A FTD Educação lançou recentemente para as escolas parceiras o Guia para a Inclusão, um documento robusto de acesso gratuito pela internet e que dialoga com escolas e educadores sobre essa delicada e necessária matéria que é a inclusão. No âmbito da educação, no grande chapéu da inclusão abarca alunos e alunas em diferentes situações: podemos olhar pelo prisma da inclusão de PCDs (pessoas com deficiência), ou alunos e alunas que apresentem algum tipo de deficiência intelectual, e ainda alunos e alunas de origens silenciadas como as negras, indígenas e, no cenário atual, a crescente presença de crianças imigrantes nas escolas brasileiras.
Para quem acompanha de perto, presencia bonitos processos de humanização e sensibilização de toda a comunidade escolar, sem, contudo abdicar de possíveis dores geradas nos encontros. Em prol de escolas mais acolhedoras, a vontade de não errar muitas vezes cria inseguranças. Especialmente quando falamos de crianças com deficiência intelectual, cuja personalização do aprendizado é, muitas vezes, a única maneira de engajar os alunos nos temas discutidos na sala de aula. Porém, tal medida coloca os educadores e as educadoras em uma situação bastante delicada: como dividir o curto tempo da sala de aula entre os alunos de desenvolvimento típico e os atípicos? Como conciliar os materiais didáticos produzidos para a grande maioria dos alunos, quando uma parte deles precisa de outro tempo e ritmo para absorver todo o conteúdo? Essas são situações corriqueiras na vida dos educadores e ainda estamos longe de respostas certeiras.
Porém, a poética do aprendizado vai muito além dos temas e tópicos sugeridos nos currículos escolares. E, mais uma vez, a literatura lança seus tentáculos para acolher a todos os tipos de leitores, qualquer que seja a sua origem ou condição. E é imbuído desse espírito, que o catálogo de literatura da FTD Educação tem, cada vez mais, expressado essa necessidade de dialogar com diversos públicos. Em recente evento promovido pela filial de Belo Horizonte (MG) sobre inclusão, tive oportunidade de estar perto de educadoras e coordenadoras de escolas preocupadas com a humanização do processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. E quão emocionante foi ver como os livros do nosso catálogo acolhem, não apenas as crianças, mas também adultos, professores e famílias, criando uma rede positiva no processo de inclusão de crianças e jovens, proporcionando uma vida com estímulos de atenção e carinho.
Quanto a mim, também fiquei especialmente tocada pela partilha das dificuldades e conquistas de cada passinho em prol de um cenário mais justo e acolhedor. Um aprendizado contínuo para todos nós.
⚠️ Guia para a inclusão, disponível todas as escolas parceiras através da iônica.