Uma pessoa abrir 17 contas-poupança parece loucura, não é mesmo? Pois é, foi o que o Léo e eu fizemos quando nos demos conta de que as coisas não cairiam do céu para nós e teríamos que criar estratégias para realizar os desejos e as necessidades ao longo do tempo. Isso foi há mais de 20 anos e aprendemos demais com essa iniciativa.
Tudo isso porque naquela época era MUITO difícil guardar dinheiro, tivemos uma queda nos rendimentos dos negócios, o Léo havia contraído dívidas e não sobrava dinheiro. Havíamos lido um livro que sugeria listar objetivos e começar a separar dinheiro em diferentes contas, mesmo que pequenas quantidades, para realizar cada um deles. Era o “famoso pague-se primeiro”, que nunca havíamos praticado, mas que foi poderoso em vários sentidos.
Primeiro, porque nos forçou a definir objetivos, pensar e listar o que realmente queríamos e precisávamos concretizar onde o dinheiro era um dos itens necessários. Segundo, porque desenvolvemos o hábito de guardar parte do dinheiro gerado, assim que o recebíamos. Terceiro, porque nos mostrou o poder do pouquinho ao longo do tempo. E, quarto, porque aprendemos a curtir a jornada de concretizar objetivos muito antes de conquistá-los definitivamente, que foi um ótimo exercício de gratidão, redução de desperdícios e planejamento de sonhos maiores e mais significativos.
Atualmente com as contas remuneradas, bancos digitais e várias opções de investimentos, não mantemos as contas-poupanças, mas seguimos com os objetivos listados e guardando dinheiro mensalmente dentro do nosso planejamento para viajar, manter em dia o IPVA, IPTU, seguros, atividades de lazer, manutenção dos bens, comemorações, gastos extras… enfim, direcionamos o dinheiro para os itens que são prioridade em nossa vida e, assim, colocamos o dinheiro “trabalhando” para nós em investimentos, cujo rendimento paga uma série de desejos e necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.
Aproveite que estamos começando um novo ano e liste as contas anuais que fazem parte do seu orçamento, os desejos que gostaria de realizar, os cursos, as contribuições, as viagens, as pessoas queridas que quer visitar ou presentear. Será que chegará em 17 ou algo perto disso?
Comece a separar uma quantia para cada um desses itens e aplique em investimentos com rendimento acima da inflação. Você perceberá como é gostoso ter o total ou parte do dinheiro para honrar compromissos fixos e poder concretizar simultaneamente vários objetivos porque se planejou e teve a disciplina de fazer um pouquinho a cada mês.
Se tem filhos, isso será um ótimo exemplo para eles. Autoconhecimento, planejamento, autocontrole e persistência são habilidades essenciais para quem quer construir sustentabilidade financeira e ampliar realizações. Que cada dia seja repleto de sonhos concretizados e que o controle sobre seu fluxo financeiro transforme-se em automático, algo leve e divertido. Conte conosco!