Educador, falar de prevenção e conscientização contra a violência sexual infantil não precisa ser um tabu. De forma lúdica, adequada ao nível das crianças, mas bastante assertiva, devemos ensinar as crianças como interromper esse ciclo. Ter entendimento e autonomia sobre o próprio corpo é fundamental nesse processo. Abaixo, você encontra 4 dicas da Campanha Defenda-se e materiais que podem ser usados na sala de aula para abordar o tema.
Mina e suas luzinhas: em defesa da infância e Um bairro contra o silêncio: em defesa da vida
Os livros são voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental e abordam os direitos da criança e do adolescente e a importância em não manter o silêncio frente a situações de perigo. https://defenda-se.com/publicacoes/
Guia do Professor
Ao adotar os livros acima, o professor tem acesso a um guia que indica a melhor forma de lidar com o tema e com situações reais de abuso, além de propostas didáticas para reforçar os ensinamentos do material.
O ambiente digital pode ser muito divertido, mas também pode esconder perigos. Pensando nisso, a Campanha Defenda-se criou vídeos sobre autodefesa e segurança on-line. As situações abordadas são facilmente reconhecidas pelas crianças e as ajudam a lidar e a estarem preparados aos problemas reais.
Internet sem vacilo
A Campanha Internet Sem Vacilo da UNICEF traz uma série de materiais digitais com dicas para estudantes, pais e professores se protegerem dos riscos on-line. Vale a pena conhecer, estudar o material e até levar para a sala de aula.