, enriquecer, ganhar mais e acreditando que todas as soluções dos problemas serão resolvidas com mais dinheiro. Mas não é bem assim, existem milhares de pessoas com ótimas rendas e, mesmo assim, endividadas, frustradas, perdendo o sono… porque lhes faltam habilidades comportamentais para fazer o uso dos recursos de forma leve, fluida e responsável.
A partir de agora, convidamos você a sempre pensar, antes de tomar qualquer decisão financeira, quais os impactos na sua vida, na sua família, mas também, os impactos sociais e ambientais que está gerando. Quem você está ajudando? Quem está atrapalhando ao consumir e gerar renda?
Para reduzir as desigualdades sociais e a pobreza, que prejudicam tanta gente, podemos começar a AGIR de forma diferente no dia a dia. Quando você compra produtos de produtores locais, menores, empreendedores sociais, você gera um movimento de apoio aos pequenos, que geram empregos no seu bairro, na sua cidade, e vai permitindo que a concorrência saudável faça sobreviver os melhores;
negócios, com seus produtos e serviços e não, simplesmente beneficia os que têm mais verba publicitária. Essa é uma das vantagens das redes sociais e internet, ela é capaz de dar visibilidade e aproximar pessoas e negócios com baixo custo, de forma mais acessível e democrática.
Lembre-se a sua ação gera impactos capazes de contribuir para um mundo melhor para todos. Faça a sua parte!
Carolina Ligocki
Carolina Ligocki, autora e diretora da Oficina das Finanças. Nasceu em 1974. É bióloga, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, autora e empresária. Atua, juntamente com o marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método dos 6Gs, que estimula comportamentos financeiros sustentáveis, na Oficina das Finanças. Uma de suas paixões é impactar positivamente a vida das pessoas com conteúdos e estratégias inovadoras a respeito desse assunto. É autora de mais de doze livros de educação financeira comportamental para crianças, jovens e adultos, e que já atingem mais 100.000 pessoas em todo o Brasil.