Dicas Enem e Vestibular

Como ter foco nos estudos? Te mostramos 8 dicas práticas!

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 5min 21seg

12 de abril de 2024

Saber como ter foco nos estudos é passo-chave para uma preparação eficaz para qualquer exame. Descubra como aprimorar!

Em um contexto em que as telas são distração constante, saber como ter foco nos estudos é uma habilidade essencial para estudantes de todas as idades. Afinal, dividir a atenção entre leituras e redes sociais, por exemplo, não só leva a um gasto maior de energia, como pode dificultar a compreensão de conceitos importantes.

A boa notícia é que, com a adoção de certas práticas, é possível aprender a estudar de forma mais focada e otimizar o tempo no dia a dia. Algumas das dicas envolvem criar um cronograma, preparar o ambiente antes de estudar e fazer pausas. Confira mais detalhes!

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para quem quer saber como ter foco nos estudos é entender a importância do planejamento. Essa etapa envolve tudo o que vem antes do momento de estudar em si.

Nesse sentido, reserve um período, de preferência no início da semana, para listar todas as disciplinas que precisará estudar. Em seguida, defina os conteúdos dentro de cada uma delas para trabalhar ao longo daqueles dias. Dessa maneira, você não tem necessidade de parar a cada sessão de estudos para definir o que precisa ler a seguir.

2. Crie um cronograma

A próxima etapa para estudar de forma mais focada é criar um cronograma. Com as disciplinas e os conteúdos que precisa rever já estabelecidos, defina blocos de estudo ao longo da semana de acordo com o tempo que tem disponível.

Na hora de criar o cronograma, seja razoável. Considere, por exemplo, o tempo que usa para se deslocar, períodos de pausa e descanso. O ideal é que cada sessão de estudo não ultrapasse o período de uma hora.

‎ 3. Use o ciclo de estudos

Uma prática que pode ajudar a manter o foco é o ciclo de estudo. Em linhas gerais, em vez de ficar apenas refém da agenda e estudar por horas uma mesma disciplina, com o método é possível estudar várias delas em um mesmo dia.

Para isso, você cria blocos de estudos que englobam diversos conteúdos e estipula o período que se dedicará a cada um deles. Você só começa um novo ciclo de estudo quando passar por todas as disciplinas/conteúdos que compõem o anterior, independentemente da sua agenda na semana.

O ciclo de estudo permite aproveitar pequenas janelas durante o dia para estudar. Além disso, garante que você passe por conteúdos dos quais não gosta, além de aumentar a motivação. Afinal, quem não gosta de concluir um ciclo? É ideal para quem não quer procrastinar no estudo.

4. Prepare o ambiente

Outro passo indispensável para manter o foco nos estudos em dia e mudar hábitos é preparar o ambiente antes de cada sessão. Se precisar estudar para uma prova de Língua Portuguesa, por exemplo, é importante ter ao seu alcance o material da disciplina, caderno de rascunho, dicionário e o que mais precisar para mergulhar naquele conteúdo específico.

Interromper a sessão de estudos para definir o que precisará ler a seguir ou para procurar um estojo, por exemplo, pode afetar negativamente a concentração e a consequente absorção do conteúdo.

5. Deixe o celular de lado

O celular pode ser um aliado dos estudos. Afinal, há um mundo de informações disponível no aparelho. Além disso, diversos recursos podem ser usados para melhorar a concentração, como colocar uma música relaxante, ou se organizar, como uma agenda.

No entanto, quando o recurso é utilizado de forma equivocada, pode atrapalhar bastante seu desempenho nos estudos. As redes sociais, assim como os jogos de videogame, por exemplo, podem desconcentrar.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, 99% da população brasileira de 15 a 17 anos afirmou manter perfis em plataformas digitais.

O Instagram é a plataforma mais usada por usuários da internet de 15 a 17 anos, com 62% de jovens adeptos da rede social.

Nesse sentido, deixar o aparelho em modo avião ou no silencioso antes de cada sessão de estudos é uma prática que ajuda a evitar a tentação de pegar o celular a cada notificação que chegar.

6. Teste a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro também pode ser uma aposta para quem tem dificuldades para manter a concentração por longos períodos. Ela consiste em usar um timer de 25 minutos para a sessão de estudos.

Depois desse tempo, 5 minutos de descanso. Após 4 pomodoros de 25 minutos, o tempo de descanso sobe para 15 minutos. Então, se desejar, o ciclo pode recomeçar.

7. Faça pausas

A motivação está em baixa? É possível que seja só cansaço. Por isso, é importante prever períodos de pausa ao criar sua rotina de estudos semanal. Use o descanso para fazer algo de que gosta, como assistir a animes, ler histórias em quadrinhos ou até brincar com seu pet.

É importante fazer pausas mesmo em períodos de estudo intenso, como próximo ao Enem. Assim, você garante que seu corpo e sua mente se recuperem e que o foco nos estudos não seja comprometido.

8. Cuide da saúde física e mental

Outro ponto fundamental para garantir foco nos estudos é se certificar de que a saúde e a alimentação estão em dia. Praticar esportes é uma maneira de aliviar o estresse e melhorar a concentração.

Inserir alguns alimentos na rotina também pode ajudar a aumentar a motivação e a estudar com mais eficiência. Chocolate amargo, brócolis, mirtilo e ovo, por exemplo, são bons aliados da memória. Então, revisite periodicamente sua alimentação para um desempenho melhor.

Com essas dicas e práticas de como ter foco nos estudos, a ideia é que sua rotina fique mais leve e que estudar seja não só mais prazeroso, como mais produtivo. A palavra-chave é constância. Caso não consiga se concentrar mesmo com o uso de métodos diferentes, vale procurar ajuda médica para investigar possíveis problemas de saúde, combinado?

Este conteúdo sobre como ter foco nos estudos foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas dicas!

Tags Relacionadas:
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Conteúdo para Aulas
Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na Escola   
Como trabalhar a Semana do Meio Ambiente na Escola   
Conteúdo formativo
ESG na Educação: acessibilidade digital e inclusão na prática  
ESG na Educação: acessibilidade digital e inclusão na prática  
Dicas
Curso de Letras: para além da carreira de professor 
Curso de Letras: para além da carreira de professor 

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: