A escuta ativa, a observação, a empatia e a humildade são aprendizagens e práticas essenciais no dia a dia. Quando aliadas à confiança, ao respeito e à transparência, têm impactos ainda mais positivos e resultam em ambientes de trabalho mais eficientes, diversos e inclusivos.
No meu texto anterior (O papel transformador da liderança na Educação), falamos sobre como uma liderança presente, próxima e justa faz toda a diferença no dia a dia das instituições de ensino, com reflexos positivos em todo o ambiente escolar.
Hoje, quero expandir essa visão e falar um pouco mais sobre liderança, diversidade e inclusão. Especialmente, como são indispensáveis, tanto nas escolas, quanto nas organizações, no ambiente laboral.
Diversidade e inclusão passam pelas lideranças
O papel transformador da liderança passa por promover e incentivar ambientes de trabalho ricos, abrangentes e livre de preconceitos. Assim, a diversidade e a inclusão tornam as organizações mais inovadoras, criativas e lucrativas.
Vantagens e benefícios diferenciais que impactam as relações profissionais. Quando os funcionários trabalham e convivem com pessoas de diferentes origens e perspectivas, tornam-se mais propensos a compartilhar ideias e colaborar de forma eficaz.
Da mesma forma, os impactos positivos se estendem a todos que se relacionam com sua empresa, tornando-os mais predispostos a desenvolver relacionamentos comerciais mais próximos e lucrativos.
Sou testemunha de que organizações que promovem e incentivam a diversidade e a inclusão se tornam mais capazes de atender às suas próprias necessidades, bem como às expectativas de clientes, funcionários, fornecedores e da sociedade. Simples assim!
Impacto positivo e resultados da diversidade e da inclusão
Diversidade e inclusão são indispensáveis para o sucesso de qualquer organização. Pois, quando ela é diversa e inclusiva, é mais capaz de atender às necessidades de um público mais amplo. Da mesma forma, as empresas registram resultados sempre melhores quando a relação entre líderes e liderados é baseada em confiança, respeito e transparência.
Por isso, empresas que abrem espaço para a diversidade e adotam práticas como a escuta ativa, a observação e a empatia têm melhores condições de criar ambientes mais produtivos, eficazes e inclusivos.
Sobretudo, organizações com lideranças inclusivas que incentivam e respeitam a diversidade têm múltiplas soluções e mais facilidade para:
>> melhorar a qualidade do produto e do serviço prestado;
>> aumentar a satisfação de funcionários;
>> atender às expectativas dos clientes;
>> reduzir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários;
>> aumentar a produtividade e a eficiência.
Não aceitar preconceitos, racismo, homofobia, abusos e assédios
Quando uma empresa decide por diversidade e inclusão, um dos desafios é não aceitar nem tolerar comportamentos nocivos e prejudiciais, como preconceitos, bullying, racismo, homofobia, abusos e assédios no ambiente organizacional e nas relações com clientes e fornecedores.
Afinal de contas, um ambiente de trabalho tóxico, hostil e desmotivador prejudica a produtividade, o profissionalismo, o desenvolvimento de produtos e serviços e os resultados.
Por isso, aqui no superApp Diário Escola, estamos comprometidos em ser um exemplo nesse sentido: a política contra esse tipo de situação e comportamento é a tolerância zero.
Prezamos por um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, onde todos se sintam valorizados e respeitados, independentemente de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra característica pessoal.
Nós, os sócios-fundadores do superApp Diário Escola, vemos isso não apenas como uma obrigação moral ou como um investimento no profissionalismo e na produtividade de nossa equipe, como, de fato, o são. Mais do que isso, entendemos que é a coisa certa a se fazer!