Família Uncategorized

Cosplay: Conheça esse universo que une famílias e geeks em uma paixão 

Por Bárbara Barbero

Estimativa de leitura: 6min 57seg

16 de janeiro de 2024

Saiba como a comunidade Cosplayer tem ganhado espaço no Brasil e conquistado relevância na maior convenção geek do mundo. 

Myrtle Rebecca Nolan na WorldCon em 1939. 

A arte do cosplay combina criatividade e paixão para dar vida a personagens que marcam gerações por meio de histórias. Seja um personagem animado de um anime, ilustrado em uma HQ ou até mesmo recriado numa versão contemporânea, os amantes dessa arte se empenham e se juntam no maior evento geek do mundo: a Comic Con Experience (CCXP). 

A origem do cosplay se deu nos Estados Unidos, em 1939, durante o World Science Fiction Convection (Worldcon), onde Myrtle Rebecca Nolan apareceu fantasiada de uma personagem de ficção científica, com um figurino criado por ela mesma. Como não existem registros de outras pessoas também fantasiadas nesse evento, o título de primeira cosplayer foi creditado a ela. 

Cosplay na CCXP 

A maior convenção geek do mundo é a CCXP do Brasil, e claro que um evento desse tamanho seria o lugar ideal para expressar toda sua paixão por uma obra, personagem ou artista. Andando pelos corredores, a gente encontra diversos personagens, desde os mais clássicos, como a Branca de Neve, aos mais atuais, como personagens de animes.  

Mesmo que você não conheça todos os personagens que encontra, é impossível não parar para admirar todo o espetáculo que envolve a caracterização. 

“As pessoas se planejam para esse momento, criando suas fantasias meses antes, ensaiando suas performances cuidadosamente para ser o mais fiel possível ao personagem escolhido. É, de fato, hipnotizante.” 

A convenção também é um espaço para fortalecer os laços familiares e de amizade, sendo generoso tanto com quem já trabalha com cosplay quanto com quem é amador e faz apenas por hobby, como o casal Tuany Peralta e William Galvão, que estavam com a filhinha Esmee. Tive a sorte de encontrá-los assim que chegaram no espaço, e vê-los vestidos de família aquática, inspirados no Aquaman, um personagem da DC Comics, chamou não só a minha atenção, como a de muitos outros visitantes que paravam para tirar fotos e brincar com a pequena “Aquababy”. 

Perguntei a eles se era a primeira vez deles na CCXP e como estava sendo essa experiência acompanhados da pequena Esmee. 

“É muito emocionante porque a gente vem todos os anos, viemos em todos, desde o primeiro ano. Ano passado a minha esposa estava grávida, e hoje com a Esmee aqui, de cosplayzinho de sereia, está sendo muito emocionante.”, disse William. 

“Ano passado eu estava grávida e já foi muito diferente. E esse ano vai ser melhor ainda, porque é a primeira vez dela.”, complementou Tuany com brilho nos olhos ao olhar para a filha. 

Palco Creators e Cosplay Universe 

Dentro do espaço da CCXP, há o Cosplay Universe, que é um ambiente que conta com camarins, espelhos, armários e toda uma estrutura para atender aos cosplayers que desejam se arrumar dentro do evento. Cada detalhe é pensando para fazer a magia acontecer.  

Desfile de Cosplay no Palco Creator na CCXP 23 – Foto: Bárbara Barbero 

As grandes atrações da convenção se concentram nos palcos, recebendo artistas convidados e atrações surpresas, e não é diferente com o universo do cosplay. No palco Creators é possível assistir a um incrível desfile de cosplayers, com mais de 50 candidatos por dia. Os participantes entram numa apresentação rápida, fazem uma performance breve e esse é o momento mágico de brilhar. 

No palco, além de mostrar suas fantasias completas, os artistas também interpretam, contando com uma trilha sonora referente ao personagem, e conquistando a plateia que assiste vidrada desde a entrada até a saída de cada um. Na frente do palco ficam os jurados, que muito atentamente acompanham cada movimento. É fascinante assistir a todo o conjunto dos acontecimentos nesse momento épico. 

A vista é muito privilegiada, pois a disposição do palco Creators permite que todos possam se sentar e consigam ver nitidamente o que acontece, além de contar com o telão, que evidencia os melhores acontecimentos. 

Concurso Cosplay Master 

O Concurso Cosplay Master é um dos maiores campeonatos de cosplay do mundo, tanto em tamanho quanto em premiação. 

