Entenda como Letramento Digital pode transformar sua prática educacional!
A evolução da humanidade sempre andou em paralelo com a tecnologia. Desde os primórdios veem avançando em diversas áreas, da criação da roda à revolução tecnológica em constante evolução, trazendo grandes mudanças.
Na Educação não é diferente: experienciamos da Educação oral e dos livros para tablets, e hoje para plataformas educacionais. Atualmente, com ajuda da tecnologia, a Educação avançou de uma maneira impactante, trazendo novas ferramentas como o Microsoft Teams, Google Classroom e diversas plataformas de avaliação educacional.
No entanto, a pandemia de COVID-19 acelerou drasticamente essa demanda e expôs um dos maiores desafios da área: o letramento do digital. O fato de, repentinamente, todos os agentes precisarem lidar com plataformas on-line para comunicação, gestão de ensino e aprendizagem evidenciou a falta de letramento digital, formalmente chamado de “alfabetização digital”, da maior parte dos gestores e professores.
Desse modo, essa área necessita de outros esforços e melhorias e uma das estratégias é o desenvolvimento do letramento digital, o que permitirá superar este obstáculo e melhorar as práticas pedagógicas e de gestão educacional.
O que é Letramento Digital?
O Letramento Digital não se limita ao uso de plataformas educacionais; trata-se da capacidade de avaliar e aplicar criticamente tecnologias em um ambiente de ensino. Gestores e professores não são apenas os operadores de plataformas de ensino e controle, mas também os que efetivamente integrarão essas tecnologias à sua atividade profissional.
Segundo Freitas (2010), o letramento digital implica a capacidade de transformar a informação digital em conhecimento pedagógico, promovendo a interatividade e a personalização do ensino.
Isso nos leva a refletir: Os gestores e professores estão realmente preparados para utilizar essas novas ferramentas? Qual é o nível de letramento digital presente nas escolas?
A preparação de gestores e professores para o uso de novas ferramentas digitais é bastante heterogênea entre regiões, instituições e níveis de ensino. Sem dúvida, o letramento digital das escolas é sensível diretamente a questões como acesso à tecnologia, infraestrutura, formação continuada e mesmo a convivência e familiaridade com recursos digitais.
Muitos professores tiveram o letramento digital acelerado devido à necessidade de se enquadrarem a um novo formato de ensino à distância durante a pandemia, no entanto, nem sempre essa aceleração veio com infraestrutura apropriada ou formação ideal, especialmente se analisados países ou regiões mais distantes ou de menor investimento educacional.
Em várias escolas, gestores e professores encontram dificuldade para utilizar as plataformas de avaliação e tecnologias educacionais, tanto em termo técnico, quanto pedagógico. Por outro lado, da mesma forma, temos exemplos de escolas que investiram na capacitação dos seus colaboradores, ocasionando em nível avançado de letramento digital.
Determinadas iniciativas, como treinamentos específicos e o suporte técnicos-pedagógicos, têm sido implantados para reduzir esses vácuos. Todavia, ainda existe resistência e adversidades que passam pelo temor de novas tecnologias, juntamente com o tempo escasso para formações, e a necessidade de ajustar o planejamento pedagógico.
Portanto, o nível de letramento digital é desigual nas escolas, com desafios persistentes em várias e avanços substanciais em outras.
O letramento digital também é algo fundamental para os estudantes. Eles apreendem e são avaliados através das plataformas educacionais, por isso precisam estar preparados para esta nova realidade da competência digital. A integração no currículo é, portanto, demanda real para escolas, pois afeta diretamente o futuro dos estudantes em todas as áreas do trabalho.
Apoiar ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas e ao uso crítico dessa ferramenta digital é essencial ao avanço do letramento digital.
Formação continuada: a chave para o sucesso
A formação continuada é essencial para usufruir ao máximo os recursos oferecidos pelas plataformas educacionais. Ao longo do período da pandemia, vimos os gestores e professores impelidos a aprenderem a manusear as novas ferramentas digitais em um curto espaço de tempo, e a formação contínua foi essencial para apropriação adequada e eficaz.
