A roda e o livro impulsionaram o progresso da humanidade. Agora, a tecnologia e a inovação do superApp de Educação entrega múltiplas soluções em gestão escolar para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das pessoas.
A Educação é um ativo e um valor central para a humanidade. Sua aplicação prática tem potencial para transformar a sociedade e fazer evoluir o mundo, assim como ocorreu com a roda e o livro, por exemplo. É uma tecnologia que estrutura e sistematiza recursos e ideias para aperfeiçoar significativamente um produto ou processo. No caso, o próprio ser humano.
Para além do foco “inspiracional com vistas ao engrandecimento da pessoa humana em sua dimensão individual e coletiva”, na prática, ela desenvolve a cognição e liberta o ser humano quando orienta à autonomia intelectual. É a Educação que torna os indivíduos mais capazes para lidar com suas vidas e com o mundo. Simples assim.
Embora o setor educacional sofra influências, impactos e desdobramentos da ação (ou inação) de agentes e atores com interesses diversos e até incompatíveis ao objetivo finalístico da Educação. O seu poder transformador capacita e habilita as pessoas a conectar suas histórias, construir um futuro melhor e fazer a diferença local e globalmente.
Assim, sem medo de errar, a Educação é uma força transformadora com influência, impacto e desdobramentos – múltiplos e transversais – na contemporaneidade e no que está porvir, em todas as dimensões do mundo: sociais, comportamentais, culturais, políticas, econômicas etc.
O contexto e o cenário educacional brasileiro
No Brasil, em torno de 20% das escolas da rede privada (especialmente as voltadas à Educação Infantil) fecharam ou faliram entre 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19, de acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Contudo, vale ressaltar que os impactos na Educação vão além dos prejuízos ao modelo de negócio educacional: atingiram os processos de ensino e, sobretudo, os de aprendizagem.
Analistas consideram necessários 10 anos (ou mais) para uma recuperação. É o que aponta um relatório produzido em conjunto pelo Banco Mundial, Unesco e Unicef. Segundo esse documento, o impacto pode ser mensurado financeiramente (a cifra pode chegar a 17 trilhões de dólares) e compromete toda uma geração, mundo afora.
O relatório “Where are we on education recovery?” (Onde estamos na recuperação da Educação? – disponível somente em inglês) compartilha a pesquisa realizada em março de 2022, em 122 escritórios do Unicef. Os dados indicam a necessidade de recuperar a aprendizagem com atenção a cinco ações chave, principalmente:
>> Alcançar todas as crianças e mantê-las na escola;
>> Avaliar os níveis de aprendizagem;
>> Priorizar o ensino dos fundamentos;
>> Aumentar a recuperação da aprendizagem e progredir para além do que foi perdido; e
>> Desenvolver a saúde psicossocial e o bem-estar no ambiente escolar para que todas as crianças estejam prontas para aprender.
Enfim, a complexidade do cenário da Educação não deriva apenas da pandemia. Contudo, ela foi, sim, um relevante fator que levou à acelerada transformação digital das instituições de ensino.
No entanto, o contexto de crise que colocou à prova o modelo de negócio educacional brasileiro entre 2020 e 2022, ao mesmo tempo, se configura em um cenário de oportunidades.
Transformação digital: antes tarde do que mais tarde
Para se ter uma ideia, no momento imediatamente anterior à pandemia, a avaliação sobre o atraso da digitalização dos processos educacionais na rede privada de ensino estava avaliada em, pelo menos, duas décadas!
Expressar essa dimensão percebida sobre Educação e nos cenários pré e pós-pandemia importa para contextualizar a realidade organizacional da rede privada de ensino no Brasil.
O cenário e o contexto, sem dúvida alguma, foram de caóticas incertezas. Mas, as instituições que iniciaram ou continuaram a investir em sua transformação digital superaram os desafios e experimentaram este conturbado período em expansão!
Com o propósito de oferecer suporte e melhorar a Educação por meio da tecnologia, sistemas de ensino e de gestão escolar fizeram sua parte e desenvolveram múltiplas e inovadoras soluções.
Em suas respectivas épocas e contextos, a roda e o livro impulsionaram o progresso da humanidade e o desenvolvimento cognitivo e autonomia intelectual das pessoas. Da mesma forma, a pandemia acelerou o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação do superaplicativo de Educação, entregando múltiplas soluções que permitiram a continuidade da escolarização de forma remota, enquanto o fechamento das escolas foi obrigatório.
Recuperar a aprendizagem e crescer
Agora, no cenário pós-pandemia, avançar na recuperação da aprendizagem é prioritário. Sem dúvida, um processo mais fácil e efetivo com o auxílio de tecnologias inovadoras e efetivas para educar e para a gestão escolar.
Um dos legados da pandemia para diretoras e donas de escolas, com toda a certeza, é a percepção de que investir em tecnologia e inovação é prioritário para o modelo de negócio educacional.
Afinal, a performance da escola ao oferecer um ambiente escolar seguro e Educação de qualidade passou a ser percebida e desejada pelas famílias.
Portanto, é prudente atentar às luzes de alerta que indicam e orientam para a necessidade de alocar inteligência, estratégia e tecnologia para crescer em um mercado tão competitivo quanto o educacional.
Certamente, um caminho seguro e sustentável para otimizar e sustentar o processo de crescimento das instituições de ensino é decidir investir em sistemas de ensino e de gestão escolar modernos, ágeis e inovadores.