Como enganar seu cérebro para aprender mais! Entenda o efeito super Mário na aprendizagem.
Você já deve ter ouvido falar sobre o conceito de gamificação na educação, em que elementos de jogos são usados em ambientes de aprendizagem para aumentar o engajamento dos estudantes e tornar o processo educativo mais divertido e atraente.
E se eu disser que o encanador mais famoso do mundo dos games também pode ajudar você a aprender mais e melhor? É hora de conhecer o Efeito Super Mário na aprendizagem!

ㅤ
O que é o Efeito Super Mário?

Em seu jogo, Mario passa por diferentes obstáculos para salvar a princesa Peach do vilão Bowser. O personagem valoriza a estratégia e está sempre superando desafios, mesmo depois de cair em diversas armadilhas.
E é essa persistência que pode nos ajudar a aprender melhor! Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, chamou de Efeito Super Mario a maneira como a nossa visão sobre nossos fracassos afeta diretamente a nossa aprendizagem.
A ideia é entender que o fracasso não é um obstáculo, mas uma oportunidade de aprender. Essa atitude direciona nosso foco e aumenta as nossas tentativas de resolver um problema até atingir o sucesso.
O Efeito Super Mário na aprendizagem
Em sua palestra no TEDx, Mark Rober, engenheiro e inventor norte-americano, conta que chegou até esse conceito a partir de um jogo simples que era, até então, um desafio de programação.
Em uma versão do jogo – que envolvia organizar blocos de código para fazer um carro atravessar um labirinto seguindo os comandos de programação – se você não tivesse sucesso, não perdia nenhum ponto e era convidado a tentar novamente, já em outra, a cada fracasso cinco pontos eram retirados e a pessoa também era convidada a tentar novamente. Essa era a única diferença entre as duas versões, mas foi crucial para os resultados que o experimento coletou.
Dos 50 mil participantes, aqueles que foram penalizados em suas tentativas tiveram uma taxa de êxito de cerca de 52%, já os que não foram penalizados tiveram uma taxa de sucesso de 68%. Essa diferença estatística de 16% foi surpreendente e parecia difícil de acreditar, até olharem para outro dado coletado: as tentativas de resolver o problema até atingir o sucesso.
Comparando as duas versões, aqueles penalizados tentaram apenas cinco vezes, já quem não foi penalizado persistiu até a décima segunda tentativa para resolver o problema.
Ao refletir sobre esses resultados, Mark chegou a conclusão de que o segredo para aprender mais e ter mais sucesso era achar o jeito certo de pensar no processo de aprendizagem.
“E se pensarmos nesse processo de tal forma que não precisamos nos preocupar com o fracasso, quanto sucesso a mais teríamos? Quanto aprenderíamos a mais?”
Foi aí que ele se lembrou da sua experiência quando criança jogando Super Mario e de como ele e seus amigos ficaram obcecados, chegando na escola todos os dias e perguntando uns aos outros: Em que nível você está? Você zerou o jogo? Mas nunca falando sobre quando perdiam.

ㅤ
“Em jogos como esse ninguém cai em um buraco e pensa nossa eu sou um fracasso e nunca mais tenta. O que acontece é que na próxima vez em que for jogar, vai pensar preciso me lembrar que tem um buraco ali, então talvez tenha que ir mais rápido ou pular um pouco depois, o foco está em vencer o jogo, não em como pode parecer tolo ao ser atingido pelo casco de uma tartaruga”.
E assim surgiu o Efeito Super Mário na aprendizagem, um conceito que reflete a atitude de aprendermos com o fracasso, mas não focar nele.
“Ao mudar o seu foco para o seu objetivo final e tratar os desafios da sua vida como nos videogames – onde o fracasso não importa e você sempre está disposto a tentar novamente – você pode enganar seu cérebro e realmente aprender mais. Essa atitude de gamificação da vida, esse efeito Super Mario, leva a mais êxito e mais aprendizado”, afirma Mark Rober.
Agora que você já sabe como o Efeito Super Mario nos ensina a aprender com os erros sem se deixar abater por eles, aproveite para fazer como o personagem e olhe para os seus desafios como uma oportunidade para crescer e se aprimorar.
5 dicas para aplicar o Efeito Super Mário na aprendizagem

Confira algumas dicas para colocar o jeitinho Mário de ser em prática:
1. Encare os erros como parte do processo
Assim como Mario não desiste após cair em um buraco ou ser atingido por um inimigo, não podemos deixar que nossas falhas nos impeçam de continuar aprendendo. Encare cada erro como uma oportunidade de identificar pontos fracos e como fortalecê-los.
2. Mantenha o foco no objetivo final
O objetivo do Mario ao longo do jogo é claro: salvar a Princesa. Para que possa manter o foco e atingir o sucesso defina quais são as suas metas e objetivos, tendo sempre em mente o que pretende conquistar para superar obstáculos e se manter motivado durante o processo de aprendizagem.
3. Seja curioso como uma criança
As crianças experimentam coisas novas o tempo todo, sem nunca se preocupar com o fracasso. Quando uma criança está aprendendo a andar, por exemplo, ela não pensa em como pode parecer tola ao cair, apenas segue tentando. Mantenha a curiosidade para viver novas experiências e use isso a seu favor.
4. Celebre suas conquistas
Sempre que Mario supera um obstáculo, ele comemora. Lembre-se de fazer o mesmo e celebrar cada aprendizado durante a sua jornada. Ao reconhecer seu progresso você mantem a sua motivação e os esforços em dia.
5. Divirta-se enquanto aprende
Aprender pode ser muito divertido. Se você não está conseguindo absorver algum conteúdo tente alguma forma mais atrativa e interessante de abordar esse assunto seja por meio de jogos, atividades lúdicas, histórias em quadrinhos, entre outros.
Benefícios de aplicar o Efeito Super Mário na aprendizagem
Assim como Mario conta com os power-ups, que dão habilidades especiais ao seu personagem permitindo derrotar inimigos ou explorar níveis de maneira mais fácil durante o jogo, incorporar a mentalidade do Efeito Super Mario na aprendizagem ajuda a dar um upgrade em competências socioemocionais.
O principal benefício de aplicar o Efeito Super Mario na aprendizagem é a construção da mentalidade de crescimento, que permite enxergar nossos erros como uma oportunidade de aprendizado nos preparando para encarar desafios com mais confiança e disposição para aprender e crescer.
Trabalhando essa mentalidade de crescimento também desenvolvemos a resiliência e a persistência, o que nos torna mais preparados para lidar com obstáculos e dificuldades que podem surgir ao longo do caminho.
Tudo isso aumenta a nossa autoconfiança e mostra que somos capazes de aprender e evoluir, reafirmando as nossas próprias capacidades e nos motivando a melhorar e sair em busca de novos desafios.
Além disso, ao entender que o fracasso não é um ponto final e sim um ponto de partida, aprendemos de maneira mais eficiente e de forma mais prazerosa, cientes de que tentar de novo, não significa que falhamos, mas que estamos cada vez mais perto de atingir o sucesso.
Gostou desse tema? Então confira “Jogos de videogame como instrumento para aprender História” e aproveite para assinar nossa newsletter mensal e receber conteúdos exclusivos.