A criação de um planejamento de formação voltadas para o letramento digital e para uso pedagógico das plataformas digitais são primordiais para que os gestores e professores possam incorporar de forma eficiente essas tecnologias em sua prática docente. Ao dominar estas ferramentas, os docentes podem aproveitar os dados extraídos e se planejar de forma mais eficiente para suas aulas e tomadas de decisões.
Para aprimorar o letramento digital é fundamental integrar a tecnologia de forma eficaz ao corpo docente , pois uma formação continuada de excelência é essencial.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais ela pode contribuir:
1. Atualização constante: As tecnologias evoluem rapidamente, e a formação continuada mantém os educadores atualizados sobre novas ferramentas e metodologias. Isso ajuda a evitar que as práticas fiquem obsoletas.
2. Desenvolvimento de competências digitais: Muitos professores ainda não têm domínio total de ferramentas digitais. A formação oferece a oportunidade de aprender a utilizar plataformas de ensino, sistemas de gestão escolar, ferramentas de avaliação e outros recursos tecnológicos.
3. Integração pedagógica: Não basta conhecer as ferramentas, é necessário entender como aplicá-las no ensino de forma pedagógica. A formação continuada ajuda a desenvolver estratégias para usar a tecnologia de forma significativa, focando em como melhorar o aprendizado dos estudantes.
4. Apoio à inovação: Educadores mais bem formados tendem a estar mais dispostos a experimentar novas abordagens pedagógicas, como ensino híbrido, gamificação e metodologias ativas. A formação continuada oferece o suporte teórico e prático para inovar com segurança.
5. Resolução de problemas: Professores e gestores podem encontrar dificuldades técnicas ou desafios ao tentar implementar novas tecnologias. A formação continuada proporciona um espaço para discutir problemas, compartilhar soluções e aprender com a experiência de outros profissionais.
6. Autonomia tecnológica: Com a capacitação contínua, os professores se tornam mais autônomos no uso de tecnologias, diminuindo a dependência de suporte técnico e aumentando a capacidade de personalizar o ensino digital.
7. Oferecer visão da aprendizagem para família: A escola que assegura um processo de letramento digital tem mais opções em mostrar para as famílias e comunidade escolar os avanços e dificuldade dos estudantes baseado em evidências, o que aproxima mais a família da escola e adensa o suporte à aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
Em resumo, a formação continuada fortalece a confiança dos educadores em utilizar ferramentas digitais, aumentando a eficiência, melhorando a qualidade do ensino e tornando as escolas mais preparadas para os desafios da era digital.
O futuro das Plataformas de Avaliação Educacional
Durante o percurso, o impacto da tecnologia na Educação só aumentará, uma vez que as plataformas de avaliação educacional evoluirão e se tornarão mais sofisticadas, fornecendo um nível ainda mais detalhado de dados e ferramentas analíticas ainda mais poderosas.
A prática de coletar informações e formular recomendações para o ensino com base em dados continuará a se integrar ao ensino, com o letramento digital ainda sendo uma habilidade essencial para estudantes e professores. E, com o desenvolvimento das plataformas de avaliação, o próprio futuro da Educação se transformará em um campo mais personalizado e eficiente, em que cada estudante é acompanhado para ajustar e orientar as atividades na direção de necessidades bastante específicas.
Como resultado, a Educação de alta qualidade se tornará eficiente e inclusiva, atendendo a todos de forma mais eficaz.
Quais os benefícios de utilizar Plataformas de Avaliação Educacional?
As plataformas educacionais ou de avaliação, já existiam antes da pandemia e foram aprimoradas se tornando fundamentais para o ensino remoto e híbrido. As ferramentas, geralmente, são alinhadas ao modelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), garantindo continuidade do ensino-aprendizado dos estudantes, mesmo a distância. Ademais as plataformas trouxeram avanço também para tomadas de decisão no planejamento educacional a curto, médio e longo prazo.