A primeira parte da competição é uma etapa qualificatória on-line, onde os cosplayers são avaliados pelo júri técnico e também pelo público. A votação acontece semanas antes da estreia da CCXP pelo site oficial da convenção. Apenas 12 cosplayers passam para a fase final, que acontece ao vivo, na Comic Con Experience, no Palco Creators, geralmente no último dia. 

São 5 cosplayers premiados, sendo o primeiro prêmio de alto valor: um carro 0 km. Todos os 5 ganhadores recebem par de ingressos para o evento do ano seguinte, e os classificados em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar ganham também quatro Action Figures colecionáveis exclusivas, que são bonecos/estatuetas de colecionadores. Demais, não é? 

A CCXP sob os olhos de uma Cosplayer Profissional 

A Mandie tem 31 anos e é cosplayer há 15 anos. Na CCXP 23, ela escolheu ir de Feiticeira Escarlate, uma personagem clássica da Marvel, que ganhou uma série chamada WandaVision na Disney Plus.  

Mandie de Feiticeira Escarlate na CCXP 23 – Foto: Mandie

Conversando com a Mandie sobre as dificuldades e ambições dessa carreira, ela compartilhou um pouco da sua longa jornada na comunidade cosplayer, do qual orgulhosamente faz parte. 

“Comecei no cosplay quando tinha 15 anos, e me despertou interesse porque eu me senti parte de um grupo. Eu tinha amigos que já faziam cosplay, e nós sempre íamos em eventos, então um dia para interagirmos, decidimos ir juntos, fantasiados. No começo eram eventos de anime, mas com o tempo fomos expandindo para outros entretenimentos, como filmes e séries. O primeiro cosplay que fiz, inclusive, foi da Misty, do Pokémon, e depois disso fui aprimorando.”, compartilhou Mandie. 

Perguntei sobre como ela acredita que a comunidade impacta na vida das pessoas que fazem parte dela. 

“Você faz parte de algo, e no momento que você faz parte de algo e aquilo também te diverte, você fica muito feliz com a interação. Por exemplo, uma vez eu estava de Homem-Aranha em um evento e um garotinho me pediu uma foto, independente se eu era homem ou mulher, e isso foi muito gratificante. Impacta na minha vida quando eu faço parte de algo e isso deixa outras pessoas felizes, principalmente as crianças. Elas não veem o cosplay como um esporte, elas veem realmente o seu herói vivo na sua frente, e é ótimo ter esse resultado!” 

E para finalizar, conversamos sobre os espaços e melhorias que a comunidade pode acolher. 

“Eu tenho algumas ressalvas sobre se há espaço para todos, porque ainda existe muito preconceito dentro da comunidade. Eu mesma, apesar de fazer cosplay há 15 anos, nunca participei de um concurso porque já ouvi críticas por ser acima do meu peso. Eu acho que a ideia do cosplay é para todos, e para o divertimento, mas ainda existem pessoas preconceituosas com suas fobias, que apesar de serem poucas, ainda existem.” 

Você pode conhecer mais do trabalho da Mandie no Instagram dela, @mandiezombie_cos. 

A magia existe na CCXP 

Viver a experiência do universo do Cosplay dentro da CCXP foi muito gratificante. Para além de redatora na FTD, também sou maquiadora artística e atriz, que são artes presentes na profissão Cosplayer. Embora eu nunca tenha me interessado em fazer parte da comunidade, é inegável o quanto me senti maravilhada e enfeitiçada pela magia presente na CCXP.  

A sensação era que eu estava em um universo paralelo, encantado, com personagens vivos na minha frente. É um espaço que alimenta a nossa criança interior e nos faz reviver um pouco da infância e adolescência, nos permitindo revisitar memórias e paixões. 

Desejo que a comunidade cresça muito mais, descubra cada vez mais talentos e seja um espaço de acolhimento e arte. Foi incrível e ano que vem tem mais!  

Tags Relacionadas:
Bárbara Barbero  
Graduanda em jornalismo pelo Faculdade Católica Paulista e estudante de teatro. Ama gatos, arte e as palavras.
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Família
Doenças respiratórias em crianças: 6 principais e como evitar no inverno!
Professor
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!
Conteúdo formativo
E-book: 5 estratégias para um plano de marketing de sucesso para sua escola 
E-book: 5 estratégias para um plano de marketing de sucesso para sua escola 
ansiedade infantil
Família
Ansiedade em crianças: como identificar e ajudar os mais novos?
ansiedade infantil
Ansiedade em crianças: como identificar e ajudar os mais novos?

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: