Conteúdo formativo Professor

O que saber para ser um gestor inovador na escola

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 11min 29seg

15 de junho de 2023

Inovação é ideal para gestores dentro da escola para que tenha sucesso. Confira como promover essa inovação!

O gestor inovador é um agente de transformação para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A sua atuação acontece ao implantar métodos de organização de demandas que, quando vistas em panorama, auxiliam na relação entre estudantes, familiares e professores.

Sabemos que a administração de uma escola é uma missão transformadora de mundos por meio da educação. Quem consegue acessar os principais segredos para se tornar um gestor inovador otimiza, de forma qualitativa, todo o panorama escolar. Isso inclui a permanência de estudantes na escola, o prestígio da instituição e o aumento dos lucros.

Se você quer entender e aplicar, de forma simples e fácil, as principais atitudes para ser chamado de gestor inovador na escola, prossiga nessa jornada de leitura.

Adiantamos que, ao final deste conteúdo, você saberá, em detalhes, como ser mais sociável, compreender o papel de líder, manter a coerência, saber trabalhar em equipe e ficar por dentro das tendências.

Além disso, descobrirá como otimizar processos, fazer pesquisas sobre o que está acontecendo em outras escolas e buscar referências para se atualizar. Ainda, conseguirá entender como fazer uma gestão democrática e selecionar o melhor das novas ideias sobre ensino, aprendizagem e administração escolar.

Boa leitura!

O que é um gestor inovador na escola?

Ele resolve cenários, orienta soluções e antecipa benefícios. O gestor inovador atua para reduzir a evasão escolar, os problemas de comunicação entre toda a cadeia da escola (faxineiros, estudantes, pais, fornecedores, professores e visitantes). Logo, é ele o agente responsável por fazer uma equipe coesa e preparada para os desafios naturais e imprevisíveis que uma escola demanda.

Tudo isso com um principal objetivo: prezar pela qualidade do ensino durante as aulas e no contraturno, logo, contribuindo para a promoção de inserir e honrar as qualidades que fazem parte da história da escola.

O resultado é a colheita de sucesso. Isso significa pais confiantes no investimento que fazem na educação de seus filhos, assim como estudantes mais calmos e com ferramentas úteis para progredir na jornada de ensino.

O gestor inovador sabe que o surgimento de problemas na administração escolar não acontecem de forma isolada, mas influenciam diversas áreas. Assim, entendem a necessidade de cuidar, qualitativamente, de todas as áreas.

Para isso, aplicam a lógica de sofisticar os processos de comunicação, pondo em contato as diferentes partes da escola, por meio de atividades, relatórios, tabelas e um diálogo em que a escuta seja atenta e empática.

Naturalmente, os cenários mudam. Por isso, é preciso precaver-se para conseguir continuar entregando os melhores resultados, mesmo que aconteçam surpresas. A solução criativa e assertiva guia as ações de um gestor inovador.

Por exemplo, em um momento de final de ano, em que os estudantes se preparam para entrar de férias e questões de matrícula são postergadas, o gestor inovador pode atuar na antecipação da fidelização.

Para isso, pode deixar claro os diferenciais da escola, fazendo ações que acionem boas emoções para que pais, mães, outros familiares e estudantes terminem o ano com impressões muito positivas sobre a escola.

“O gestor inovador sabe que o surgimento de problemas na administração escolar não acontecem de forma isolada, mas influenciam diversas áreas. Assim, entendem a necessidade de cuidar, qualitativamente, de todas as áreas.”

Seja sociável

Um gestor inovador sabe comunicar-se bem. Para isso, ele tem a habilidade de iniciar, manter e finalizar conversas com os mais diferentes tipos de personalidades: entender as necessidades do outro, criando laços de empatia, oferecendo informações que os façam se identificar com o conteúdo da conversa. 

Ser sociável é utilizar do bom humor, oferecer ajuda quando preciso e promover pequenos momentos agradáveis em conversas, trazendo indicações de autores que possam despertar o interesse.

Além disso, a qualidade também diz respeito a manter uma boa rede de contatos. Eles podem ser essenciais para a resolução de problemas, trazendo mais diversidade de recursos para os processos de gestão.

Compreenda o seu papel de líder

É válido lembrar que todo gestor inovador tem um papel central de líder. Afinal, são as suas atitudes que guiam o processo do trabalho em equipe. Logo, toda a parte administrativa, pedagógica e financeira relaciona-se com a sua expertise.

Assim, o eixo fundamental para exercer a função com maestria dá-se por meio de correta compreensão sobre o que é ser um líder. Esse importante cargo facilita a vida de todo o sistema. Visando a alcançar o respeito da equipe, motivando-a a tomar as medidas mais assertivas, com autonomia e responsabilidade, é necessário conquistar o respeito.

Para isso, é preciso descobrir as melhores formas de delegar funções, mantendo saudável o fluxo dos trabalhos e transmitindo segurança a toda a rede de pais e estudantes. Em outras palavras, o gestor inovador produz, continuamente, um bom ambiente escolar.

Além disso, um dos seus diferenciais é quando ele consegue tempo e recursos para desenvolver processos de melhoria para já exercer no presente, o que será o futuro da escola.

Mantenha a coerência

Quais são as necessidades de inovação, melhorias e continuidades da escola? Ter isso anotado, de modo claro e bem comunicado, é essencial para elaborar um processo de gestão inovador. Isso porque será dessa forma que haverá uma percepção mais consistente de todo o sistema (escola e sociedade) da visão e dos valores da instituição.

Os resultados de aprendizagem precisam dialogar com isso, em uma lógica de coerência importante, pois auxilia na elaboração de ações mais autônomas e afinadas com os objetivos gerais. Esse é um dos segredos para a formação de uma equipe de excelência.

Saiba trabalhar em equipe

Por falar em equipe de excelência, um gestor inovador sabe como extrair o melhor de cada pessoa, produzindo um verdadeiro instinto de colaboração. Para isso, é preciso seguir alguns pontos.

Função de cada integrante

O primeiro deles começa com o estabelecimento, nítido, da função que cada pessoa terá no processo de gestão. Sabemos que um dos principais erros, que resultam em atrasos e perdas, podendo, inclusive, demandar de um gasto de tempo e dinheiro a mais, é a falta de organização de funções. Isto é, atribuir determinadas responsabilidades de maneira não planejada, ou deixando de falar sobre o papel de cada um.

Confiança na equipe

Da mesma forma que é preciso deixar claro esse primeiro ponto, também se faz necessário desenvolver a confiança na equipe. Um gestor inovador entende que os colaboradores foram escolhidos por serem capazes de desempenhar com distinção, o seu papel. Logo, é preciso acreditar que as atitudes de cada pessoa ali são sinceras e leais.

Feedbacks construtivos

Também é interessante e esperado que um gestor inovador desenvolva a cultura de feedbacks construtivos. Dessa forma, há uma melhoria nos processos comunicativos. Afinal, ao estabelecer o hábito de deixar claro para a equipe pontos necessários de melhoria e atitudes que têm funcionado, torna-se mais fácil a elaboração de planos de gestão mais assertivos.

Individualidade e admiração

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade que também acontece no respeito à individualidade do outro, ou seja, entender que cada pessoa tem suas próprias referências e aquilo que você achou uma atitude faltante, para o outro, talvez não tenha sido.

Assim sendo, é preciso aprender a ter tato no momento de comunicar questões. Ao ter essa postura, você se torna um exemplo de admiração, outro ponto muito importante para o trabalho em equipe.

Gamificação

O trabalho em equipe pode ser mais prazeroso, divertido e até intuitivo quando são utilizadas ferramentas de gamificação. Elas estimulam o desenvolvimento do trabalho em equipe.

A técnica utiliza conceitos advindos do mundo dos games — recompensas, feedbacks, conquista de status e colaboração. O resultado disso é a criação de um ambiente em que há competição saudável, o que ajuda na resolução de problemas.

Fique por dentro das tendências

Você sabe quais são as principais novidades na área da educação, na cultura de crianças e adolescentes, ou no modo como os pais têm se relacionado com os seus filhos? Ao ficar por dentro das tendências, todos esses pontos são contemplados, viabilizando mais fluidez e naturalidade na execução de demandas do cotidiano. Confira uma lista de elementos para se manter atualizado:

>>Assinar newsletters sobre ensino, gestão e afins;

>>Consumir conteúdos de blogs;

>>Ter uma formação continuada;

>>Participar de eventos da área;

>>Buscar livros clássicos sobre o assunto.

Otimize os processos

Encontre formas de antecipar ações para fazer progredir com eficiência os processos de gestão. Para isso, realize o mapeamento de todas as atividades que você precisa fazer, utilize softwares que dinamizam tarefas e digitalize documentos para facilitar a troca de informações. Ainda, você pode integrar dados, separando pastas e sintetizando em tabelas.

