Opte por uma escola sustentável e ajude a construir um mundo melhor!
Como gestor escolar, você tem um papel fundamental na formação das futuras gerações e na construção de um futuro com mais sustentabilidade. Neste artigo, exploraremos o conceito de escola sustentável e mostraremos como a parceria entre as escolas e a FTD Educação pode solucionar a transformação nessa área.
Então, junte-se a nós nesta jornada na busca por uma escola cada vez mais sustentável e aprenda a impulsionar o sucesso que você tanto esperava. Vamos de mãos dadas construir um futuro melhor para os nossos jovens e para o planeta!
Semana da Sustentabilidade: a importância da escola sustentável
A Semana da Sustentabilidade traz consigo um momento especial para buscarmos conscientizar e engajar pais, estudantes e toda a comunidade escolar a adotar práticas sustentáveis indissociáveis da vida diária.
Quando implementada no contexto escolar, a Semana da Sustentabilidade apresenta o papel de chamar a atenção das pessoas para a consciência ambiental, promovendo também mudanças diretas na busca por um mundo melhor.
Transformar a escola para ser mais sustentável não se trata apenas de adotar medidas isoladas, mas sim de desenvolver uma cultura de sustentabilidade que procure abranger todas as atividades e decisões da instituição.
Ao fazer isso, a escola dá o exemplo vivo do comprometimento com o meio ambiente, para inspirar e educar as próximas gerações. Nesse contexto, a verdadeira importância da escola sustentável está além dos benefícios ambientais. Ela está relacionada aos resultados educacionais e ao bem-estar dos estudantes.
Escola sustentável: Como colocar em prática
A seguir, listamos 6 dicas para ser uma escola mais sustentável. Portanto, fique atento e confira o conteúdo completo!
1. Reduza o papel
Desenvolva a adoção de práticas digitais, como a utilização de livros eletrônicos, materiais online e aplicativos de gestão de documentos. Além disso, incentive estudantes e professores a utilizarem cadernos e páginas de papel reciclado, estimulando também a impressão frente e verso.
2. Utilize coletores seletivos
Implementar a coleta seletiva de resíduos na escola, de maneira a disponibilizar lixeiras identificadas para a separação do que é reciclável, orgânico ou resíduo comum, é fundamental para conscientizar toda a comunidade envolvida e ensinar como descartar corretamente o lixo.
3. Tenha espaços sustentáveis
Abra espaços verdes na escola, como jardins, hortas e áreas verdes. Faça uso de técnicas de paisagismo sustentável, como utilização de plantas nativas, captação de água da chuva e técnicas de irrigação eficientes.
4. Conscientize estudantes e professores
Crie programas de conscientização ambiental e inclua discursos sobre a importância da sustentabilidade, desenvolvendo ações práticas que os estudantes e professores possam adotar na vida diária. Nesse contexto, é possível promover palestras, atividades educacionais e projetos que falem sobre o consumo consciente, a reciclagem e a conservação dos recursos naturais.
5. Tenha uma horta coletiva
Implemente a criação de uma horta coletiva na escola, que envolva estudantes, professores e funcionários. Com isso, forneça alimentos saudáveis e frescos. Essa horta será uma oportunidade para os estudantes de aprender sobre agricultura sustentável e compostagem de resíduos orgânicos, além de conectá-los com a natureza.
6. Economize água e energia
Desenvolva medidas para diminuir o consumo de água e energia na escola. Implante dispositivos eletrônicos que economizam energia, como torneiras de sensor de movimento e lâmpadas de baixo consumo energético. Optar pela instalação de painéis fotovoltaicos também pode ser uma boa ideia.
Realize campanhas de conscientização para incentivar a utilização correta desses recursos, como fechar a torneira ao escovar os dentes e desligar as luzes quando não estiverem sendo utilizadas, ou mesmo instalação de cisternas para captação da água da chuva.
Veja se isso não é motivo de esperança: segundo a pesquisa de um laboratório da Escola de Comunicação da PUCRS “aumenta o interesse dos jovens brasileiros por temas de sustentabilidade, tecnologia e inovação de 40% até 51%.”
Escola sustentável: consequências de não adotar
Deixar de adotar práticas sustentáveis na escola pode trazer várias consequências negativas, tanto para a natureza quanto para a própria comunidade escolar. Veja algumas delas abaixo.
Desperdício de recursos naturais
Uma escola despreocupada com a sustentabilidade pode desperdiçar muitos recursos naturais valiosos, como água e energia, o que resulta em impactos negativos na natureza e no orçamento das despesas.
Acúmulo de resíduos
Deixar de fazer a coleta seletiva e de praticar a reciclagem pode levar a um grande acúmulo de resíduos, contribuindo para a poluição do solo, da água e do ar. Além do mais, destinar incorretamente esses resíduos pode fazer mal à saúde e à segurança da comunidade escolar. Faça campanhas educativas falando da importância do coleta seletiva e incentive essa prática na comunidade escolar.
Falta de consciência ambiental
Escolas que deixam de enfatizar a importância de ser sustentável perdem a oportunidade de educar os estudantes sobre a importância de cuidar da natureza. Isso pode resultar em jovens menos conscientes e engajados em relação aos conflitos ambientais atuais e futuros. Dessa forma, incentive a consciência ambiental por meio de trabalhos, palestras e atividades práticas.
Como podemos ajudar sua escola a ser sustentável?
A FTD Educação pode ser a parceira que gestores escolares, como você, necessitam para desenvolver a sustentabilidade na instituição. Nós temos expertise em educação e sustentabilidade, oferecendo recursos, materiais didáticos e programas educacionais direcionados à consciência do pensamento ambiental e ao desenvolvimento de ações sustentáveis na escola.
Com as nossas soluções, é possível ter acesso a uma gama de soluções e iniciativas que auxiliam na transformação da escola em um ambiente de sustentabilidade, a programas educacionais envolventes e à orientação para implementar ações sustentáveis no dia a dia escolar.
Além disso, a FTD Educação consegue fornecer suporte técnico e capacitação para professores, o que os auxiliam a incorporar a sustentabilidade nas atividades curriculares de maneira eficiente e impactante.
Neste artigo, avaliamos a importância de se tornar uma escola mais sustentável e como isso impacta diretamente a comunidade escolar, trazendo bons resultados educacionais e bem-estar para os estudantes. Além disso, apresentamos seis dicas eficientes para tornar a sua escola mais sustentável. Lembre-se de que essas práticas fazem a diferença na construção de uma cultura de sustentabilidade verdadeira na instituição.
Entre em contato com a FTD Educação! Nós ajudamos gestores escolares na transformação da escola sustentável!