Família

Cinema em casa: Prepare a pipoca e curta com a família!  

Por Juliana Piccoli

Estimativa de leitura: 5min 38seg

16 de novembro de 2023

Com a transformação do mundo e de suas tecnologias, aproveitar grandes produções em casa vem acontecendo desde a década de 30. Então, que tal assistir a um filminho? 

Quando falamos em férias, claro que uma das primeiras coisas que nos vêm à mente são as viagens e isso é muito bom, pois, nada como aproveitar alguns dias de sombra e água fresca, fora da rotina. Mas sempre há alguns dias de descanso para aproveitar em casa com a família e os amigos e é aí que entra um dos hábitos mais gostosos para curtir esse momento: o cinema em casa

Mas como essa história começou? 

A cada nova tecnologia que vem surgindo, a experiência em assistir a filmes vai ganhando novos formatos e todas elas influenciam a maneira como os consumimos.          

O primeiro filme transmitido pela TV foi “The Crooked Circle”, em 1933, e curiosamente foi ao ar enquanto ainda estava sendo exibido no cinema, tratando-se então de uma experiência de uma emissora de Los Angeles, nos EUA. 

[Cartaz do filme The Crooked Circle | Imagem: Amazon]

                                          

A partir da década de 1940, mais filmes começaram a ser exibidos na TV, por conta da popularização do aparelho, contexto influenciado pela invenção do transistor, proporcionando maior qualidade e estabilidade de imagem. Isso fez com que mais pessoas pudessem ter acesso ao que antes só era exibido no cinema. 

Aparelho de Videocassete | Imagem: giphy.com 

Já na década de 1970, surge uma revolução tecnológica para o cinema em casa: o primeiro formato cassete, de fita magnética capaz de gravar imagens e som para uso doméstico. O Videocassete permitia a reprodução da fita e aí vem uma experiência à parte: as locadoras de vídeo. Eu peguei essa fase em meados dos anos 80 e 90 e posso falar com propriedade que chegava a dar frio na barriga quando um filme era lançado em VHS. A gente corria para a locadora com a nossa carteirinha de credenciado para poder locar e passar cerca de dois dias com a fita em casa, assistir várias vezes e não esquecer de rebobinar e devolver no prazo estipulado, se não, levávamos até multa. Isso quando o filme estava disponível… Era sofrido esperar nossa vez de assistir!  

Isso acontecia também com o DVD, que surgiu no final dos anos 90, mas a qualidade melhorou bastante com a resolução de 480p de imagem, trazendo também extras e making off das cenas. Com o Blu-Ray, lançado na década de 2000, a qualidade dos filmes saltou para outro patamar, proporcionando uma experiência de cinema em casa com produções em alta definição. 

A revolução dos Streamings 

Imagine poder assistir a um filme a qualquer hora, de qualquer lugar, bastando um dispositivo conectado à internet? Sim, hoje, após 90 anos da exibição do primeiro filme na TV, temos a oportunidade de assistir a filmes na palma de nossas mãos pelo celular, por exemplo.  

Os streamings mudaram radicalmente a experiência do cinema em casa a partir de 2005, proporcionando, com a chegada das grandes plataformas como: Netflix, Amazon e Apple, a chance de assistir a novidades e grandes produções no conforto do sofá e na companhia de toda a família. 

Dicas de filmes para assistir em família 

A disputa talvez fique em escolher o gênero… Há quem ame uma comédia e quem prefira mil vezes um filminho de terror. Uma dica para chegar a um acordo é realizar um sorteio, mas vamos também trazer uma seleção de filmes ideais para assistir com a família reunida. 

Prepare a pipoca, o sofá e dê o play! 

A Invenção de Hugo Cabret: ambientado na década de 30, conta a história de um órfão de 12 anos que vive escondido em uma estação ferroviária de Paris. Abandonado pelo tio, o garoto cuida dos relógios do local e busca terminar a criação de um autômato iniciada pelo seu falecido pai. Disponível no Telecine/ Globoplay. 


À Procura da Felicidade: um homem busca criar sozinho seu filho de cinco anos, enquanto enfrenta uma ordem de despejo e sonha trabalhar em uma corretora de valores. Disponível na Netflix, HBO Max e canais de TV aberta. 


Rainha de Katwe: baseado no romance homônimo de Tim Crothers, a história acompanha Phiona Mutesi, uma jovem moradora das favelas de Uganda que se revelou um verdadeiro prodígio do xadrez. Disponível no Disney +. 


Franquia Harry Potter: baseada na série de livros escrita por J. K. Rowling, Harry Potter é uma franquia de fantasia ambientada em um mundo mágico. Sua história segue os passos de um garoto órfão quando descobre ser um bruxo famoso com uma vaga garantida na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Disponível no HBO Max. 


Franquia Toy Story: lançados em 1995, 1999, 2010 e 2019. Seus títulos se passam em uma realidade onde os brinquedos têm vida, mas disfarçam sua condição quando os humanos estão por perto. Neste cenário, acompanhamos as aventuras vividas pelos brinquedos do pequeno Andy, um garotinho de seis anos que adora brincar. Disponível nos canais Disney. 


Benzinho: filme nacional, mostra as dificuldades e as conquistas de uma família do interior do Rio de Janeiro. As sensações e sentimentos de uma mãe que precisa lidar com a partida de um filho para o exterior, enquanto lida com os problemas dos outros filhos. Disponível em plataformas de streaming. 


O Menino e o Mundo: animação nacional que concorreu ao Oscar® em 2016, conta a história de um menino que vai em busca do pai que precisou sair de casa e acaba descobrindo uma sociedade com problemas e dificuldades. Disponível em plataformas de streaming. 


Turma da Mônica – Laços: Cascão, Cebolinha, Mônica e Magali se juntam para enfrentar os desafios e superar o que for necessário para conseguir resgatar Floquinho, cachorro do Cebolinha, e devolvê-lo ao seu lar. Disponível em plataformas de streaming. 


Mas todo cinema que se preze tem que ter uma pipoquinha né? Então, salva aí uma receita de como fazer pipoca caramelizada em casa! 

Tags Relacionadas:
Juliana Piccoli 
Publicitária com 20 anos de experiência em Comunicação. Redatora por amor. Apaixonada por livros, cultura e muitas viagens por esse mundão à fora.
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Conteúdo para Aulas
Protagonismo estudantil: veja a importância e como aplicar!
Enem e Vestibular
Da prensa Gutenberg ao PNLD – A história do livro didático no Brasil
Da prensa Gutenberg ao PNLD – A história do livro didático no Brasil
Família
Ensino bilíngue: entenda como funciona e suas vantagens!
Ensino bilíngue: entenda como funciona e suas vantagens!
Enem e Vestibular
Área de humanas: conheça as profissões e como ingressar!
Área de humanas: conheça as profissões e como ingressar!

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: