Dicas Enem e Vestibular

Esportes olímpicos: história e modalidades!

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 5min 53seg

21 de novembro de 2023

Da Grécia Antiga a Paris 2024: conheça um pouco da história das Olimpíadas e prepare-se para esse megaevento esportivo.

As Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo! Se você gosta de acompanhar seus esportes olímpicos preferidos, já deve estar se preparando para a edição de 2024, não é? Ela acontecerá em Paris e reunirá atletas de mais de 200 países do mundo para a disputa pelas medalhas de ouro, prata e bronze.

Para entrar no clima, que tal conhecer a história desse megaevento? Neste texto, vamos contar um pouco sobre os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, além de explicar quais são as modalidades de esportes praticados atualmente e as novidades para 2024. Confira!

A origem dos jogos olímpicos

Você já deve ter ouvido falar que os jogos olímpicos surgiram na Grécia Antiga, não é? É isso mesmo: há registros de que as primeiras competições aconteceram na cidade grega de Olímpia, por volta de 776 a.C.

Eles eram realizados a cada quatro anos e atraíam atletas e espectadores de vários territórios do antigo mundo grego para uma variedade de competições. Devido às particularidades culturais da época, os esportes olímpicos eram destinados somente aos homens. E mais: apenas pan-helênicos, ou seja, os “bárbaros” (não gregos) não podiam competir.

As modalidades continham a corrida, que sobreviveu ao tempo, além de jogos que não existem mais, como a luta grego-romana, provas equestres, o arremesso de disco e de dardos e o salto em altura. Há indícios de que havia também concursos de poesia e música.

Além do prestígio, os vencedores recebiam apenas uma recompensa simbólica: eram coroados com uma guirlanda feita de ramos de oliveira. Porém, o principal objetivo da competição era honrar Zeus, a maior divindade da Antiguidade grega.

Os Jogos Olímpicos antigos floresceram por mais de 11 séculos, mas entraram em declínio devido a conflitos políticos e sociais na Grécia. A última edição da Antiguidade ocorreu em 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio I proibiu os jogos por razões religiosas.

O renascimento das Olimpíadas

A volta dos jogos olímpicos é creditada ao Barão Pierre de Coubertin, um educador e entusiasta do esporte francês. Ele liderou o movimento que resultou na realização das primeiras Olimpíadas da era moderna em 1896, ao lado de seu berço histórico: em Atenas, Grécia, que fica a cerca de 300 km da antiga Olímpia.

A cerimônia de abertura aconteceu no Estádio Panathenaic, e atletas de 13 nações competiram em 9 esportes. A competição foi crescendo em escala e diversidade ao longo dos anos e, atualmente, é um evento grandioso. Conhecê-lo é muito importante para enriquecer nosso repertório sociocultural!

Então, vale a pena saber que a cada 2 anos temos uma edição, intercalando Jogos de Verão e de Inverno, com cerimônias de abertura e encerramento que se tornaram espetáculos de classe mundial e atletas de quase todos os cantos do planeta.

Além disso, desde 1960, temos a realização das Paraolimpíadas como um evento oficial e paralelo às Olimpíadas. Elas acontecem sempre no mesmo ano e país sede da edição atual, com modalidades esportivas destinadas a pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência.

Outra grande diferença das Olimpíadas antigas é que não há a natureza religiosa, mas sim uma competição fundamentada em valores que se tornaram parte do espírito esportivo, como amizade, cooperação, respeito, autossuperação e excelência.

Os principais esportes olímpicos atualmente

Os jogos de hoje apresentam uma grande variedade de esportes em suas edições de Verão e Inverno. A cada Olimpíada, há algumas variações e a inclusão de novas modalidades olímpicas, como aconteceu com o skateboard na edição de Tóquio, em 2020. Veja só as principais modalidades!

Jogos de Verão:

  • atletismo (corridas, saltos, arremessos e provas combinadas);
  • natação;
  • ginástica artística, rítmica e de trampolim, com provas individuais e em equipe;
  • futebol;
  • basquetebol;
  • voleibol de quadra e de praia;
  • tênis simples e em duplas;
  • tênis de mesa;
  • ciclismo de estrada, pista, bicycle motocross (BMX) e mountain bike;
  • judô;
  • boxe;
  • esgrima;
  • levantamento de peso;
  • vela (regatas em diferentes categorias de barcos);
  • remo;
  • handebol;
  • hóquei;
  • pentatlo moderno (prova que combina esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida).

Jogos de Inverno:

  • esqui alpino (downhill, slalom e supergigante)
  • snowboard;
  • patinação artística;
  • hóquei no gelo;
  • esqui cross-country (corridas em terreno variado);
  • biatlo (combinação de esqui cross-country e tiro);
  • curling (lançamento de pedras de granito em uma pista de gelo);
  • patinação de velocidade;
  • salto de esqui;
  • bobsled (descida de trenós em pistas de gelo);
  • skeleton (descida em trenó de alta velocidade);
  • combinado nórdico (esqui cross-country e saltos de esqui).

As Olímpiadas modernas são uma competição fundamentada em valores que se tornaram parte do espírito esportivo, como amizade, cooperação, respeito, autossuperação e excelência.

As novidades das Olímpiadas de 2024

As Olimpíadas de 2024 são uma edição dos Jogos de Verão e acontecerão em Paris, França. O megaevento já tem data marcada: acompanharemos atletas do mundo todo disputando as tão desejadas medalhas de ouro, prata e bronze entre 26 de julho a 11 de agosto. Já as Paraolimpíadas começam no dia 28 de agosto.

Nessa edição, teremos 32 esportes, com um total de 48 modalidades. Além de manter o skateboard, a escalada e o surfe, recém-considerados esportes olímpicos que ficaram muito populares, os Jogos Olímpicos de Paris também terão atrações inovadoras, como o breaking dance e a nova modalidade de canoagem slalom.

Outra informação legal sobre as Olimpíadas de 2024 é que essa será a primeira edição do megaevento com paridade de gênero: as mulheres representarão 50% dos competidores. Além disso, a organização está alinhada aos acordos climáticos internacionais, firmando o compromisso de reduzir a emissão de poluentes e de resíduos.

E se você gosta de acompanhar as curiosidades olímpicas, vai adorar conhecer os Phryges, os mascotes oficiais de Paris 2024. Em vez dos tradicionais animais, a organização decidiu usar a figura de um barrete frígio, uma espécie de touca que representa a liberdade na República Francesa. Vale destacar que uma das mascotes tem uma deficiência visível na perna, reafirmando a mensagem de inclusão nas Olimpíadas.

Como você viu, a história dos esportes olímpicos é milenar. As Olimpíadas modernas unem pessoas do mundo inteiro para vibrar na mesma frequência assistindo ao emocionante desempenho dos atletas. Vale muito a pena acompanhar esse megaevento!

Gostou do post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a história das Olimpíadas!

Tags Relacionadas:
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Conteúdo para Aulas
Protagonismo estudantil: veja a importância e como aplicar!
Enem e Vestibular
Da prensa Gutenberg ao PNLD – A história do livro didático no Brasil
Da prensa Gutenberg ao PNLD – A história do livro didático no Brasil
Família
Ensino bilíngue: entenda como funciona e suas vantagens!
Ensino bilíngue: entenda como funciona e suas vantagens!
Enem e Vestibular
Área de humanas: conheça as profissões e como ingressar!
Área de humanas: conheça as profissões e como ingressar!

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: