Desenvolvimento da fala na infância
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Desenvolvimento da fala na infância: entenda fases e como estimular

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 7min 8seg

20 de março de 2025

Conheça as fases do desenvolvimento da fala do 0 aos 5 anos e dicas sobre como estimular habilidades vocais/comunicativas.

Uma parcela das crianças apresenta dificuldades no desenvolvimento da fala que podem ser observadas tanto por educadores quanto por familiares. As dificuldades podem variar entre pequenos atrasos na pronúncia até problemas que exigem apoio profissional.

Segundo a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância e Adolescência (ABRAPRAXIA), 5% a 10% das crianças em idade pré-escolar enfrentam algum tipo de dificuldade de comunicação — 3% são de Apraxia de Fala na Infância. Dessa forma, é importante que pais e cuidadores estejam atentos a esses sinais, pois identificar precocemente qualquer desafio pode fazer toda a diferença no futuro da criança.

A seguir, entenda melhor as fases do desenvolvimento da fala e saiba como proporcionar estímulos à comunicação oral.

Quais são as fases do desenvolvimento da fala?

Segundo o Departamento de Saúde das Crianças da Escola de Medicina da Universidade Stanford, o desenvolvimento da fala acontece em diversas fases. Podemos observar algumas delas desde o nascimento até os 5 anos:

Do nascimento aos 5 meses

Nos primeiros meses de vida, os bebês começam a explorar habilidades vocais, mesmo sem ainda dominarem a fala. Nessa fase, são comuns comportamentos como:

  • arrulha (sons suaves e alongados, como “aaaa”);
  • vocaliza sons de prazer e desprazer de forma diferente (risos, risadinhas, choro ou agitação);
  • faz barulho quando alguém fala com ele, reagindo à interação.

De 6 a 11 meses

Aqui, a compreensão da linguagem começa a se expandir. O bebê pode não falar muito, mas já começa a entender o que está ao seu redor. Nessa fase, os marcos são:

  1. entende o “não-não”;
  2. balbucia repetidamente (diz “ba-ba-ba”);
  3. diz “ma-ma” ou “da-da”, mas sem intenção de identificar a mãe ou o pai;
  4. tenta se comunicar por meio de ações ou gestos;
  5. tenta repetir os sons que ouve;
  6. diz a primeira palavra, normalmente algo simples como “mamã” ou “papá”.

De 12 a 17 meses

Nesse período, a criança começa a compreender ainda mais a linguagem e a se comunicar de forma mais específica. Os principais marcos dessa fase são:

  • responde a perguntas simples de forma não verbal (como balançar a cabeça para dizer “não”);
  • diz de 2 a 3 palavras para identificar pessoas ou objetos (a pronúncia ainda pode não ser clara);
  • tenta imitar palavras simples que ouve;
  • tem um vocabulário de quatro a seis palavras.

De 18 a 23 meses

Nessa etapa, o vocabulário da criança aumenta significativamente e ela começa a formar frases simples. Os principais marcos incluem:

  • vocabulário de aproximadamente 50 palavras, embora a pronúncia ainda possa ser confusa;
  • pede alimentos comuns pelo nome;
  • imita sons de animais, como “muu” para vaca;
  • começa a combinar palavras, como “mais leite”;
  • inicia o uso de pronomes, como “meu”;
  • usa frases de 2 palavras para se comunicar.

De 2 a 3 anos

Dos 2 aos 3 anos, a fala da criança começa a se tornar mais estruturada e compreensível, ainda que certas palavras possam ser difíceis de entender. Nessa fase, os marcos incluem:

  • conhece alguns conceitos espaciais, como “em” ou “sobre”;
  • usa pronomes como “você”, “eu” ou “ela”;
  • sabe algumas palavras descritivas, como “grande” ou “feliz”;
  • forma frases de 3 palavras;
  • a fala está se tornando mais clara, mas pode omitir sons finais;
  • responde a perguntas simples;
  • usa mais pronomes e começa a perguntar coisas, como “minha bola?”;
  • começa a usar plurais, como “sapatos”, e verbos regulares no passado, como “pulou”.

De 3 a 4 anos

Aos 3 e 4 anos, a fala da criança se desenvolve rapidamente, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade. Ela começa a se comunicar de modo mais criativo e expressivo. Os principais marcos incluem:

  • agrupa objetos em categorias, como alimentos ou roupas;
  • identifica cores;
  • usa a maioria dos sons da fala, mas pode distorcer alguns mais difíceis, como “l”, “r” e “s”;
  • estranhos conseguem entender grande parte do que é dito;
  • consegue descrever o uso de objetos, como “garfo” ou “carro”;
  • gosta de jogos de palavras e brinca com a linguagem;
  • usa verbos com terminações em “ando, endo, indo”, como “andando ou conversando”;
  • responde a perguntas simples, como “O que você faz quando está com fome?”;
  • repete frases.

De 4 a 5 anos

Nessa fase, a criança começa a desenvolver uma compreensão mais complexa da linguagem, incluindo conceitos abstratos e gramaticais mais avançados. Os marcos são:

  • compreende conceitos espaciais, como “atrás” ou “ao lado de”;
  • entende questões complexas;
  • a fala é compreensível, embora ainda cometa erros em palavras longas ou difíceis;
  • usa alguns verbos irregulares no passado, como “corrido ou caiu”;
  • descreve como fazer coisas, como pintar um quadro;
  • lista itens que pertencem a categorias, como animais ou veículos;
  • responde a perguntas do tipo “por quê?”.

Aos 5 anos

Aos 5 anos, o desenvolvimento da fala está bastante avançado, com a criança conseguindo participar de conversas elaboradas e entender nuances de linguagem. Os marcos dessa fase incluem:

  • compreende sequências de tempo (como o que aconteceu primeiro, segundo e terceiro);
  • consegue seguir uma série de três instruções;
  • entende rimas;
  • participa de conversas longas;
  • forma frases complexas e compostas, com 8 ou mais palavras;
  • descreve objetos e cria histórias imaginativas.

Essas são as fases principais do desenvolvimento da fala, que marcam o progresso da comunicação infantil desde os primeiros meses até a idade pré-escolar.

Quais são as melhores estratégias para estimular a fala?

Mesmo que cada criança tenha seu próprio ritmo, existem algumas maneiras de incentivar esse desenvolvimento de forma natural no dia a dia. Vamos às dicas!

Converse o tempo todo

Não importa se seu filho ainda não fala, converse com ele como se já estivesse entendendo tudo. Narrar o que você está fazendo – “Agora estamos colocando a comida no prato” ou “Vamos escolher uma roupa” – ajuda a criança a associar palavras às ações e objetos.

Leia histórias juntos

A leitura é uma das maneiras mais poderosas de estimular a fala. Escolha livros infantis com figuras grandes e histórias simples, e aproveite para fazer perguntas do tipo: “Onde está o cachorrinho?” ou “O que ele está fazendo?”. As perguntas ajudam as crianças a participar da experiência de leitura.

Cante músicas

As crianças adoram ritmo e repetição, e as músicas são cheias de palavras e frases que elas podem aprender com o tempo. Além disso, é uma atividade divertida que envolve toda a família.

Dê tempo para ela responder

Às vezes, os adultos acabam respondendo ou falando no lugar da criança. Mas é importante dar tempo para ela processar e tentar se expressar. Mesmo que a resposta não seja imediata, aguarde um pouco e incentive-a a tentar.

Desenvolvimento da fala na infância

Quais são os sinais de alerta e quando buscar ajuda?

Quanto mais cedo identificarmos possíveis dificuldades na fala da criança, melhor será para ela superar esses desafios e se desenvolver. A seguir, vamos ver alguns sinais de alerta que indicam quando buscar ajuda de um especialista:

  • até os 12 meses — se a criança não reage a sons, não tenta se comunicar por gestos (como apontar) ou não emite sons como balbuciar;
  • entre 12 e 18 meses — se ela ainda não fala palavras simples como “mamãe” ou “papá”, ou não tenta imitar sons, ou palavras que ouve;
  • entre 18 e 24 meses — se a criança não entende instruções simples, como “pega a bola”, ou tem um vocabulário muito pequeno para a idade (menos de 20 palavras);
  • aos 2 anos — se ela ainda não forma frases de duas palavras, como “mais água”, ou se outras pessoas têm muita dificuldade para entender o que ela fala;
  • aos 3 anos — se a fala da criança ainda é muito difícil de compreender ou se ela não faz frases simples e tem dificuldade em seguir instruções básicas.

Como vimos, as diferentes fases do desenvolvimento da fala apresentam suas próprias surpresas e desafios. Mas não se preocupe, porque cada criança tem seu próprio ritmo! O importante é que, como pais e cuidadores, temos a oportunidade de sermos parte ativa desse processo, podendo contribuir para um bom desenvolvimento na comunicação.

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