Esses fatores, sem uma boa gestão, podem influenciar no desempenho e na motivação dos colaboradores.
As instituições, assim como as pessoas, possuem uma classificação de acordo com a sua idade. Cada idade apresenta um conjunto de características peculiares e, quando jovens, as organizações apresentam fragilidades e não têm cultura organizacional solidificada. É necessário tempo, método e investimento para obter uma cultura organizacional que impacte nos resultados.
Ao alcançar o estágio de maturidade, saindo do risco inicial, as empresas buscam desenvolver elementos de cultura e ratificar hábitos que se transformam em cultura organizacional. Cada empresa possui a sua própria cultura organizacional, aspectos que definem o modo com que as pessoas reagem e interagem, as atitudes predominantes e os assuntos abordados entre os seus membros.
Cultura organizacional. Foto: Shutterstock
>> O que é Cultura e Clima Organizacional?
O clima organizacional é um importante aspecto dentro das empresas, é o que alimenta o relacionamento entre as pessoas e a organização. O clima organizacional influencia fortemente na motivação e no desempenho dos colaboradores e reflete o ambiente interno das empresas.
A cultura orienta o comportamento das pessoas dentro da organização, são normas informais que direcionam as ações dos colaboradores para atingir os objetivos organizacionais.
>> Desempenho Organizacional
O desempenho é um fenômeno multidisciplinar que está sujeito a inúmeras variáveis que integram o processo e está sujeito a interferências de inúmeras variáveis. Logo, é preciso haver preocupação não apenas com as metas e os objetivos, mas com o modo como as coisas são feitas.
A cultura e o clima organizacional podem influenciar no desempenho da organização. É importante dedicar esforços e investir em recursos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois são as pessoas que, motivadas, garantem o clima organizacional que eleva e realiza a missão da organização.
Conhecer os elementos que compõem a cultura e o clima organizacional da sua empresa o tornará capaz de analisar de forma mais consciente os fatos e os atos das pessoas que compõem a organização. É a cultura que orienta as pessoas e suas atividades, alinhada a demais aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, direção e controle.
>> Cultura Organizacional
Cada organização apresenta uma cultura diferente, e cada empresa possui sua própria história com particularidades e diversidades que espelham a mentalidade predominante na organização. Essa mentalidade coletiva é a resultante de um conjunto de hábitos e crenças oriundos das orientações presentes nas normas e valores, que são compartilhados por todas as pessoas que compõem a instituição.
O clima organizacional é definido como o reflexo do conjunto de valores, comportamentos e padrões existentes em uma organização, representando a forma como cada colaborador percebe a empresa e como interage e reage às orientações, objetivos e vivências.
>> Gestão da cultura e clima organizacional
Para garantir um bom clima organizacional, é importante prestar atenção em cada colaborador:
- Atenção na forma como o indivíduo realiza suas atividades para obtenção dos resultados esperados.
- Pessoas precisam de estímulos e motivação para desenvolver suas tarefas de maneira eficiente e alcançar a eficácia.
- Colaboradores dão suas maiores contribuições quando se sentem valorizados, estimulados e direcionados pela empresa.
- Organizações preocupam-se em produzir mais com custos menores, enquanto colaboradores buscam compensação do estresse causado.
- Análise do clima busca identificar fatores que influenciam na satisfação material e pessoal dos colaboradores e o que os faz sentir-se satisfeitos e interessados pelos objetivos da empresa.
- Capacidade de adaptação à realidade do grupo é fundamental para o indivíduo se fortalecer ou desintegrar.
Clima organizacional. Foto: Shutterstock
>> Benefícios da Gestão Organizacional
A gestão do clima organizacional produz benefícios ao desempenho, torna a empresa mais ágil, criativa, competitiva, gerando satisfação dos indivíduos envolvidos no processo. Cada sujeito se desenvolve com as resultantes da cultura organizacional, altera o modo de enxergar as atividades, impactando no modo de encarar suas vidas, na sua convivência com as pessoas. A consequência da cultura no indivíduo é o que irá influenciar nos seus resultados pessoais e nos resultados da empresa.
Concluindo, todo resultado é sinônimo dos comportamentos, do que as pessoas fazem das ações que desenvolvem para alcance das metas das organizações e pode ser medido em termos da capacidade de cada indivíduo. Os CNPJs são o coletivo dos CPFs que o compõem!
Escrito por Grasiela Dourado, Consultora Educacional da FTD Educação.
É pedagoga com especialização em Metodologia e Didática, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Bussiness Transformation.