Família

Como você tem aproveitado o tempo de qualidade com seus filhos?

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 8min 32seg

29 de janeiro de 2025

Afinal, o que é tempo de qualidade? E por que é importante passá-lo com os filhos? Confira um guia prático para aproveitar o tempo disponível em família! 

Em meio à correria do dia a dia, muitos pais sentem a necessidade de encontrar momentos especiais para cultivar tempo de qualidade com os filhos, mas você sabia que nem sempre é tão difícil investir nesse tipo de cuidado? 

O tempo de qualidade não é apenas uma expressão bonita, e sim uma forma de criar laços mais fortes e construir memórias que durarão toda a vida. São aqueles momentos que não têm pressa, em que a atenção é inteiramente dedicada ao próprio momento! 

Nos próximos minutos, vamos apresentar maneiras de aproveitar esses momentos especiais com os pequenos e com os já crescidos, desde cozinhar juntos até embarcar em projetos em família. Continue a leitura para saber mais! 

O que é tempo de qualidade? 

O termo “tempo de qualidade” nada mais é que a qualidade das interações e do tempo dedicado a relacionamentos interpessoais. Em geral, isso envolve dedicar atenção plena a outra pessoa para fortalecer os laços emocionais e a compreensão mútua. 

“Muitos pais desejam ter um relacionamento profundo com seus filhos, mas se esquecem que são nas ações do dia a dia que vão construindo essa relação, quando conseguem estar verdadeiramente presentes, ou seja, quando passam tempo de qualidade”, afirma Karine Souza, pedagoga. 

Conforme ela, existem várias formas de medir o tempo e o tempo de qualidade com filhos definitivamente não é contado no relógio. Pais que trabalham no modelo remoto talvez acreditem que ficam o dia inteiro com seus filhos, mas talvez não dediquem a atenção suficiente. 

Passar tempo de qualidade com os filhos é importante para fortalecer o vínculo, criando memórias afetivas e uma relação verdadeira com eles, além de passar segurança e favorecer o desenvolvimento socioemocional da criança ou adolescente. Muitos pais desejam ter um relacionamento profundo com seus filhos, mas se esquecem que são nas ações do dia a dia que vão construindo essa relação, quando conseguem estar verdadeiramente presentes, ou seja, quando passam tempo de qualidade. 

Como se organizar para ter tempo de qualidade com os filhos? Quais dicas de organização são importantes? 

Segundo a pedagoga, “temos muitas atividades no cotidiano e o primeiro ponto para ter tempo de qualidade é limitá-lo. Mais vale ter uma a duas horas por semana em que você está realmente disponível do que acreditar que estar em um mesmo ambiente que seu filho já é o tempo de qualidade. 

Quando você estiver passando este tempo de qualidade, elimine distrações como celular, TV e outras telas. Se possível, pense em programas que podem ser feitos. Crianças menores podem curtir uma caminhada pelo bairro, enquanto crianças um pouco maiores talvez prefiram jogos e brincadeiras. Veja o que dá mais certo de acordo com a natureza do seu filho, crie um ritmo para este momento e deixe sempre espaço para inovações”. 

Qual a importância da escuta e de estar presente nesses momentos de tempo de qualidade? 

“Muito mais do que estar junto em um mesmo ambiente, o tempo de qualidade tem a ver com relacionamento, criação de empatia e um processo contínuo de conhecer o outro. Isso só será possível por meio de uma escuta profunda, de um processo atencioso e, claro, de presença. Existem perguntas interessantes que você pode fazer para a criança, é uma forma de cultivar momentos de atenção, demonstrando seu interesse pela vida do seu filho” reforça Karine. 

A pedagoga afirma ainda que o tempo de qualidade contribui para o desenvolvimento cognitivo dos filhos, gerando maior autoconfiança e trabalhando positivamente na formação da autoestima. Crianças que têm tempo de qualidade com os pais também costumam ter maior maturidade emocional. 

Quais os benefícios de passar um tempo de qualidade com os filhos? 

O tempo de qualidade é importante por várias razões, pois desempenha um papel no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos saudáveis. Conheça algumas delas! 

Fortalecimento dos vínculos afetivos 

Ao dedicar tempo de qualidade a um relacionamento, as pessoas podem fortalecer os laços emocionais. Isso contribui para um senso mais profundo de conexão e intimidade. 

Compreensão mútua 

O tempo de qualidade permite que as pessoas se conheçam melhor. Conversas significativas e compartilhamento de experiências promovem uma compreensão mais profunda das emoções, valores e perspectivas do outro. 

Construção de memórias positivas 

Ao participar de atividades e compartilhar momentos importantes, as pessoas constroem memórias positivas. Elas podem servir como alicerces para relacionamentos duradouros e felizes. 

Promoção do apoio emocional 

Quando se investe em tempo de qualidade, é provável que as pessoas estejam presentes para oferecer apoio emocional durante os desafios e dificuldades. Isso fortalece a relação! 

Melhoria da comunicação 

Comunicar-se nem sempre é fácil, especialmente quando estamos falando de crianças e adolescentes. No entanto, passar um tempo de qualidade com os filhos ajuda (e muito!) nesse quesito, reduzindo mal-entendidos e conflitos. 

Bem-estar emocional 

Relacionamentos saudáveis estão ligados ao bem-estar emocional. O tempo de qualidade contribui para um ambiente emocionalmente positivo, promovendo a felicidade e a satisfação. 

O tempo de qualidade contribui para o desenvolvimento cognitivo dos filhos, gerando maior autoconfiança e trabalhando positivamente na formação da autoestima. Crianças que têm tempo de qualidade com os pais também costumam ter maior maturidade emocional.” – Karine Souza , pedagoga 

Prevenção de distanciamento 

À medida que as vidas ficam ocupadas, é fácil para os relacionamentos se tornarem distantes. Imagine, então, quando o assunto envolve pais, filhos e suas rotinas corridas. O tempo de qualidade é uma forma de prevenir o distanciamento, mantendo a conexão e a proximidade emocional. 

Como aproveitar o tempo de qualidade com os filhos? 

Agora, confira algumas ideias de como aproveitar o tempo com seus filhos com qualidade, parceria e, claro, muito carinho! 

O tempo de qualidade envolve dedicar atenção plena e significativa a outra pessoa durante um período específico, visando fortalecer os laços emocionais, a compreensão mútua e a conexão emocional. 

Aproveitar as folgas para lazer 

Aproveitar as folgas para o lazer em família é uma maneira excelente de dedicar tempo de qualidade aos filhos. Seja um dia inteiro ou apenas algumas horas, planejar atividades divertidas e relaxantes cria oportunidades para construir memórias positivas. 

Podem ser passeios a parques, idas à praia, viagens curtas ou simplesmente ficar em casa desfrutando de momentos descontraídos. 

Cozinhar juntos 

Cozinhar em família é uma atividade que não apenas proporciona refeições deliciosas, mas também fortalece os laços familiares. Envolvendo os filhos no processo de preparação das refeições, você, além de compartilhar habilidades práticas, cria um ambiente colaborativo e divertido na cozinha. 

Fazer refeições com calma 

Dedicar tempo para fazer refeições com calma é uma prática valiosa. Desligar as distrações eletrônicas, sentar-se à mesa e aproveitar o momento promove a comunicação aberta. 

É uma oportunidade para compartilhar histórias do dia, discutir eventos importantes e simplesmente desfrutar da companhia uns dos outros, criando uma atmosfera de união familiar. 

Fazer atividade física juntos 

Engajar-se em atividade física em família é uma maneira divertida e saudável de passar o tempo juntos. Pode ser uma caminhada, andar de bicicleta, praticar esportes ou participar de aulas de exercícios em grupo. 

Além de promover um estilo de vida ativo, essa prática fortalece os laços familiares e proporciona momentos de diversão e risadas. Ou seja: só vantagens, não é mesmo? 

Sessão-cinema 

Organizar uma sessão de cinema em casa é uma atividade relaxante e divertida para a família. Escolham filmes que todos possam desfrutar, preparem algumas guloseimas e transformem a sala em um cinema caseiro. 

Isso não apenas oferece entretenimento, mas também cria um ambiente acolhedor para compartilhar experiências e discutir os filmes juntos. E o legal é que também pode se tornar uma tradição em família, como um filme toda sexta-feira. 

Jogos e brincadeiras 

Jogos e brincadeiras são formas eficazes de promover a interação e a diversão em família. Sejam jogos de tabuleiro, cartas ou atividades ao ar livre, a competição amigável e a colaboração proporcionam momentos significativos. 

Essa é uma maneira excelente de criar lembranças divertidas enquanto desenvolvem habilidades sociais e cognitivas. 

Passeios culturais gratuitos 

Explorar a cultura local por meio de passeios gratuitos é uma opção acessível e educativa. Museus, exposições, eventos culturais ao ar livre ou visitas a locais históricos oferecem oportunidades para aprender juntos, estimulando o interesse nas artes e na história, enquanto desfrutam momentos de qualidade em família. 

Realização de projetos juntos 

Embarcar em projetos em família, como montar um quebra-cabeça, criar uma horta caseira, pintar ou construir algo, é uma maneira de compartilhar objetivos comuns. Essa é uma ideia legal porque valoriza os interesses de todos os envolvidos, fazendo com que seja possível aprender mais sobre quem você ama. 

Conforme a pedagoga, “crianças menores podem curtir uma caminhada pelo bairro, enquanto crianças um pouco maiores talvez prefiram jogos e brincadeiras. Veja o que dá mais certo de acordo com a natureza do seu filho, crie um ritmo para este momento e deixe sempre espaço para inovações”. 

Organizar o tempo para garantir momentos de qualidade com os filhos realmente exige um pouco de planejamento. Utilize aplicativos de gestão de tempo para celular ou calendários compartilhados para organizar a rotina familiar. Você pode programar lembretes de atividades importantes com os filhos e compromissos pessoais. 

Gostou de saber mais sobre como aproveitar o tempo de qualidade com os filhos? Esperamos que sim! Agora, coloque as dicas em prática e cultive um relacionamento mais próximo com os seus maiores tesouros. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter para receber nossas dicas. 

 

 

 

O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Francisco, o papa
Notícias

Francisco, o Papa da Esperança e da Misericórdia: Um Legado de Acolhimento e Humanidade para a Educação Global  

Studio Ghibli
Notícias

Para além da trend: O que aprender com os filmes do Studio Ghibli  

Studio Ghibli

Para além da trend: O que aprender com os filmes do Studio Ghibli  

Entenda a importância da intervenção pedagógica e confira as principais etapas desse processo.
Conteúdo formativo

Intervenção pedagógica: o que é e quando é necessária?

Entenda a importância da intervenção pedagógica e confira as principais etapas desse processo.

Intervenção pedagógica: o que é e quando é necessária?

Dia da Terra
Dicas

Dia da Terra: nosso planeta está emitindo sinais de socorro 

Dia da Terra

Dia da Terra: nosso planeta está emitindo sinais de socorro 

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: