Uma comunicação clara, objetiva e bem aplicada pode ser o combustível para o sucesso do engajamento.
Não basta somente ter o que dizer, é preciso saber como fazê-lo. Para começar, temos que ter em mente que quem vai ouvir são estudantes pais e professores, além de outros funcionários da instituição. A partir disso, aplicamos o marketing educacional – ou marketing escolar – como ferramenta para desenvolver e estruturar esse relacionamento.
Neste artigo, você encontra dicas para aplicar o marketing educacional em sua escola. Aproveite e confira a estratégia de marketing digital que a FTD Educação preparou para te ajudar!
Afinal, a captação e a retenção de alunos se dão, de forma expressiva, por meio da gestão dessa relação. Não basta uma estrutura física significativa e bem aparatada, é preciso ter alicerce de engajamento expansivo, e é aqui que entra a comunicação.

Entenda como desenvolver o marketing educacional através das redes e mídias digitais:
• Persona digital: crie uma representação hipotética do cliente (público-alvo) de um negócio. Para tanto, dados reais devem ser colhidos para estimar, quantificar e alcançar o cliente.
• Personalização: o público-alvo quer se ver representado, portanto, segmentar o assunto é importantíssimo.
• Conteúdo: invista em produção de conteúdos que representem a escola (negócio), a fim de atingir diretamente seu público-alvo (pais de estudantes e estudantes). A comunicação tem que ser instigante e chamativa, com o objetivo de despertar o interesse do cliente.
• Redes sociais: além de usadas como veículos de interação, as redes sociais são também ferramentas poderosíssimas para gerar engajamento, leads e conversões. Por isso, é importante estar presente no território on-line.
• Seja acessível: coloque-se à disposição, crie meios descomplicados para falar com seu público e responda com rapidez. Estabeleça uma comunicação efetiva com as famílias e os alunos.
• Invista: usar mídia paga é necessário, não se apoie apenas em captação orgânica. Fale, propague sua mensagem e, em ações de campanhas que julgar mais importantes, invista recursos financeiros.
• Encontre porta-vozes: os influencers de Educação, como edutubers, booktubers, professores e palestrantes, podem se tornar parcerias cruciais para mostrar a credibilidade de um negócio, além de gerar grande visibilidade para a escola.

Além do digital
A mídia impressa, como os OOH (Out off Home), é uma maneira de falar com seu público por meio de apelos visuais físicos. Pode ser em formato outdoor, busdoor e anúncios em revistas, por exemplo.
Esse tipo de estratégia já faz parte do ambiente em que a pessoa está inserida e pode prender a atenção sem interrupções.
Como a FTD pode te ajudar?
Sabendo da importância do marketing digital para as escolas, a FTD Educação prepara, anualmente, uma estratégia de marketing completa para apoiar sua escola durante a Campanha de Matrículas, estruturada basicamente em:
1 – Iniciar a comunicação com as famílias no momento mais oportuno.
2 – Dar destaque aos diferenciais que são oferecidos pela escola.
3 – Reter estudantes já matriculados e alcançar novos.
4 – Manter uma comunicação persistente a fim de garantir matrículas tardias.
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