Recursos das Plataformas de Avaliação na tomada de decisão
As plataformas de avaliação educacional oferecem uma série de recursos que auxiliam na tomada de decisão pedagógica e administrativa. Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Análise de dados em tempo real
Um dos principais recursos das plataformas de avaliação é a capacidade de gerar dados em tempo real. Isso permite que gestores e professores acompanhem o desempenho dos estudantes instantaneamente, sem a necessidade de longos processos de correção manual. Com essa agilidade, é possível identificar rapidamente quais áreas do conteúdo necessitam de mais atenção ou reforço.
- Relatórios detalhados e personalizados
As plataformas oferecem relatórios personalizados para cada nível de usuário — professores, gestores e até mesmo estudantes e pais. Esses relatórios detalham o desempenho por competência, habilidade e conteúdo, e outros, permitindo uma visão clara sobre quais tópicos precisam ser reforçados. Para gestores, os relatórios podem ajudar a tomar decisões estratégicas sobre a alocação de recursos, a formação de professores e o ajuste de currículos.
- Identificação de lacunas no aprendizado
Utilizando tecnologias avançadas como a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é amplamente aplicada em exames como o ENEM, por exemplo, as plataformas conseguem identificar lacunas específicas no aprendizado dos estudantes. Essa identificação detalhada de fraquezas individuais e coletivas permite intervenções pedagógicas mais precisas e direcionadas, tornando o ensino mais eficaz.
- Comparativos de desempenho entre turmas e escolas
Outro recurso poderoso é a possibilidade de comparar o desempenho de turmas e escolas, o que é particularmente útil em redes educacionais maiores. Com isso, os gestores podem identificar quais escolas ou professores estão obtendo melhores resultados e replicar boas práticas em outras unidades.
- Previsão de desempenho futuro
Algumas plataformas de avaliação utilizam algoritmos preditivos para projetar o desempenho futuro dos estudantes com base em seus resultados anteriores. Isso é útil para prever como os estudantes podem se sair em exames futuros, como o ENEM ou avaliações estaduais e nacionais, e ajustar o ensino de forma antecipada para melhorar esses resultados.
- Tomada de decisão baseada em evidências
Um dos maiores benefícios das plataformas de avaliação é fornecer dados baseados em evidências. Ao invés de tomar decisões baseadas apenas em intuição ou suposições, gestores e professores podem usar dados concretos para ajustar o ensino e planejar intervenções. Esse enfoque baseado em dados promove uma cultura de melhoria contínua e responsabilidade educacional.
- Acompanhamento de evolução ao longo do tempo
Além de avaliações pontuais, as plataformas permitem o acompanhamento do progresso dos estudantes ao longo do tempo. Com isso, professores podem observar o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes durante o ano letivo e ajustar o plano de ensino conforme necessário.
Conclusão
As plataformas educacionais oferecem várias possibilidades que não só apoiam a avaliação da aprendizagem dos estudantes, mas também a tomada de decisões estratégicas pedagógicas. Com o apoio da tecnologia, essas plataformas fornecem dados, identificam pontos a melhorar, comparam o desempenho das escolas e até mesmo podem prever o desempenho futuro dos estudantes.
No entanto, é vital investir no letramento digital e no desenvolvimento contínuo dos gestores e professores, para que saibam como usar as ferramentas e garantir o uso pleno. Diante exposto, no decorrer da história, a humanidade evolui observando a natureza até a Educação formal. O futuro da Educação é, também, digital e as plataformas de avaliação educacional são parte essencial desse futuro.
Referências
PEREIRA, L. N.; FERREIRA, M. O. S. Letramento Digital e Prática Pedagógica: Uma Abordagem sobre a Importância da Formação Continuada na Educação. SciELO Preprints, 2022.
FREITAS, M. T. A. Letramento Digital e a Formação de Professores. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 335-352, 2010.
TINÉ, Sandra Zita Silva. Avaliação e Tecnologia. Brasília-DF: Produção da Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração, 2016. Disponível em: [avaliacao_e_tecnologia.pdf]