O lugar de fala da mulher no mundo literário tem sido conquistado aos poucos.
Entre os séculos XVIII e XIX, a mulher não tinha autonomia para assumir seu próprio posicionamento intelectual e discursivo, e uma luta que transcende gerações foi travada.
Em dois séculos muitas conquistas aconteceram e nomes importantes surgiram para abrilhantar e posicionar as mulheres como donas de seus discursos, sendo isso no Brasil e no mundo.
O empoderamento literário ressignifica a busca por igualdade, afinal, não se trata da busca por privilégios, mas sim, pelo reconhecimento da mulher em práticas discursivas.
A FTD Educação possui uma gama incrível de livros de autoras e ilustradoras empoderadas, além de histórias protagonizadas por mulheres fortes e posicionadas.
Conheça as obras:

Autora: Marcia Kupstas
A autora, ao longo de mais de 30 anos de carreira, se especializou em retratar a adolescência em diversos aspectos. Já publicou mais de 170 livros, todos voltados para o público jovem.
O livro Fronteiras traz uma inesquecível viagem que transforma a maneira como a protagonista Maurícia encara a vida, libertando-a de medos e ansiedades com os quais ela convive em seu dia a dia.

Autora: Rita Carelli
Ilustradora: Anabella López
Rita Carelli nasceu em São Paulo, mas passou momentos importantes da infância entre índios, especialmente com os Enauenê-Nauê. Foi daí a inspiração para o livro, coleções e histórias.
Anabella López é argentina, formada em Design Gráfico e também é professora de Ilustração. Já publicou mais de 30 livros, inclusive com premiações, como o Jabuti.
Este livro é fruto dessa inesquecível experiência pessoal, que de forma sensível e divertida, aborda a importância de compreender, respeitar e valorizar diferentes modos de vida.

Autora: Sylvia Orthof
Ilustradora: Joana Lira
Silvia Orthof foi uma das mais criativas escritoras brasileiras, com cerca de 120 títulos publicados para crianças e jovens, entre contos, peças teatrais e poesias.
Joana Lira é artista gráfica pernambucana. Realizou também exposições de pintura e cerâmica e já foi indicada ao Prêmio Jabuti.
A protagonista deste livro é Doralice, uma garota de 13 anos que vive de contar histórias nas páginas de seus cordéis, que expõe nas férias do Nordeste. A obra apresenta uma mulher fazendo cordel, o que geralmente costuma ser feito por homens.

Autora: Luana Chnaiderman de Almeida
Ilustradora: Catarina Bessell
A autora, nascida em São Paulo, é Mestre em Letras, professora de Português para alunos do Ensino Médio.
A ilustradora é arquiteta e possui um ateliê de Artes Gráficas. Colabora em revistas e ilustrou diversos livros. Já participou da exposição Arte e Cinema no Museu da Imagem e Som.
Em Fuga, uma adolescente embarca numa viagem arriscada e convida o leitor a aprender a ver o mundo com os próprios olhos.
Essas e outras obras maravilhosas você encontra na FTD Educação!
Compartilhe com professores, gestores, amigos e inspire a leitura.
Acesse www.ftd.com.br e conheça mais!