como dar feedback aos alunos
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Como dar feedbacks aos alunos? Confira 10 dicas

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 5min 50seg

6 de junho de 2025

Como dar feedbacks eficazes aos alunos? Esse processo vai muito além de avaliar o desempenho. Quando utilizado de forma adequada, transforma-se em uma ferramenta poderosa para incentivar, direcionar e promover o desenvolvimento acadêmico e pessoal. 

Neste artigo, abordaremos como aprimorar essa prática, destacando as abordagens mais assertivas e o papel fundamental da escuta ativa na construção de um ambiente educacional estimulante e transformador para todos. Acompanhe! 

A importância dos feedbacks para alunos e colegas de trabalho 

O feedback não é útil apenas no ambiente educacional, mas também no profissional. No mercado de trabalho, ele contribui para o crescimento individual e coletivo, melhora a comunicação e fortalece o relacionamento entre equipes. 

No contexto escolar, cumpre um papel ainda mais essencial: 

  • ao receber retornos sobre o seu desempenho, o aluno compreende o que deve ajustar e como pode evoluir o compromisso com o pacto educativo global
  • o reconhecimento de um esforço bem-feito gera engajamento e incentiva a continuidade do aprendizado; 
  • saber que o seu progresso está sendo observado e valorizado aumenta a autoestima do estudante; 
  • um feedback bem estruturado cria um ambiente de respeito e confiança, que potencializa o diálogo e a troca de experiências. 

10 dicas para dar feedbacks eficazes aos alunos 

Nem todo comentário é construtivo. Para que as suas observações realmente ajudem no crescimento do aluno, siga estas dicas para professores

1. Pratique a empatia ao dar feedback 

Coloque-se no lugar da pessoa antes de fazer qualquer sugestão. Cada um tem o seu próprio ritmo de aprendizado e desafios individuais. 

O tom de voz, a postura e as palavras escolhidas influenciam diretamente em como o feedback será recebido. 

Demonstrar compreensão e paciência ajuda o estudante a se sentir mais confortável para aceitar críticas e aprimorar o seu desempenho. 

2. Seja claro e específico 

Evite frases genéricas como “você precisa melhorar”. Em vez disso, forneça detalhes concretos: “seu argumento está bem elaborado, mas poderia incluir mais exemplos para reforçar a ideia”. Quanto mais objetivo e detalhado, mais úteis serão as estratégias de feedback. Além disso, a clareza evita interpretações erradas e direciona o aluno para ações práticas e melhorias reais. 

3. Escolha o momento certo para dar o retorno 

Dar feedback na hora errada pode gerar desmotivação. Prefira momentos em que o aluno esteja mais receptivo, como após uma atividade. Se a crítica for mais delicada, opte por uma conversa individual para evitar constrangimentos. Um bom timing pode fazer com que o jovem enxergue a sua orientação como um impulso para o crescimento. 

4. Use uma linguagem acolhedora e motivadora 

Evite termos negativos ou punitivos. Em vez de dizer “isso está errado”, prefira “que tal tentarmos uma abordagem diferente?”. Assim, o retorno fica mais produtivo e menos desmotivador. Uma abordagem positiva também incentiva a autoconfiança e ajuda o estudante a ver o aprendizado como um processo contínuo e estimulante. 

5. Valorize os acertos antes de apontar melhorias 

Reconheça o que o indivíduo fez bem antes de mencionar pontos a melhorar. Isso cria um ambiente de confiança na gestão escolar e faz com que ele receba as críticas de forma mais construtiva, sem se sentir desencorajado. Reforçar os pontos positivos demonstra que o esforço dele está sendo reconhecido, o que aumenta a motivação para continuar se desenvolvendo. 

6. Incentive a autorreflexão do aluno 

Estimule a turma a pensar sobre o seu próprio desempenho. Faça perguntas como “o que vocês acham desse resultado?” ou “como vocês poderiam melhorar esse argumento?”. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico, pois, quando o aluno identifica as suas próprias dificuldades e soluções, torna-se mais engajado e responsável pelo próprio aprendizado. 

7. Ofereça sugestões práticas e aplicáveis 

Para que o aluno consiga aplicar o feedback, forneça sugestões concretas. Diga, por exemplo, “se você organizar melhor as suas ideias antes de escrever, o texto ficará mais claro” ou “fazer resumos pode facilitar a assimilação do conteúdo”. Quanto mais específicas e viáveis forem as sugestões, maior a chance de o sujeito colocá-las em prática e evoluir de forma consistente. 

8. Mantenha a consistência e a frequência do feedback 

O feedback deve ser um processo contínuo, que não se restringe a provas ou trabalhos. Criar uma cultura de retorno frequente faz com que os jovens encarem isso como parte natural do aprendizado, sem medo ou resistência. De igual modo, a regularidade permite que o professor acompanhe de perto o progresso de cada estudante e identifique rapidamente possíveis dificuldades. 

9. Respeite o tempo de aprendizado de cada estudante 

Cada pessoa tem um ritmo diferente para assimilar informações e colocar mudanças em prática. Enquanto alguns aplicam o feedback rapidamente, outros precisam de mais tempo. Acompanhe o progresso individualmente e tenha paciência. Mostrar compreensão em relação ao tempo de aprendizado evita frustrações e promove um ambiente de ensino mais acolhedor. 

10. Demonstre interesse genuíno no progresso do aluno 

Por último, a turma percebe quando um educador se importa com o seu crescimento acadêmico. Celebrar conquistas, oferecer apoio e acompanhar a sua evolução cria um ambiente pedagógico mais motivador e produtivo. 

Um professor que incentiva e valoriza o esforço do aluno contribui não apenas para o desempenho acadêmico, mas também para a autoestima das crianças e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes. 

O valor de saber ouvir feedbacks dos alunos 

Assim como os educandos precisam de feedback para evoluir, os educadores precisam aprender muito ouvindo as suas turmas. O retorno dos alunos pode revelar falhas no método de ensino, dificuldades de compreensão e oportunidades de aprimoramento. Sabe por quê? 

  • Entender a forma como os estudantes percebem as aulas possibilita ajustes para torná-las mais dinâmicas e eficazes. 
  • Quando os alunos se sentem ouvidos, há um aumento na participação em aula e na confiança na relação com o professor. 
  • Cada turma e cada indivíduo possuem desafios diferentes. Com o feedback dos estudantes, o educador pode personalizar melhor a sua abordagem. 

Em resumo, dar feedbacks aos alunos é essencial para estimular o aprendizado, a motivação e o aprimoramento acadêmico. Ao adotar uma abordagem empática, clara e contínua, os educadores criam um ambiente favorável ao desenvolvimento constante. Além disso, ajustar as metodologias com base nas percepções dos alunos pode transformar positivamente a experiência educacional. 

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