Confira uma lista com 51 livros para gestor escolar.
A leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional e pessoal. No contexto da administração escolar, a leitura desempenha um papel transformador em várias dimensões. Veja como:
Ampliação do repertório
Livros, artigos acadêmicos e relatórios oferecem insights valiosos sobre liderança, gestão de pessoas, estratégias pedagógicas e políticas educacionais, tecnologia e inovação, por exemplo. Por meio da leitura, gestores escolares têm acesso a diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos.
Atualização contínua
A educação está em constante evolução. Novas teorias, práticas e abordagens surgem regularmente. A leitura permite que gestores se mantenham atualizados e adaptem suas estratégias à realidade das escolas, sempre em constante transformação.
Reflexão e autoconhecimento
Livros e artigos proporcionam momentos de reflexão. Gestores podem questionar suas próprias práticas, identificar áreas de melhoria e desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia e inteligência emocional.
O papel dos referenciais teóricos
Os referenciais teóricos são fundamentais para embasar a prática dos gestores escolares. Eles oferecem:
- Fundamentação Conceitual
Referenciais teóricos fornecem conceitos e modelos que ajudam a compreender os fenômenos educacionais. Por exemplo, teorias de liderança, motivação e aprendizagem são essenciais para a tomada de decisões informadas.
- Critérios de Avaliação
Ao adotar referenciais teóricos, gestores podem avaliar suas ações com base em critérios sólidos. Isso evita decisões arbitrárias e promove uma gestão mais consistente.
- Diálogo com a pesquisa
A pesquisa acadêmica contribui para a construção de conhecimento na área educacional. Gestores que se baseiam em evidências científicas têm maior probabilidade de implementar práticas eficazes.
A pesquisa acadêmica e a formação profissional
A pesquisa acadêmica é outra fonte valiosa para gestores escolares que desejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas. Ela é o alicerce da formação profissional dos gestores escolares, pois oferece:
1. Novas descobertas
Estudos científicos revelam tendências, desafios e soluções. Assim, gestores que acompanham a pesquisa podem aplicar essas descobertas em suas escolas.
2. Desenvolvimento crítico
A pesquisa estimula o pensamento crítico. Gestores aprendem a questionar, analisar dados e interpretar resultados, habilidades essenciais para a tomada de decisões embasadas.
3. Rede de conhecimento
Participar de redes acadêmicas e conferências permite que gestores interajam com outros profissionais e pesquisadores. Com toda a certeza, a troca de experiências amplia a visão de mundo.
51 livros que todo gestor escolar deveria ler
Investir em leitura é uma excelente forma de aprimorar as habilidades necessárias à gestão escolar. Por isso, compartilho uma lista de leituras que pode enriquecer o repertório de qualquer gestor educacional. Diversos autores e instituições se dedicam ao estudo da gestão educacional e da gestão escolar. Como resultado, escrevem e publicam livros que oferecem subsídios valiosos para a prática profissional.
Em uma rápida pesquisa no Google, encontrei diversas sugestões de leitura para quem tem interesse em entender mais sobre gestão escolar e gestão educacional. Veja o resultado da pesquisa e aproveite! Afinal, segundo recomendam, são livros que todo gestor escolar deveria ler.
Lembre-se de que cada um desses livros traz perspectivas valiosas e pode ajudar a aprimorar suas habilidades como gestor. Vamos lá! 📚
- Administração escolar – Valdemarina Bidoni e Elaine Turk, 1996, EDIPUCRS.
- Inteligência emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente – Daniel Goleman, 1996, Editora Objetiva.
- Conversas com quem gosta de ensinar – Rubem Alves, 2000, Papirus Editora.
- O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola – Vera Maria Nigro de Souza Placco, Laurinda Ramalho de Almeida, 2003, Edições Loyola.
- Gestão educacional: uma nova visão – Sonia Simões Colombo, 2004, Penso.
- O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade – Vera Maria Nigro de Souza Placco, Laurinda Ramalho de Almeida, 2006, Edições Loyola.
- Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança – Lourdes Bezerra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte, 2006, Editora Paulinas.
- A educação que desejamos – Novos desafios e como chegar lá – José Manuel Moran, 2007, Papirus Editora.
- Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino – Vitor Henrique Paro, 2007, Editora Ática.
- Tecnologias na formação e na gestão escolar – Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso, 2007, Editora Avercamp.
- Dimensões da gestão escolar e suas competências – Heloísa Lück, 2009, Editora Positivo.
- Gestão Escolar – Maria Cristina Munhoz Araújo, 2009, Iesde Brasil S.A.