Pesquise o que está sendo promovido pelas outras escolas

Tenha referências, observe o contexto de ensino em que a sua escola está inserida. Para isso, utilize o recurso de pesquisar o que está sendo promovido por outras escolas — em aulas, eventos, entre outros. Dessa forma, você pode acessar métodos que vão incrementar a sua expertise, promovendo mais sabedoria para todo o seu processo de gestão inovadora.

Esteja aberto a novas ideias

Novas ideias permitem inovação. A conquista dessa habilidade acontece por meio do compartilhamento de pontos de vista diferentes, com uma escuta atenta. Para isso, o gestor inovador sabe identificar a criatividade individual de cada componente de sua equipe, motivando essas pessoas a darem o melhor. Logo, os resultados são colhidos em um processo conjunto de fortalecimento.

É evidente que, no meio desse caminho, erros podem ocorrer. No entanto, a questão não é evitar que esses percalços surjam, mas sim aprender a estar preparado para lidar da melhor maneira com eles. Isso porque, ao fazer isso, você consegue garantir uma cultura de inovação sem correr tantos riscos.

De fato, ter contato com novas ideias pode ser essencial para manter a gestão de uma escola como exemplar para a sociedade. O reconhecimento disso pode resultar em pais mais satisfeitos, estudantes que constroem uma cultura de afeto com o ambiente, menos desperdício de tempo e orçamento.

Por exemplo, a execução de eventos originais — uma feira de literatura, por exemplo — ao longo do ano letivo pode resultar em trocas comunicativas importantes para levar autonomia e responsabilidade no ambiente escolar e familiar. Nada melhor do que manter os processos alinhados, diminuindo a necessidade de elaborar avisos ou solicitar reuniões para tentar reduzir erros recorrentes.

Aposte em uma gestão democrática

Por falar em eventos, faça uso de todos os benefícios da gestão democrática. Ainda não sabe o que é e como fazer? Explicamos de modo rápido e fácil. Acompanhe!

A gestão democrática permite a construção de um ambiente ideal para os estudantes. Isso significa mais interesse no processo de aprendizado, exercitando valores fundamentais para a utilização na sociedade.

Dessa forma, a gestão democrática é uma alternativa aos modos mais tradicionais de gerenciamento. Isso inclui todos os agentes da comunidade que formam uma escola para a tomada de decisões. O efeito disso é o acolhimento de pontos de vista de pais, estudantes e profissionais que integram a cultura do local.

Ao inserir esses hábitos, pode haver o sentimento de pertencimento ao lugar. A médio e longo prazos, os estudantes podem, naturalmente, sentir-se agentes transformadores do ambiente escolar. O que acontece, então, é o maior engajamento, gerando interesse na participação do dia a dia da instituição. Isso pode significar maior cuidado com a estrutura física da escola, no trato com os professores e demais agentes.

A gestão democrática aponta para a construção de um ambiente em que os pontos de vista são executados de forma horizontalizada. Dessa forma, há troca, construção de valores, resultando em crescimento intelectual para todos os envolvidos. Essas atitudes formam, de fato, um cidadão preparado para lidar com os desafios do mundo moderno.

Utilize os recursos tecnológicos

Atualmente, há um repertório tecnológico acessível e disponível, praticamente durante todas as 24 horas do dia. Aproveite essas facilidades para implementar os seus processos de gestão inovadora. Afinal, praticamente, toda dúvida que apareça durante o seu cotidiano de trabalho pode encontrar um caminho de solução durante uma pesquisa no ambiente digital.

Há muitos nichos que falam sobre assuntos que até então você não tinha acesso. Os mecanismos de pesquisa, cada vez mais refinados, viabilizam isso.

Agora você sabe, exatamente, os principais pontos para compor um universo que facilite um ambiente benéfico na escola e seu entorno. Ser um gestor inovador, antes de tudo, é aprender a escutar melhor o outro e, com isso, tomar as melhores soluções para ajudar nos processos de aprendizado.

Se este conteúdo trouxe soluções para você destacar a escola em que trabalha no seu bairro e na comunidade, aproveite para ficar sempre por dentro das novidades. Para isso, basta seguir as nossas redes sociais (Instagram, YouTube, LinkedIn e Facebook).

Tags Relacionadas:
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Notícias
Dia das Mães: 3 maneiras criativas de surpreendê-la e criar memórias inesquecíveis 
Família
Como ajudar meu filho a fazer amigos? Descubra aqui!
Como ajudar meu filho a fazer amigos? Descubra aqui!
Família
Doenças respiratórias em crianças: 6 principais e como evitar no inverno!
Doenças respiratórias em crianças: 6 principais e como evitar no inverno!
Professor
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: