Todos nós já ouvimos a famosa frase: “errar é humano”. O famoso linguista e estudioso, Carl James (2013), foi além ao dizer que os seres humanos não são apenas “homo sapiens” ou “homo loquens”, mas também “homo errans”, ou seja, aqueles que erram.
Quando falamos sobre aprendizado da língua materna, os erros são esperados e corrigidos naturalmente. Uma das vantagens de estudar em escolas bilíngues é justamente facilitar a comunicação em duas línguas durante o processo de ensino e aprendizagem.
Mas, quando estamos aprendendo um novo idioma do zero, muitos passam a enxergar os erros como sinais de fracasso. Isso faz sentido? Na verdade, não! Os erros são parte essencial do aprendizado e ignorá-los pode até atrapalhar o progresso. Neste artigo, vamos entender o que são eles e como usá-los para alcançar a fluência no idioma.
Entenda os diferentes tipos de erros e como podemos corrigi-los
Antes de tudo, precisamos diferenciar “erros” e “mistakes” no aprendizado de línguas. O linguista Brown (1994) explica assim:
- Mistakes: Deslizes momentâneos, como um erro de digitação ou pronúncia que a pessoa pode corrigir sozinha.
- Erros: Desvios sistemáticos, ou seja, algo que a pessoa ainda não aprendeu e não consegue corrigir sozinha.
Ou seja, um mistake acontece por descuido, enquanto um erro revela lacunas no conhecimento. Ele pode indicar o que ainda precisa ser aprendido e ocorre por diversos motivos, como, por exemplo, a interferência da língua materna.
Um exemplo clássico: quando nós, brasileiros, usamos a frase “I have 25 years” em inglês, porque estamos seguindo a estrutura do português (Eu tenho 25 anos), em vez da correta “I am 25 years old”. Isso acontece porque traduzimos literalmente, sem considerar a forma usada na Llíngua Iinglesa.
Outro motivo pode ser o aprendizado incompleto, ou seja, quando ainda não absorvemos o conteúdo completamente. Nesse caso, podemos aplicar uma regra conhecida em outros contextos que estão incorretos. Exemplo: dizer “goed” em vez de “went”, pois o estudante aprendeu que os verbos no passado terminam em “-ed”.
Qual é o papel do professor nesse contexto?
O professor tem um papel fundamental para transformar esses momentos em oportunidades de aprendizado. Mas atenção: nem todo erro precisa ser corrigido na hora!
Ao conduzir a aula, é necessário estar atento aos tipos de erros que necessitam de correção imediata. O indicado é corrigir somente erros que afetam a comunicação ou que se repetem muitas vezes. Já os erros pequenos, que não afetam o entendimento, podem ser ignorados ou corrigidos depois para evitar inibir o estudante durante o processo de aprendizagem.
3 dicas para dar um bom feedback sem bloquear o aprendizado
✔ Pratique a correção implícita: reformule a frase da forma correta, sem apontar diretamente o erro.
Exemplo:
Marta: I goed to the mall yesterday.
Professor: Oh, you went to the mall! That’s nice!
✔ Peça um esclarecimento sobre o que foi dito: isso estimula que o estudante, sozinho, possa revisar sua própria fala.
Exemplo:
Marta: I goed to the mall yesterday.
Professor: Goed? Or went? 🙂
✔ Chame a atenção do estudante para reforçar as regras gramaticais, sem dar a resposta direta.
Marta: I go to the mall yesterday.
Professor: Hmm… Ontem? Qual será o tempo verbal correto aqui?
Essas estratégias ajudam os estudantes a perceber e corrigir seus próprios erros, sem medo, bloqueios e inibições. Você também pode conferir essas estratégias para incentivar o aprendizado do inglês, mesmo sem falar a língua.
Conclusão: os erros são grandes aliados!
Ao contrário do que alguns pensam, errar não é falhar. Na verdade, os erros são uma parte essencial do aprendizado e indicam o progresso feito. São eles que nos mostram onde o estudante precisa melhorar. Além disso, quando bem corrigidos, os erros podem até ajudar a fixar o conhecimento.
O importante é criar um ambiente sem medo de errar, para aumentar a confiança e acelerar o aprendizado. E, para aumentar o engajamento nas aulas, que tal apostar em maneiras inovadoras e envolventes de integrar datas comemorativas internacionais e locais no aprendizado de seus estudantes?
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