- Gestão escolar. Dicas corporativas. Nossas escolas estão prontas para os desafios? – Almir Vicentini, 2010, Phorte Editora.
- Gestão escolar e docência – Casemiro de Medeiros Campos, 2010, Editora Paulinas.
- Gestão escolar e inovação – Reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência – Casemiro de Medeiros Campos, 2010, Editora Melo.
- Gestão de ensino e práticas pedagógicas – Adelar Hengemühle, 2011, Editora Vozes.
- Conversas com um jovem professor – Leandro Karnal, 2012, Editora Contexto.
- Escola participativa – O trabalho do gestor escolar – Heloísa Lück, 2012, Editora Vozes.
- O planejamento estratégico – Um instrumento para o gestor de escola pública – Claudia Zuppini, 2012, Paco Editorial.
- Educação digital – A tecnologia a favor da inclusão – Luiza Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa, 2013, Penso.
- Gestão participativa na escola vol. III: Volume 3 – Heloísa Lück, 2013, Editora Vozes.
- O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola – Parceria Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Santillana e Editora Moderna, 2013.
- Gestão escolar: Perspectivas, desafios e função social – Eduardo Monteiro e Artur Motta, 2013, Editora LTC – GRUPO GEN.
- Liderança em gestão escolar Vol. IV – Heloísa Lück, 2014, Editora Vozes.
- Planejamento, Gestão e Legislação Escolar – Geraldo José Sant’Anna, 2014, Editora Érica.
- Saúde mental na escola – O que os educadores devem saber – Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Bressan, 2014, Artmed.
- Administração educacional: teoria, pesquisa e prática – Wayne Hoy, Cecil Miskel e C. John Tarter, 2015, Penso.
- Gestão democrática da educação: Desafios contemporâneos – Dalila Andrade de Oliveira, 2015, Editora Vozes.
- Gestão para resultados na educação – Izabela Murici e Neuza Chaves, 2016, Falconi Editora.
- Práticas inovadoras na formação de professores – Marli André (org.), 2016, Papirus Editora.
- A organização do currículo por projetos de trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio – Fernando Hernández e Monserrat Ventura, 2017, Penso.
- As coisas que você só vê quando desacelera – Como manter a calma em um mundo frenético – Haemin Sunim, 2017, Editora Sextante.
- Gestão educacional – Uma questão paradigmática – Heloísa Lück, 2017, Editora Vozes.
- Mindset – A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck, 2017, Objetiva.
- Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação – Ken Robinson, 2018, Penso.
- Gestão, liderança e clima escolar – Ana Cristina Prado de Oliveira, 2018, Appris Editora.
- Nós e a escola: Agonias e alegrias – Mario Sergio Cortella, 2018, Editora Vozes.
- Os setes saberes necessários à educação do futuro – Edgar Morin, 2018, Cortez Editora.
- Trabalho, educação e inteligência artificial – A era do indivíduo versátil – Rui Fava, 2018, Penso.
- A coragem para liderar – Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos – Brené Brown, 2019, BestSeller.
- Habilidades socioemocionais na escola – Roseli Bonfante, 2019, Juruá Editora.
- O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Telma Weisz e Ana Sanchez, 2019, Editora Ática.
- Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital – Dale Carnegie, 2020, Editora Sextante.
- Habilidades socioemocionais na educação – Antonia Benedita Teixeira, 2020, Appris Editora.
- Inclusifique – Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa – Stefanie K. Johnson, 2020, Benvirá.
- O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler) – Philippa Perry, 2020, Fontanar.
- Conversas corajosas – Elisama Santos, 2021, Paz & Terra.
- História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor – Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi e Lalo Watanabe Minto (org.), 2021, Alínea Editora.
- Educação escolar: Políticas, estrutura e organização – José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi, 2021, Cortez Editora.
- Organização e gestão da escola: Teoria e prática – José Carlos Libâneo, 2021, Heccus Editora.
- Aula Nota 10 3.0 – 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula – Doug Lemov, 2022, Penso.
Lembre-se de que essas obras são apenas algumas sugestões, e há muitos outros livros excelentes disponíveis para gestores escolares.
A leitura contínua é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional.
Em resumo, a leitura, os referenciais teóricos e a pesquisa acadêmica são pilares para uma gestão escolar eficaz. Ou seja, profissionais que investem tempo nesses para aprofundar a busca pelo conhecimento, sem dúvida, estão mais bem preparados para enfrentar os desafios da educação e promover mudanças positivas em suas instituições.
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